Sete dicas para começar um delivery para o seu negócio
Os hábitos de consumo mudaram com a quarentena, as pessoas estão mais recolhidas, em casa, e isso tornou necessário que os estabelecimentos se reinventem e repensem o seu modelo de negócios. O delivery passou a ser a opção mais buscada pelos consumidores em função das medidas restritivas e do medo de sair de casa.
Muitos lugares impulsionaram suas vendas com a implantação do delivery, que oferece um fluxo de renda lucrativo para qualquer modelo de negócios sem demandar de reforma, muito dinheiro ou tempo. De março a abril deste ano, o número de usuários nas plataformas de delivery deu um salto de 155%. Os pedidos também apresentaram um crescimento enorme, atingindo um aumento de 975%.
Mas para aqueles que ainda tem dúvidas sobre como investir nesse setor, a Cresol tem sete dicas que vão te inspirar.
Índice
1. Avalie e planeje
É importante avaliar a região que o seu delivery irá atender, conhecer o público, analisar a concorrência, verificar se você tem capacidade e estrutura para atender a demanda, valores que vai precisar investir e estratégias para alavancar as suas vendas. Coloque tudo no papel e comece a calcular e planejar. Não esqueça de manter as contas e o lucro na ponta do lápis e estabelecer metas de curto e longo prazo para atingir seus objetivos.
2. Divulgue o seu serviço
Por mais que seu estabelecimento seja conhecido, é essencial que o público fique sabendo do seu novo serviço. Invista em anúncios nas redes sociais, eles são uma ferramenta barata e excelente para atingir o público-alvo do seu negócio, além disso, as ações são mensuráveis, assim, você pode investir apenas nas que efetivamente dão resultado. Outras ferramentas poderosas de divulgação são as emissoras de rádio e panfletos, meios baratos e extremamente eficazes para atingir aqueles consumidores que ainda estão offline.
3. Diferencie-se da concorrência
Uma das missões mais importantes é dar ao público motivos para usar o seu serviço ao invés de ir aos concorrentes. Para isso, você precisa analisar as necessidades dos seus clientes e investir para melhorar essa experiência. Uma dica são os brindes e descontos para os clientes, não precisa ser nada luxuoso, mas demonstre que no seu negócio, o cliente é importante e é lembrado.
4. Invista na fidelização dos clientes
Manter um cliente antigo custa de cinco a sete vezes menos que conquistar um novo. Fidelizar não é uma escolha, é uma questão de garantir a sobrevivência do seu negócio. Para conquistar o público, você precisa ter um atendimento de qualidade e contar com um programa de fidelização. Você pode oferecer um brinde ou desconto para pedidos acima de um valor específico ou uma refeição grátis a cada dez consumidas, por exemplo. São ações simples, mas com um efeito poderoso.
5. Considere o feedback dos clientes
Não basta agradecer feedbacks positivos e ignorar os ruins, você precisa levar todos eles em consideração. Às vezes, o seu cliente nota um ponto fraco do serviço que você não tinha notado. Além disso, é essencial sanar casos de insatisfação dos seus clientes para evitar que eles fiquem com uma imagem negativa do seu estabelecimento.
6. Mantenha um atendimento personalizado
O atendimento personalizado é um fator que dá uma enorme vantagem a qualquer negócio. Pense como consumidor, não é incrível quando a pessoa que te atende chama você pelo seu nome, conhece suas preferências e indica novos itens baseados nelas? Mantenha um cadastro atualizado dos seus clientes e não esqueça de ficar de olho no pós-venda. O público vai notar a diferença e o resultado virá sob a forma de mais clientes fiéis e, consequentemente, mais lucro.
7. Não esqueça dos aplicativos
Se você quiser conquistar e manter uma quantidade boa de clientes, você precisa estar nos aplicativos de delivery. Em poucos toques, seu cliente não apenas faz o pedido, como, também, paga por ele. Geralmente, os desenvolvedores desses aplicativos cobram uma pequena comissão sobre o valor de cada venda, mas para se destacar no segmento você não pode ter medo de investir.
Bônus
Os empreendedores da área rural têm inúmeras vantagens na hora de implantar o sistema de delivery. Vale lembrar que a concorrência é menor e os clientes são fiéis aos estabelecimentos que já conhecem. Para começar um delivery, você pode estabelecer dias da semana para realizar as entregas e buscar parceria com outros empreendedores da região para expandir a variedade de mercadorias. Com a tele-entrega, você movimenta o mercado e auxilia no desenvolvimento da sua cidade.