Ainda há tempo para organizar minhas finanças?

Ainda há tempo para organizar minhas finanças?

Tempo de Leitura: < 1 minuto

São tantos gastos nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que você se perde nos pagamentos. A boa notícia é que ainda dá tempo para se planejar, organizar as finanças, quitar as dívidas e começar o ano com menos preocupações. Confira as dicas que a Cresol preparou para ajudar você a ter um fim de ano que cabe no seu orçamento!

5 dicas para organizar suas finanças

1. Liste seus ganhos

Comece seu planejamento financeiro de fim de ano anotando todos os valores que entram na sua conta. Salário, décimo terceiro, bônus, participação nos lucros, renda de serviços extras e todas as outras receitas. Dessa forma, você sabe quanto dinheiro tem e define a melhor estratégia de uso.

2. Organize suas contas atrasadas

Não adianta nada ter dinheiro na conta e o nome sujo na praça. Por isso, é indispensável mapear as despesas atrasadas, calcular os juros cobrados e verificar o tempo de atraso da dívida. Com isso, você define a ordem de pagamento e prioridade das contas.

3. Guarde dinheiro para os gastos do começo do ano

O ano acaba, mas os boletos não. IPTU, IPVA, seguro, licenciamento do carro, material escolar, matrículas e por aí vai a lista de despesas. Para não começar o ano no vermelho, guarde parte do seu 13º salário e outras bonificações que você recebe, para quitar essas dívidas.

Lembre-se que o mais importante é manter a calma e se organizar para que no próximo ano, isso não aconteça. 

Continue acompanhando nossos conteúdos no blog. Aqui você encontra informação sobre educação financeira e cooperativismo. Acesse também o site da Cresol para conhecer todas as soluções financeiras. Até mais!

Leia mais