Dicas

Como economizar nas festividades de final de ano

Como economizar nas festividades de final de ano
Tempo de Leitura: 3 minutos

Um simples planejamento pode fazer uma grande diferença no orçamento

O final de ano chegou, e com ele as festas e os presentes para aqueles que amamos. Em uma das épocas mais festivas do ano, a ceia de natal farta já se tornou característica da data. É tradição comer bem, mas em tempos de crise, é necessário colocar na balança se é necessário exagerar nas guloseimas.

Neste ano, em especial, por conta da pandemia não será possível a realização de festas. Então, reunir-se com os parentes e amigos já não será uma possibilidade. De acordo com informações do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getúlio Vargas, a ceia de natal de 2020 será 19% mais cara em comparação ao ano de 2019. 

Com a crise e o aumento dos preços da ceia de natal, serão necessários alguns cuidados para você não criar dificuldades na sua vida financeira. 

Gastar menos com as compras de final de ano

É necessário se preparar antecipadamente (se possível) comprando os presentes e não deixando tudo para última hora. Conforme já mencionado anteriormente aqui no blog, uma alternativa para economizar seria antecipar as compras de natal na Black Friday, importante evento de descontos que acontece em novembro e movimenta a economia mundial. 

Mas, se você não pôde antecipar suas compras, vamos listar novas alternativas para que você possa economizar e as compras de final de ano não pesem no bolso. 

Planejamento básico

Antes de participar do amigo secreto, gastar demais com as festas de final de ano, é necessário colocar na ponta do lápis o quanto você tem e o quanto poderá gastar. É importante avaliar quais são as suas prioridades. Então, aqui vão algumas sugestões do que pode ser feito para manter o foco e economizar:

  • Faça uma relação das pessoas que você quer presentear; 
  • Determine o quanto você quer gastar;
  • Determine o valor dos presentes, se será um valor igual para todos;
  • Faça uma pesquisa de mercado, compare o preço da internet com as lojas físicas;
  • Colabore coletivamente: veja com sua família como cada um pode contribuir para equilibrar as despesas da ceia de natal.

Lista de compras

Uma alternativa para economizar, é fazer uma lista com os itens que você precisa comprar. Para acompanhar, vá calculando cada um que adicionar no seu carrinho. Dessa forma não haverá surpresas na hora de pagar a conta. 

Outra dica simples, mas com grande relevância, é: não vá ao supermercado de barriga vazia. Acredite, estar com fome em um mercado não é uma boa ideia, pois a tendência é que seja gasto mais do que o necessário.  

Tenha cautela com as compras por impulso

Foi comprar os presentes de natal e apareceu um item maravilhoso na promoção que não está na sua lista de compras? Você não precisa dele, se precisasse ele estaria na sua lista, não é mesmo? Então fuja das famosas compras por oportunidade ou impulso.

Não deixe pra última hora

Brasileiros costumam ter o hábito de deixar tudo pra última hora. No Brasil não há a cultura de baixar os valores com a proximidade de datas festivas. Então, além de não encontrar promoções, você possivelmente não será o único e encontrará os estabelecimentos comerciais cheios de pessoas que também deixaram as compras para última hora (o que deve ser evitado a todo custo por conta da pandemia). 

Procure lembrar dessas dicas na hora de fazer suas compras. Ao fazer pequenas economias em diferentes produtos, você vai conseguir aproveitar o natal e o ano novo sem comprometer o orçamento.

Mas, se mesmo com essas dicas você não conseguir dar a volta nas contas e está sem suporte financeiro para pagar, saiba que as cooperativas possuem linhas de crédito facilitadas que podem te ajudar a quitar as dívidas e sair do sufoco. 

Ou se quer aproveitar que um novo ano está começando para realizar investimentos, nós temos soluções financeiras pensadas especialmente para você. Procure seu gerente e conheça nossas opções de crédito para realizar seus sonhos. 

Categorias: Dicas