Você sabe o que significam as siglas SPC e Serasa?
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Ao iniciar uma vida financeira, umas das questões que mais assustam as pessoas é a possibilidade de ter o “nome sujo“. Afinal, quando isso acontece, acaba criando restrições financeiras de compra.
No ano de 2022, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC), em um universo de 100 famílias, 78 estariam com endividamento.
Assim, SPC e Serasa acabam fazendo parte do dia a dia de muitos brasileiros. Por isso, torna-se essencial entender o que são esses órgãos, como eles funcionam e, principalmente, o que você pode fazer para regularizar sua situação financeira e viver com tranquilidade!
Índice
O que é SPC?
SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito, um banco de dados vinculado à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Esse sistema reúne informações sobre compras realizadas nas empresas cadastradas. São mais de 1,2 milhão de associados, entre comércio, indústria e instituições financeiras.
A base de dados registra situações de inadimplência. Em outras palavras, ela mostra quando um consumidor efetuou uma compra e não pagou o que devia. Trata-se do famigerado nome sujo, ou nome negativado.
Vale lembrar que não existe prazo mínimo para a empresa credora incluir uma pessoa no SPC. Ou seja: se você atrasar o pagamento em apenas um dia, já pode cair no cadastro de devedores.
Como consultar o nome no SPC?
Geralmente, o SPC Brasil envia uma notificação de registro de débito. Pode ser um e-mail, uma mensagem SMS ou mesmo uma carta física explicando que há uma conta vencida ou outra dívida em atraso.
Se você não recebeu esse recado, pode conferir seu registro no Portal do Consumidor. É só acessar o link e seguir as instruções.
Bem, mas digamos que seu nome esteja realmente negativado. E agora, o que fazer? Nesse caso, é importante procurar o credor e saldar a dívida, mesmo que seja em prestações. Depois que você pagar a primeira parcela, a empresa terá até cinco dias úteis para remover seu CPF do órgão de proteção ao crédito.
Quais os principais serviços oferecidos pelo SPC?
As soluções e serviços oferecidos pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são divididas conforme o público: pessoas físicas e pessoas jurídicas. Continue a leitura e conheça mais sobre elas!
Soluções do SPC para pessoas físicas
Para pessoas físicas, o SPC oferece a Consulta de CPF. Nessa opção, a pessoa pode consultar seu CPF junto ao órgão para saber se existe alguma restrição de crédito. Isso pode ser feito presencialmente, no serviço do SPC da sua cidade, e também via aplicativo SPC Consumidor, que você pode baixar gratuitamente no seu celular.
Por meio do aplicativo, você também pode consultar seu Score SPC, que é a sua pontuação de qualificação junto ao mercado de crédito. Ele é mensurado com base no seu comportamento de consumo e de pagamento.
Via SPC, você também tem acesso ao serviço do Cadastro Positivo. Esta solução também considera os dados e informações de cada pessoa sobre seus pagamentos. Aqueles que têm um bom histórico podem acessar o Cadastro Positivo e ter mais facilidade na hora de buscar por crédito.
O SPC Avisa é o serviço de monitoramento de CPF oferecido pelo SPC Brasil. A proposta dessa solução é avisar sobre movimentações realizadas no CPF, no sentido de evitar fraudes. A comunicação é feita via SMS ou e-mail.
Soluções do SPC para pessoas jurídicas
Quando o assunto são empresas, o SPC oferece muitas soluções que auxiliam na comercialização e, é claro, na proteção da saúde financeira do seu negócio.
A Análise de Crédito é um dos carros-chefes do SPC para empresas. A ideia é que você tenha acesso a informações sobre seus clientes, evitando inadimplências. Caso seja necessário, o SPC também oferece serviço de Cobrança e Recuperação, agilizando o recebimento.
Certificado Digital também é oferecido via SPC, que oferece mais segurança às transações oferecidas. E quando o assunto é segurança, a empresa também pode contar com serviço de Prevenção à Fraude.
Esses são apenas alguns exemplos de soluções oferecidas pelo SPC: vale a pena conferir as opções disponíveis e como elas podem ajudar o dia a dia da sua empresa!
O que é Serasa?
A Serasa é uma empresa privada que reúne dados enviados por lojas e bancos. Ela registra desde dívidas vencidas que não foram pagas até protestos de títulos e cheques sem fundos.
Com essas informações, é possível definir o perfil de crédito de milhões de brasileiros. Dito de outra forma, o cadastro na Serasa aponta se um cidadão é bom pagador e pode honrar com os compromissos financeiros que assumir.
Portanto, embora SPC e Serasa cumpram funções semelhantes na sociedade, é importante ressaltar que estamos falando de birôs de crédito diferentes. Às vezes, uma pessoa pode estar cadastrada em um órgão, mas não no outro.
Como saber se você está no Serasa?
Você pode consultar seu CPF no site da Serasa para saber se está com o nome sujo. O cadastro mostra todos os dados referentes à dívida, como data de negativação, valor pendente e nome da empresa credora.
Para sair da inadimplência, você pode recorrer ao Serasa Limpa Nome, a maior plataforma de negociação de débitos do Brasil. Basicamente, a instituição atua como intermediadora entre o devedor e seus credores, propondo melhores condições de pagamento.
Desse modo, quem tem contas atrasadas pode garantir um prazo mais flexível para saldar a dívida, além de conseguir descontos que chegam a 90%.
Por que é importante manter o nome limpo?
A maior dificuldade de quem está com o nome sujo é conseguir aprovação do crédito. Com isso, fica praticamente impossível fazer compras no cartão ou obter um empréstimo no banco.
As instituições financeiras ainda podem cancelar o limite no cheque especial da pessoa inadimplente. Resumindo: se faltar dinheiro para cobrir as despesas do mês, não haverá nenhum recurso de emergência ao qual recorrer.
É por esse motivo que todo mundo deve passar longe de SPC e Serasa.
Como forma de ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas para você manter um histórico de crédito sempre positivo. Acompanhe:
- Antes de tudo, pague quaisquer dívidas que estejam em atraso;
- Se for preciso, negocie o parcelamento junto aos credores para você conseguir pagar prestações mais baixas, compatíveis com seu orçamento do mês;
- Faça compras à vista para evitar novas dívidas;
- Tente economizar dinheiro e monte uma reserva de emergência para se precaver;
- Havendo necessidade de parcelar uma compra, tenha certeza de que a prestação cabe no seu bolso. Especialistas em educação financeira indicam que as dívidas nunca devem ultrapassar 30% da renda de alguém.
Leia maisO que fazer para “limpar o nome”?
Se você está buscando limpar seu nome em relação a problemas de crédito ou pendências financeiras, existem algumas etapas que você pode seguir:
Verifique sua situação e entre em contato com as empresas credoras: tenha uma visão clara de todas as suas dívidas e pendências e entre em contato com os credores das dívidas listadas em seu relatório de crédito. Discuta suas opções de pagamento e negocie acordos para resolver as dívidas pendentes.
Cumpra os acordos: ao chegar a um acordo com os credores, certifique-se de cumprir os termos acordados. Faça os pagamentos conforme combinado e mantenha um registro de todas as transações.
Crie um histórico positivo: se você teve problemas de crédito no passado, é importante começar a construir um histórico positivo. Certifique-se de pagar suas contas em dia, evite adquirir novas dívidas desnecessárias e use o crédito de forma responsável.
Tenha paciência: limpar seu nome leva tempo e esforço. À medida que você cumprir seus acordos e mantiver um histórico positivo, sua pontuação de crédito começará a melhorar gradualmente.
Se quiser agilizar esse processo, você pode contar com o Serasa Limpa Nome, que tem como objetivo ajudar os consumidores a regularizar suas dívidas e limpar seus nomes no mercado. O processo do Serasa Limpa Nome geralmente ocorre da seguinte forma:
Acesso ao serviço: o consumidor pode acessar o Serasa Limpa Nome por meio do site oficial da Serasa Experian ou pelo aplicativo Serasa Consumidor, disponível para dispositivos móveis.
Consulta de dívidas: é possível fazer uma consulta gratuita para verificar se possui dívidas registradas no Serasa. Vale ressaltar que nem todas as empresas e instituições financeiras compartilham informações com o Serasa, portanto, pode haver dívidas não listadas no serviço.
Acordos e negociações: o consumidor terá acesso a uma lista de empresas e instituições com as quais possui débitos. O serviço apresentará propostas de negociação e condições especiais de pagamento para cada dívida.
Escolha da opção de pagamento: você pode analisar as propostas e escolher a melhor opção de pagamento de acordo com suas condições financeiras. As alternativas podem incluir descontos, parcelamento e outras facilidades oferecidas pelas empresas credoras.
Geração de boletos e pagamentos: com a escolha da opção de pagamento, o Serasa Limpa Nome gera os boletos para quitação das dívidas. O consumidor pode imprimir os boletos ou realizar o pagamento online, dependendo das opções disponíveis.
Atualização do status da dívida: após o pagamento, a empresa ou instituição credora será notificada e atualizará o status da dívida para “quitada” junto ao Serasa. Aqui, vale ressaltar que a empresa tem um tempo para tirar o nome da lista do órgão de proteção ao crédito.
É importante ressaltar que o Serasa Limpa Nome é uma plataforma de negociação e regularização de dívidas, mas não é responsável por aprovar ou recusar propostas de negociação. A decisão final cabe à empresa ou instituição credora. Além disso, nem todas as empresas participam do serviço, portanto, algumas dívidas podem não estar disponíveis para negociação através do Serasa Limpa Nome.
Recomenda-se ler atentamente as condições de pagamento e negociar com responsabilidade, levando em consideração sua capacidade financeira.
Quais os principais serviços oferecidos pelo Serasa?
Voltadas para empresas, as soluções do Serasa são segmentadas em pré-pagas e pós-pagas e tem como objetivo acessar dados de clientes e fornecedores antes de negociações a prazo. Os planos consideram o cenário e as necessidades da sua empresa, ajustando-se conforme preciso.
Entre os serviços, destacam-se: Renda estimada; Dívidas em bancos, empresas e no SPC; Cheques; Protestos; Roubo de documentos; Falências e ações judiciais; bem como informações cadastrais.
Essas soluções, como falamos anteriormente, dividem-se em 4 categorias, sendo:
Consulta completa: voltada para negociações de alto risco e, portanto, inclui todas as soluções oferecidas;
Consulta intermediária: indicada para transações de nível moderado, com acesso a grande parte das soluções;
Identificados de dívidas: essa opção é indicada antes mesmo da negociação para ter uma visão geral das dívidas, mas sem saber mais detalhes;
Confirmação cadastral: este é o serviço mais simples, usado para confirmações de informações cadastrais.
Conte com as soluções financeiras da Cresol
Nós, da Cresol, acreditamos que ter o controle das finanças pessoais é o caminho para viver com tranquilidade e prosperidade. Por isso, elaboramos diversos artigos sobre despesas domésticas, investimentos e empreendedorismo.
Aqui, você encontrou um resumo de informações importantes sobre SPC e Serasa e como eles impactam na sua saúde financeira. Continue ligado em nossos conteúdos do blog e nas redes sociais!
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