amília da Bahia melhora qualidade de vida com projeto da Cresol Encostas da Serra Geral

Família da Bahia melhora qualidade de vida com projeto da Cresol Encostas da Serra Geral

Tempo de Leitura: 3 minutos

Guajeru é um município do interior da Bahia, distante aproximadamente 657 quilômetros da capital. Foi neste local, mais precisamente na propriedade de Marli e Custódio João Vieira, na fazenda Carcará, que a Cresol Encostas da Serra Geral, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guajeru, realizou o projeto de implementação da propriedade modelo familiar.

O projeto iniciou em 2018, através do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), com o intuito de potencializar a organização de propriedades da agricultura familiar, para que se tornassem economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis. Além disso, o projeto visava implementar tecnologia de convivência com o semiárido, formação continuada dos agricultores envolvidos por meio de acompanhamento técnico, difundir a agroecologia como princípio fundamental para a convivência, contribuir com a geração de renda, promover a segurança alimentar das famílias atendidas e das pessoas que consumirem os produtos por elas produzidos. 

Por enquanto o projeto atendeu a família de Custódio e Marli, que participou do processo seletivo da Cooperativa. A propriedade demandava da aquisição de uma cozinha básica para o trabalho de abatimento de frango caipira, um pequeno depósito para armazenamento de rações para aves e chocadeira de ovos. Também precisava de materiais para implementação da criação de galinha, materiais de irrigação para implementação da horticultura e materiais para construção de um viveiro de mudas de árvores nativas e frutíferas. A contrapartida da família foi a  mão de obra de construção e implementação das benfeitorias.

Para seu Custódio o projeto veio na hora certa, pois eles não estavam conseguindo produzir os alimentos. “Não tínhamos muitas condições de começar a produzir e a Cresol trouxe esse benefício pra gente e foi muito gratificante”, comenta. Já dona Marli ressalta que toda a produção é orgânica e comemora o aumento na produção de ovos.

O diretor Salvador Prates Teixeira, que atende a região de Guajeru, destacou as melhorias das condições de produção, qualidade do produto e a melhoria nas vendas também. “São várias atividades que eles estão desenvolvendo com a parceria da Cresol o que pra nós é um motivo de muita alegria, de muito orgulho”, ressalta.

O funcionário do Posto de Atendimento de Caculé, Fernando Carlos Lima Rodrigues, enfatiza que o projeto proporcionou implementos para que a família pudesse desenvolver melhor o que já vinha produzindo. “Através do Fates a família recebeu implemento nas hortaliças, na criação de galinha caipira, mudas nativas e frutíferas, na produção orgânica. A Cresol apostou nessa família que se tornou modelo na região. Na convivência com eles percebemos como houve melhoria na renda e na qualidade de vida da família”, salienta. Ele também menciona as novas oportunidades que Custódio e Marli tiveram e hoje conseguem vender seus produtos na feira e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além desses investimentos através do Fates, a família ainda acessou o Bem Morar, o Pronaf e uma linha de capital de giro. Vários investimentos foram realizados na propriedade.

Projeto Propriedade Modelo

A ideia da Cresol é que as famílias atendidas pelo projeto se tornem modelos para outras, a partir da infraestruturação, formação continuada e acompanhamento técnico, mostrando na prática a viabilidade da região semiárida e da agricultura familiar a partir da diversificação da propriedade e da utilização de tecnologias e técnicas adequadas a região. Dessa forma, outras famílias poderão se sentir estimuladas a aproveitarem as potencialidades locais e a construírem alternativas de renda a partir da sua realidade.

Leia mais