Quatro curiosidades sobre a Previdência Social que você precisa conhecer!

Quatro curiosidades sobre a Previdência Social que você precisa conhecer!

Tempo de Leitura: 2 minutos

Quem não sonha em ter um descanso remunerado depois de anos de trabalho? Para muitas pessoas, a aposentadoria é uma troca no ritmo corrido do dia a dia, por momentos de tranquilidade. Para chegar a essa etapa da vida, é preciso alguns anos de trabalho e contribuição junto à Previdência Social.

A Previdência Social é um tipo de seguro pago pelo trabalhador ao longo de sua vida laboral. A participação ocorre por meio de contribuições mensais descontadas do salário, o famoso “desconto do INSS”. O valor arrecadado durante esse período, é utilizado quando o trabalhador é impedido de realizar suas atividades por invalidez ou idade avançada.

A Cresol reuniu quatro curiosidades sobre a Previdência Social que vão te ajudar a compreender melhor esse assunto. Confira!

1. O primeiro sistema previdenciário surgiu à mais de 100 anos

 Mais de 60 anos antes da criação da Lei da Previdência, foi elaborada, para empregados de ferrovias, a Caixa de Aposentadoria e Pensões (CAP). As CAPs garantiam ajuda médica, aposentadoria, pensões para dependentes e auxílio funerário. O sistema foi regulamentado por meio do Decreto 4.682/1923, a Lei Elói Chaves.

2. A Lei da Previdência foi sancionada em 1991

Em 02 de maio de 1991, foi encaminhado à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) que tratava da Previdência Social. A proposta partiu do Poder Executivo e em menos de dois meses, foi aprovada pela Câmara e Senado, para então ser enviada à sanção.

3. Mais de 30 milhões de benefícios são pagos mensalmente

Dados da Secretaria da Previdência (2020) indicam que mais de 30 milhões de benefícios são pagos todo mês pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Esse número corresponde a cerca de R$ 34 bilhões em pagamentos mensais.

4. A Previdência oferece outros benefícios além da aposentadoria

Além da aposentadoria, a Previdência oferece auxílio doença, auxílio acidente, pensão por morte, salário maternidade, salário maternidade rural, benefício assistencial para pessoas de baixa renda, auxílio reclusão, entre outros benefícios.

* Dica

Para garantir uma aposentadoria mais tranquila, invista em um plano de Previdência Privada. Com esse valor você pode complementar sua aposentadoria, comprar imóveis, preparar a sucessão financeira e/ou pagar a faculdade dos filhos. 

Com o Cresol Coopera Prev, você tem liberdade para investir e flexibilidade em suas contribuições. Procure a Cresol mais próxima e saiba mais!

Leia mais