Comportamento

Superstições de Ano Novo ao redor do mundo

Superstições de Ano Novo ao redor do mundo
Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

A noite do réveillon rende celebrações no mundo inteiro. Cada cultura tem seus rituais e superstições de Ano Novo, que prometem trazer boas energias para o ciclo que se inicia. Vamos saber um pouco mais sobre elas?

Superstições de Ano Novo comuns no Brasil

A intenção por trás das tradições brasileiras é atrair sorte e prosperidade. Para tanto, vale vestir uma peça de roupa especial, caprichar no cardápio da janta e até guardar sementinhas na carteira.

Veja algumas ideias!

Sete ondas

Quem celebra a virada na beira do mar costuma pular sete ondas à meia-noite. Acredita-se que isso ajude a passar por cima das dificuldades. A cada salto, a pessoa deve mentalizar um pedido.

Lentilha

A lentilha é um alimento que cresce quando cozido. Por isso, dizem que ela traz fartura. É por esse motivo que o grão faz parte da ceia em tantas casas do país.

Aves? Nem pensar

Ainda falando em comida, o prato principal deve ser porco ou peixe. Esses animais andam para a frente, simbolizando avanço na vida. Já o frango ou o peru têm que ser evitados, pois as aves ciscam para trás, o que indica atraso.

Roupa íntima colorida

Uma das superstições de Ano-Novo mais populares está relacionada à cor da calcinha ou da cueca. Cada uma representa algo que a pessoa pretende alcançar. Amarelo é prosperidade. Laranja, sucesso. Verde, renovação. E assim por diante.

Sementes da fortuna

Na hora da virada, tem quem apele para a uva-branca. O segredo é comer 12 gomos e guardar as sementes na carteira para ter dinheiro nos 12 meses do ano. (Uma variante dessa simpatia usa três sementes de romã.)

Dica: 5 passos para você conquistar o sucesso financeiro

Simpatias de Ano Novo ao redor do mundo

Se os costumes que vimos até aqui já são nossos velhos conhecidos, agora você vai se surpreender. Existem crenças bem diferentes em outros países

Que tal experimentar uma delas no próximo réveillon? Acompanhe:

Mala vazia

Em países latinos como Peru, Colômbia e Venezuela, uma das superstições de Ano Novo serve para garantir muitas viagens. À meia-noite, as pessoas saem de casa carregando uma mala vazia e dão a volta no quarteirão, como se estivessem embarcando para a próxima aventura.

Porta dos fundos

Já os britânicos querem mais é se livrar do passado. Assim que o relógio dá as 12 badaladas, eles abrem a porta dos fundos da casa, permitindo que o ano velho vá embora e não volte mais.

Sem faxina

Muitos brasileiros gostam de limpar a residência para receber o ano que chega. Porém, nos Estados Unidos, a tradição é um pouco diferente. Lá as famílias não lavam a louça nem retiram o lixo no dia 1º de janeiro. É para evitar perdas no ciclo que está apenas começando.

Mergulho do Urso Polar

E o que fazer quando não tem mar para pular as sete ondinhas? No Canadá, a população recorre à água congelante dos rios, mesmo. Para cada mergulho, uma promessa. Haja saúde…

Fogos e gritaria

Existe a crença de que barulho afasta os maus espíritos. Sendo assim, além de soltar fogos de artifício, alguns povos gostam de gritar ou buzinar nos carros.

Talvez não seja muito confortável para a vizinhança, especialmente se houver crianças pequenas ou animais por perto.

Como atrair prosperidade no novo ano: 3 dicas

Você já conhecia estas superstições de Ano Novo? Apresentamos opções bem curiosas na nossa lista, não é mesmo?

Agora, com todo o respeito à cultura alheia, no fim das contas não há comprovação de que esses rituais funcionem. Portanto, se você realmente quer atrair prosperidade e fartura daqui em diante, a saída está na educação financeira. Confira nossas sugestões:

1. Tenha uma planilha de gastos

O objetivo desse mecanismo de controle é anotar todas as despesas do mês, desde o cafezinho no intervalo do trabalho até a prestação do carro novo. Isso ajuda a visualizar quanto você está gastando e, mais importante ainda, como são os seus gastos.

2. Mude seus hábitos de consumo

É provável que o registro das despesas aponte oportunidades de melhoria. Por exemplo, você percebe que está pagando muito caro pela água, então adota ações para economizar (tomar banhos mais curtos, lavar a roupa apenas uma vez por semana, etc).

Junto a isso, é importante cortar os supérfluos e não abusar do cartão de crédito.

Dica: 7 maneiras de usar o cartão de crédito com inteligência

3. Monte uma reserva financeira

Determine um valor para guardar todo mês na poupança ou em outro fundo de renda fixa. Faça de conta que é uma despesa obrigatória, como o aluguel.

Ao adquirir esse hábito de juntar dinheiro, aos poucos você vai montando uma reserva de emergência. No futuro, será possível recorrer a ela para bancar gastos inesperados sem cair em dívidas.

Dica: Entenda como fazer sua reserva de emergência

Aqui no blog da Cresol, tem muito mais conteúdos ensinando como equilibrar o orçamento doméstico. Venha conosco construir o futuro.

Juntos, podemos alcançar a prosperidade neste e nos próximos anos que virão.

Categorias: Comportamento