Cinco etapas que você precisa conhecer para investir na Bolsa de Valores

Cinco etapas que você precisa conhecer para investir na Bolsa de Valores

Tempo de Leitura: 2 minutos

O pregão da Bolsa de Valores oficial do Brasil (B3) é o período destinado à oferta de lances e fechamento de negócios de compra e venda de ações. Esse momento é dividido em cinco etapas com diferentes papéis e horários. Confira mais sobre essas etapas!

* Cancelamento de ofertas

Na B3, a movimentação das ações começa às 9h30 com o cancelamento de ofertas. Esse período é destinado a anulação dos papéis de compra e venda que sobraram do pregão do dia anterior. Essa etapa termina às 9h45.

* Pré-abertura do mercado

Após o cancelamento de ofertas, começa a pré-abertura do mercado. Neste momento, o sistema da B3 registra as ordens de compra e venda dos investidores. Nenhuma dessas ordens é finalizada até a abertura oficial do mercado, mas elas definem o preço inicial das ações. Essa etapa vai das 9h45 às 10h.

* Negociação

Às 10h, inicia o período oficial de negociação na B3 para os investidores. Durante essa etapa, as ações são compradas e vendidas, os preços flutuam e os indicadores alternam entre verde e vermelho. Esse momento termina às 16h55, quando as negociações são encerradas para grande parte dos mercados.

* Call de fechamento

Nesta etapa, ocorre um leilão que determina os preços de fechamento dos ativos que compõem o índice Ibovespa. A call de fechamento termina por volta das 17h15, dependendo do mercado negociado.

* After market

O after market, é a última etapa da B3. Nesse momento, os investidores que não conseguiram comprar ou vender seus ativos durante o período de negociação têm mais uma chance para isso. As ações negociadas nesse período devem fazer parte do índice Ibovespa e/ou do índice Brasil e ter sido transacionadas durante o período normal de negociação. O pregão é oficialmente encerrado às 18h.

O pregão da B3 acontece de segunda à sexta-feira das 9h30 às 18h. É importante lembrar que cada Bolsa no mundo tem seu próprio horário e formato de funcionamento.

Leia mais