Como um empréstimo pode ajudar sua empresa a se destacar?

Tempo de Leitura: 4 minutos

O sucesso de uma empresa é composto por uma série de variáveis essenciais, mas, existem aquelas que são ainda mais relevantes para manter o negócio nos rumos certos. Os recursos financeiros, sem dúvida, ocupam essa posição de destaque, já que toda empresa depende de capital para produzir e crescer.

Levantar recursos nem sempre é simples, especialmente quando se trata de pequenas e médias empresas, em que o orçamento costuma ser mais apertado e o faturamento é reduzido. Mas, sempre existe uma saída para quem deseja ver o seu negócio crescer, e quando o assunto envolve o lado financeiro, linhas de crédito podem ser uma alternativa interessante para o empresário.

Por exemplo, o empréstimo para a empresa pode levantar o capital necessário para suportar os custos em determinado período ou ajudar em investimentos que trarão retornos para o empreendimento.

No post de hoje, mostraremos a você como um empréstimo pode auxiliar a sua empresa no alcance de metas e a se destacar frente a concorrência. Acompanhe!

Quais as modalidades de empréstimo mais comuns?

O mercado de crédito empresarial é bastante vasto, apresentando diferentes alternativas para o empresário a depender da sua necessidade. Os empréstimos, por exemplo, possuem modalidades distintas e com características próprias que vale a pena conhecer. Confira a seguir algumas dessas modalidades:

Factoring

Apesar da nomenclatura estrangeira incomum, esse tipo de empréstimo é bem simples de se entender. Mas, para facilitar ainda mais a compreensão, imagine a seguinte situação: a sua empresa recebe um grande pedido de um cliente, mas não tem capital suficiente para arcar com os custos da produção. Como o pagamento só ocorrerá no futuro, é preciso levantar recursos para iniciar os trabalhos — é aí que entra o factoring!

Nessa modalidade, a instituição financeira entra com o capital necessário em troca de uma parte dos direitos de crédito relativos à venda da produção. Assim, quando receber desse cliente, uma parte do lucro é destinado à essa corporação.

Empréstimos convencionais

Essa é a modalidade mais comum e conhecida no mercado empresarial. Nela, o empresário vai até a instituição financeira de sua preferência e solicita a quantia desejada.

A concretização desse tipo de negociação fica condicionada a uma rigorosa e burocrática análise de crédito. Além disso, pode haver a necessidade de oferecimento de alguma garantia para saldar a dívida, como bens móveis ou imóveis.

Vale destacar que, nos empréstimos convencionais, as taxas de juros normalmente são bastante elevadas, o que torna essa uma modalidade não muito indicada.

Crowdfunding

Essa é uma modalidade mais recente de empréstimo, cuja utilização tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente em razão da facilidade que apresenta.

O crowdfunding funciona da seguinte forma: o empresário se cadastra em uma plataforma específica para esse fim e informa a quantia desejada, bem como a destinação desse dinheiro. Do outro lado, investidores avaliam as vantagens e investem seu dinheiro em troca de algum tipo de retorno financeiro da empresa que solicita.

Crédito cooperativo

Essa é, sem dúvida, uma das modalidades mais vantajosas para o empresário. Devido ao regime jurídico das cooperativas e dos incentivos governamentais oferecidos a esse tipo de associação, as taxas de juros são significativamente mais baixas e a facilidade de acesso ao crédito é muito maior.

Como investir bem a quantia levantada com um empréstimo?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de empréstimos, está na hora de entender melhor quais os pontos da sua empresa podem ser beneficiados com a contratação de um. Então, confira adiante como você pode investir os valores adquiridos:

Capital de giro

O capital de giro é uma das principais preocupações do empresário, pois, sem ele fica inviável manter o funcionamento da empresa a curto e médio prazo e arcar com as dívidas. Isso acontece porque mesmo que as vendas não sejam suficientes para compor o caixa da empresa, existem custos que não podem esperar, como salário de funcionários, energia, aluguel etc. Desse modo, é essencial possuir um capital de giro para cobrir tais despesas.

Além disso, existe também a situação das vendas a prazo, em que o comerciante não recebe imediatamente o valor, mas, ainda assim, precisa repor o estoque e pagar as contas citadas enquanto os valores não sejam recebidos.

Neste contexto, o empréstimo pode ser uma solução eficaz para dispor do capital de giro necessário para garantir o funcionamento da empresa por mais tempo e evitar atrasos com contas, fornecedores, etc.

Dica: Contratação de funcionários: 5 dicas para você não errar!

Marketing e divulgação

O marketing é, hoje, um dos pilares para o crescimento de uma empresa. Tanto é verdade que muitos negócios já dedicam uma parte do orçamento exclusivamente para as ações desse setor.

Sabendo disso, você também pode utilizar o empréstimo para melhorar a divulgação da sua empresa. Afinal, com recursos fica mais fácil contratar agências especializadas em marketing e, assim, potencializar o retorno das ações.

Modernização da empresa

Outro ponto bastante importante e que pode ser o foco de investimentos com o dinheiro de um empréstimo é a modernização da empresa. Nesse caso, as vantagens são nítidas, pois o negócio pode melhorar significativamente a qualidade dos produtos oferecidos, aumentar a sua eficiência operacional, por exemplo, com a compra de novas máquinas e computadores.

Assim, ainda que o empréstimo apresente alguns custos, como o pagamento de juros, quando o valor é investido na melhoria e modernização da empresa, certamente os benefícios compensam.

Expansão dos negócios

Se você tem projetos de expansão do seu negócio, mas sofre com a limitação de capital, a solução pode ser recorrer a contratação de um empréstimo. Com os recursos levantados você pode, por exemplo, pensar em abrir uma filial do seu estabelecimento ou mesmo ampliar a matriz para melhor atender seus clientes.

Não bastasse, os valores também podem ser investidos na compra de estoque e negociação com novos fornecedores.

Por fim, como vimos, um empréstimo para a empresa pode ser o melhor caminho para uma série de otimizações e vantagens, especialmente para o micro e pequeno empresário. Então, avalie bem as necessidades do seu negócio e vá em busca da solução mais adequada e financeiramente vantajosa.

Gostou do post? Quer desenvolver o seu negócio de forma sustentável e não tem o apoio financeiro necessário? Temos a solução financeira perfeita para materializar os projetos da sua empresa. Entre em contato conosco e deixe-nos ajudar.

Leia mais