Por um mundo melhor

Por um mundo melhor

Tempo de Leitura: 3 minutos

Histórias de quem coopera por um planeta sustentável

O sistema agroflorestal tem ganhado cada vez mais espaço no meio rural. O método torna possível a produção de grãos, frutos e fibras sem prejudicar a natureza. Basicamente, o agricultor mistura espécies agrícolas, gramíneas, frutíferas e florestais no mesmo espaço, e assim, utiliza de forma racional os recursos naturais renováveis e minimiza os impactos da agricultura no meio ambiente.

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a Cresol convidou associados que desempenham pequenas mudanças sustentáveis no dia a dia para gerar um mundo melhor para as próximas gerações, para falarem um pouco sobre essas atitudes.

Sistemas agroflorestais: uma forma de produzir alimento e preservar o meio ambiente

Josué Vicente Gregio, associado da Cresol Planalto Serra, é agricultor, doutorando em geografia, especialista em agricultura familiar e sustentabilidade. A principal inspiração para seguir no campo, veio da família, que também atua na agricultura, mas foi na universidade que ele entendeu seu caminho. “Sou fruto da agricultura familiar, mas minha experiência teve mais direcionamento durante o curso de graduação em geografia, pela UFFS de Erechim-RS, e o estudo da relação sociedade-natureza. Isto me proporcionou a abertura e procura de experiências com interações mais próximas entre o ser humano e a natureza”, salienta. 

Ao ingressar no mestrado em geografia, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ele teve a oportunidade de conhecer mais sobre os sistemas agroflorestais e em sua pesquisa descobriu o trabalho do pesquisador suíço Ernst Götsch. “A experiência que mais chamou a minha atenção foi a do suíço Ernst Götsch, que reside na Bahia, ele desenvolveu um sistema agroflorestal com base na sucessão natural das espécies e aplicação em sua área. Conheci sua propriedade e ali vivenciei em duas oportunidades, os processos de implantação e manejo nos sistemas agroflorestais desenvolvidos por ele”, relembra. A partir dessa vivência, ele iniciou sua pesquisa para implantação de sistemas agroflorestais na sua propriedade.

Inspirado por Ernst Götsch, Josué começou seu próprio sistema agroflorestal.
Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal 

Foi assim, que surgiu o Sítio Dossel em Sananduva-RS, um espaço onde alimentos orgânicos são produzidos sem prejudicar a natureza e a preservação ambiental é prioridade. A propriedade é fonte de renda e de vidas, mas não foi fácil chegar até aqui. “Houveram muitos desafios para entender os processos que envolvem o desenvolvimento deste sistema, o principal foi compreender formas de implantar o sistema em um clima mais frio, como o da região Sul do Brasil”, destaca.

A motivação de Josué para seguir trabalhando com uma agricultura orgânica e sustentável, é a esperança por um mundo melhor. “Tenho esperança de melhorar a forma com que tratamos os meios naturais. Quero difundir uma agricultura sem agrotóxicos, adubação química, com função ecológica e social”, enfatiza. 

Para Josué, a maior dificuldade é trabalhar ao mesmo tempo com a produção e comercialização dos alimentos. “Ambas as atividades envolvem um bom tempo de trabalho”, ressalta. Ele finaliza destacando a importância de valorizar o meio ambiente. “Valorize a natureza que te cerca, entenda o verdadeiro valor e os ensinamentos que o mundo natural tem para nosso bem-estar e convívio social. Consuma alimentos com origem justa e sem agrotóxicos, para que isso seja cada vez mais incentivado no campo brasileiro”, finaliza.

Que tal começar a frequentar a feira da sua cidade, ajudar os agricultores locais e consumir alimentos orgânicos de qualidade? E aí, vamos juntos cooperar por um mundo mais limpo e sustentável?

Leia mais