Três dicas para começar sua horta
Uma horta caseira é excelente alternativa para quem gosta de ter vegetais, legumes e temperos frescos, sempre à mão. Começá-la ou aprimorá-la, não é difícil, nem exige muita mão de obra. Para ajudar, preparamos três dicas que vão te motivar a começar uma horta caseira com pitadas generosas de sabor e saúde.
1. Planeje e prepare o espaço
Para começar sua horta é fundamental planejar a área que será utilizada. Pouco espaço não é um empecilho, viu?! A sua horta pode ser construída em qualquer tamanho, seja em um quintal, sobre um móvel antigo ou até mesmo num canto da varanda do apartamento.
Certifique-se de que não há pragas ou detritos no ambiente e verifique a quantidade de luz solar e vento no espaço. Caso opte por utilizar vasos, atente-se a profundidade, o recipiente precisa estar de acordo com o tamanho das hortaliças que serão plantadas.
2. Prepare o solo
Para garantir um bom plantio, é preciso ficar atento às condições do solo. Ele não deve ser compactado e nem ter muito cascalho. Você precisa de uma área de terra limpa e com o auxílio de uma enxada, deve diminuir a compactação e permitir o nivelamento dos canteiros. O ideal é que a terra esteja soltinha para facilitar o trabalho e garantir a nutrição das plantas. O mesmo vale para a terra que será adicionada aos vasos.
3. Escolha as verduras, legumes e hortaliças que irá cultivar
A escolha das culturas que farão parte da sua horta depende de fatores como: a área disponível, o clima da sua localidade, as estações do ano e o tempo que você tem disponível para realizar os cuidados.
Salsa, hortelã, manjericão, abóbora, batata-doce, quiabo e pimentas, são algumas espécies de fácil cultivo e que produzem bem em praticamente qualquer clima e região do país.
* Dica
Para plantar legumes como cenoura, pimentão e abóbora, a recomendação é utilizar três sementes. Para hortaliças que colhemos em maço, como salsa, cebolinha e coentro, a recomendação é utilizar cerca de oito sementes.