Por um mundo melhor

Por um mundo melhor

Tempo de Leitura: 2 minutos

Histórias de quem coopera por um planeta sustentável

O agricultor tem a árdua missão de garantir a segurança alimentar no mundo, mas o desafio está cada vez mais difícil com o aumento da demanda, as constantes mudanças climáticas, a degradação do solo, a falta de água para irrigação, os altos custos de produção e o baixo retorno financeiro. Para superar esses obstáculos, inovação e tecnologia tornaram-se os principais aliados do trabalhador/trabalhadora rural. 

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a Cresol convidou associados que desempenham pequenas mudanças sustentáveis no dia a dia para gerar um mundo melhor para as próximas gerações, para falarem um pouco sobre essas atitudes.

Alimento e energia: cuidando do meio ambiente para as futuras gerações

Até meados da década de 90, dona Ermeli de Souza Nunes e seu Zalmir Nunes, associados da Cresol Jaguaruna, trabalhavam com lavouras de fumo, mas eles sonhavam em deixar o uso de agrotóxicos para trás. Foi assim, que o casal resolveu investir na atividade leiteira. Com o leite produzido na propriedade, o casal começou a produzir e entregar queijos, nata, puína e manteiga.

Na propriedade o rebanho é controlado somente com homeopatia, um método terapêutico capaz de tratar e prevenir várias doenças que acometem os animais. A técnica é uma potencial alternativa aos antimicrobianos atuais, visto que as vacas em lactação são comumente acometidas por problemas sanitários que impõe o uso de antibióticos. A homeopatia assegura a qualidade dos produtos lácteos e contribui para a segurança alimentar.

Com o tempo, eles pararam de produzir produtos que não serviam como alimento. Atualmente, eles levam alimentos saudáveis para mesa de vários moradores de Jaguaruna-SC e municípios vizinhos. “Hoje, trabalhamos naquilo que gostamos de fazer”, destaca dona Ermeli.

Pensando em aproveitar os recursos naturais, dona Ermeli e seu Zalmir resolveram investir em energia solar fotovoltaica. Com auxílio da Cresol, que oferece taxas e condições que cabem no orçamento, o casal instalou as placas, para geração de energia, no telhado da residência. A energia gerada pelo sistema abastece a casa e as atividades da propriedade. “Economizamos muito na conta de luz e só tenho a agradecer”, salienta.

Para a dona Ermeli, é indispensável incentivar o cuidado do meio ambiente e com as pessoas, para isso, ela tem seu próprio plano. “Meu sonho é começar, o mais rápido possível, a minha agrofloresta, para assim, incentivar os outros a fazerem o melhor pelo meio ambiente e pelas futuras gerações”, ressalta. Para o casal, os desafios surgem diariamente, mas eles não se abalam e nem desistem. “Na vida, os desafios vão aparecendo e nós vamos tentando resolver. Sempre que precisamos, temos a certeza de que a Cresol está ali para nos orienta”, finaliza.

Para fazer a diferença, você pode começar a apagar a luz quando sai de um espaço. E aí, vamos juntos cooperar por um mundo mais limpo e sustentável?

Leia mais