Cooperativismo

Melhores empresas para trabalhar: entenda a importância do GPTW

Melhores empresas para trabalhar: entenda a importância do GPTW
Tempo de Leitura: 4 minutos

A Cresol tem o compromisso de construir um futuro melhor para as pessoas. Por isso é  que nos orgulhamos da conquista dos selos Great Place to Work (GPTW) nas categorias Agronegócio, Instituições Financeiras, além do reconhecimento como uma das melhores empresas para trabalhar no Paraná e em Santa Catarina. Essas certificações recebidas por dois anos consecutivos comprovam como nossos colaboradores se sentem felizes de fazer parte do Sistema. 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o GPTW. Fique conosco para entender como sua empresa pode se beneficiar desse programa.

O que é o Great Place to Work (GPTW)

Great Place to Work significa, literalmente, “lugar ótimo para trabalhar”. Esse é o nome de uma consultoria global que apoia as organizações a obterem os melhores resultados possíveis. Para tanto, o grupo ajuda a desenvolver uma cultura que priorize valores como confiança, espírito empreendedor e superação.

O GPTW também publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar. É possível concorrer em diversos âmbitos, do regional ao global, passando por setores específicos. Têm, ainda, as certificações temáticas, como Melhores Empresas para Mulheres ou outros rankings de diversidade.

O grande objetivo é mostrar ao mundo que a instituição certificada valoriza e respeita seus colaboradores. Afinal, a opinião dos próprios funcionários tem papel decisivo no processo de avaliação.

Como entrar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar?

Apenas empresas certificadas pelo GPTW podem concorrer aos rankings. Portanto, o primeiro passo é acessar o site para ver como funciona a jornada de certificação.

A consultoria oferece diferentes planos de assinatura, conforme o porte da empresa. Ao contratar esses serviços, a ideia é entender as práticas já existentes em sua organização e, depois disso, adotar planos de ação para uma evolução progressiva.

Após certificada com o selo GPTW, a empresa tem até 30 dias para fornecer detalhes sobre seu perfil e suas práticas culturais. Então, começa o processo de avaliação do lugar.

A metodologia leva em conta a opinião dos funcionários. A pesquisa Trust Index serve para medir o clima organizacional, verificando, a partir da ótica dos colaboradores, se há qualidade no ambiente de trabalho.

Os comentários desse pessoal contribuem para perceber o que faz da empresa um local excelente para se trabalhar. Ainda, apontam caminhos sobre o que poderia melhorar.

Junto a isso, há a etapa conhecida como Culture Audit, na qual a certificada informa suas práticas de acordo com os critérios GPTW. São nove áreas observadas.

O resultado dos rankings de Melhores Empresas para Trabalhar sai anualmente. O selo GPTW é válido até o período seguinte.

Dica: 6 maneiras de ajudar o comércio local

Quais são as vantagens da certificação GPTW?

Já são pelo menos 1,5 mil empresas certificadas pelo GPTW em 2021. Isso significa 2.028.849 trabalhadores impactados. Mais que marketing positivo para as organizações, os números revelam um esforço genuíno em aprimorar as práticas internas de cada lugar. Veja as vantagens dessa postura:

Entender a opinião dos colaboradores

As pesquisas de clima são essenciais para compreender como os colaboradores enxergam a empresa. Talvez você ache que está tudo bem, quando na verdade as equipes vêm passando por dificuldades que nem chegam aos ouvidos da diretoria. Resumindo, sempre há espaço para melhorar os processos internos.

Benchmarking com o mercado

O benchmarking consiste em observar as práticas de diferentes organizações. O objetivo é perceber como vai o desempenho de uma empresa no mercado, em comparação a outros representantes do mesmo segmento. Não se trata de imitar o que dá certo, mas, sim, de se inspirar nos outros para corrigir falhas e otimizar cada vez mais o próprio trabalho.

Ter dados para a tomada de decisão

A partir dos resultados da pesquisa de clima, o GPTW identifica oportunidades de melhoria para a empresa. Essas respostas são estratégicas, pois servem de base para novas ações, dessa vez mais certeiras.

Melhorar resultados financeiros

A consultoria Great Place to Work afirma que empresas certificadas têm ações três vezes mais rentáveis que o Ibovespa. Elas faturam até 11 vezes mais que a média de seu setor de atuação, além de contar com colaboradores que geram 61% mais riqueza per capita para as organizações.

Dica: Cooperativismo de crédito: 5 impactos positivos para a sociedade

Atrair talentos

Empresas GPTW registram menos índice de turnover, a rotatividade dos colaboradores. Já que são reconhecidas como ótimos lugares para trabalhar, acabam atraindo e mantendo os melhores talentos da área. E uma equipe qualificada é superimportante para quem quer atingir bons resultados, né?

Conteúdo exclusivo

A certificação permite acesso a estudos exclusivos. Eles servem de apoio à jornada das corporações, trazendo ainda mais insights para qualificar os processos.

Dica: Descubra os benefícios de fazer parte de uma cooperativa de crédito

Credibilidade da marca

As marcas certificadas ganham espaço de destaque no site do GPTW. Elas ainda podem aplicar o selo pelos 12 meses seguintes em peças publicitárias e mídias sociais. Isso fortalece a imagem da empresa frente ao público, uma vez que a certificação internacional é sinônimo de confiança e credibilidade.

Cresol: uma empresa parceira dos colaboradores

Nos últimos anos, as ações de inclusão e educação da cooperativa foram intensificadas. E os cuidados com saúde e segurança dos colaboradores também. Não é à toa que o reconhecimento veio.

Em 2020, a Cresol chegou ao final do ano comemorando quatro grandes conquistas do Great Place To Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar.

O primeiro prêmio foi recebido no mês de julho, com o reconhecimento nacional como uma das melhores empresas do agronegócio. Já no mês de outubro, a cooperativa recebeu o prêmio por ser uma das melhores instituições financeiras e encerrou o ano celebrando mais duas conquistas. Desta vez, como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná e em Santa Catarina.

Em 2021, participando pela segunda vez do ranking nesse segmento, a Cresol ficou em 3º lugar na categoria ‘Empresas de Grande Porte no ramo Agronegócio’ (com mais de mil funcionários).

A confiança dos colaboradores da Cresol nos posicionou entre as melhores instituições financeiras para trabalhar. Como somos um sistema cooperativo que valoriza a excelência, estar num ranking GPTW nos enche de orgulho. E, claro, nos motiva a irmos mais longe, reforçando nosso compromisso com o bem-estar das pessoas.

Quer trabalhar conosco? Acesse esta página para cadastrar seu currículo ou conferir as vagas abertas.

Categorias: Cooperativismo , Gestão , Gestão de Pessoas