Regra dos 72: o que é e como pode ajudar sua saúde financeira?

Regra dos 72: o que é e como pode ajudar sua saúde financeira?

Tempo de Leitura: < 1 minuto

De forma simples, a regra dos 72 é um cálculo para saber em quanto tempo o valor que você investiu vai dobrar com rendimentos, a partir de uma taxa de juros. O cálculo é bem simples. Basta dividir o número 72 pela taxa de juros da aplicação. O resultado será o número de anos necessários para dobrar o montante investido. 

Por exemplo, se você investir R$ 10 mil em um ativo cujo rendimento prefixado é de 8% ao ano, serão necessários nove anos para dobrar o esse valor. Esse é o resultado de 72% dividido pela taxa (8%). É importante ressaltar que o resultado só é preciso quando a taxa de juros é prefixada e não sofre mudanças. É difícil, portanto, aplicar a regra dos 72 em ativos de renda variável, cuja taxa de rendimento altera-se frequentemente.

Outra finalidade do cálculo é descobrir em quanto tempo sua dívida dobrará sem nenhum pagamento. Por exemplo, uma dívida com taxa de juros anual de 18% dobrará em quatro anos. Esse é o resultado da divisão de 72 pela taxa de juros da sua dívida.

Essa regra permite que você planeje suas finanças e analise os efeitos dos juros compostos sobre os seus investimentos. Com a estimativa de tempo necessária para duplicar o seu capital, é possível planejar melhor os seus investimentos.

Leia mais