Educação Financeira

Semana ENEF 2020: Resiliência financeira é segredo para atravessar a crise

Semana ENEF 2020: Resiliência financeira é segredo para atravessar a crise
Tempo de Leitura: 3 minutos

O ano de 2020 abalou as estruturas de muitas famílias. Com o impacto econômico da pandemia de Covid-19, teve empresa fechando e gente perdendo o emprego. Por isso, a próxima Semana ENEF traz o tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”. A ideia é discutir caminhos de superação. Fique conosco para saber os detalhes!

O que é a Semana Nacional de Educação Financeira

Realizada desde 2014, a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) é um evento do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). A iniciativa tem o objetivo de disseminar esse tema em todo o país, num movimento que também visa ao fortalecimento da cidadania. Para tanto, são conduzidas diversas ações gratuitas.

Dica: Educação financeira pessoal: 8 passos para começar a sua

Somente no ano passado, ocorreram mais de 14 mil atividades, alcançando um público superior a 70 milhões de pessoas. Embora a possibilidade de encontros presenciais esteja restrita, devido aos protocolos de segurança sanitária, as reuniões on-line permitem que a edição 2020 da Semana ENEF repita o sucesso.

Participam do FBEF entidades como o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários e o Ministério da Educação. Além desses organizadores, outras instituições também podem inscrever ações na programação oficial, consolidando ainda mais a busca por uma educação financeira e previdenciária de qualidade em todo o território brasileiro.

Por que educação financeira?

Educação financeira significa ter uma relação saudável com o dinheiro. A pessoa aprende a economizar e a planejar as despesas, de forma que as decisões de consumo se tornem mais acertadas. Assim, ainda é possível juntar uma grana para investir em novos projetos, como diversificar o patrimônio, montar o próprio negócio ou bancar os estudos dos filhos.

Acontece que muitas pessoas não sabem equilibrar as finanças. Elas se envolvem demais com os gastos imediatos e se esquecem de poupar. Dessa forma, perdem a perspectiva das necessidades de longo prazo. Ou seja: fica mais difícil realizar sonhos que envolvam acúmulo de capital.

Dica: Tudo o que você precisa saber para economizar dinheiro e construir seu patrimônio

A Semana ENEF 2020 está aí para mudar o cenário. A ideia é fazer o cidadão entender os fatores que influenciam suas escolhas financeiras. Como consequência, o indivíduo conquista melhores condições para enfrentar emergências e momentos difíceis da vida – justamente o que vem acontecendo agora, em função da pandemia.

Programação da Semana ENEF 2020

A sétima edição da Semana Nacional de Educação Financeira acontece de 23 a 29 de novembro de 2020. Como já dito, o tema do evento será a resiliência financeira, isto é, a capacidade de atravessar a crise.

Neste ano tão atípico, atividades econômicas foram paralisadas e vários trabalhadores tiveram de se reinventar. Um resultado da conjuntura foram as flutuações de renda: o orçamento de diversas famílias minguou, exigindo soluções criativas para manter as contas em dia.

Dica: Educação Financeira: como investir com pouco dinheiro

É de olho nessas estratégias que a programação da Semana ENEF 2020 se forma. Estão previstas ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, promovidas por entidades públicas e privadas. A lista inclui oficinas, palestras e muita conversa com especialistas.

A agenda completa fica disponível no site oficial do evento. Para facilitar a busca, você pode filtrar as atividades por formato, tipo (presencial, on-line ou misto), estado e organizador, entre outros critérios. Quem tiver interesse em apoiar a causa também pode cadastrar a própria iniciativa na programação.

Relação da Cresol com a ENEF 2020

Fornecer soluções financeiras com excelência faz parte da missão da Cresol. Somos um sistema de cooperativas de crédito interessado no desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade.

Leia mais: O que é a Cresol: entenda como funciona o sistema de cooperativa de crédito

A educação financeira é parte desse processo. Quando um indivíduo faz escolhas acertadas, consegue crescer com muito mais facilidade. E isso gera impactos positivos para todos ao redor, já que mais renda incentiva ao consumo, ativa a economia e, logo, cria novos empregos.

Dica: O que significa Cresol? Saiba mais sobre a nossa história

Pensando nisso, agora a Cresol tem um portal exclusivo da Educação Financeira, um canal que fomenta o desenvolvimento de uma relação responsável e sustentável com o dinheiro. Assim, damos mais um passo importante rumo a uma sociedade mais próspera e justa. E então, vamos participar? Acesse o site da Educação Financeira para ficar por dentro da programação, lá também trazemos dicas de educação financeira para você aprender a gastar bem e a poupar mais. Até a próxima!

Categorias: Educação Financeira