Por que é importante organizar-se antes de partir dessa vida?

Por que é importante organizar-se antes de partir dessa vida?

Tempo de Leitura: 2 minutos

O falecimento de um ente querido é um desafio emocional para a família e os amigos. Mas além do luto, é necessário considerar os custos do acontecimento. Muitas vezes, a morte causa um impacto inesperado na renda da família.

Os gastos incluem caixão, velório, decorações, transporte, sepultamento, entre outros gastos administrativos e burocráticos. No Brasil, o custo para enterrar uma pessoa, segundo a Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF, 2021), pode passar de R$ 13.600. 

Com um bom planejamento financeiro, você pode deixar sua família mais confortável nessa situação tão difícil. Confira três conselhos que preparamos para lembrar você da importância de deixar tudo em dia antes de partir dessa vida.

* Organize suas pendências para que sua família não precise lidar com isso 

Você não pode prever o amanhã, por isso, algumas coisas precisam estar sempre em ordem. Organize suas finanças, quite suas dívidas em dia e mantenha seus investimentos em ordem. Garanta que seus documentos estejam atualizados e em lugares de fácil acesso, para que seus familiares os localizem sem muita dificuldade.

* Estruture um plano para garantir um bom fim de vida

Escolha alguém de confiança e saiba lidar com situações de pressão, para tomar decisões em seu lugar quando não for mais capaz. Anote dicas sobre a forma como gostaria de ser tratado e o local que deseja ficar, escreva um breve histórico de saúde, organize uma lista com os seus medicamentos, indique se aprovaria ou não de ser ligado à aparelhos e receber determinados tratamentos médicos.

* Tenha um Seguro de Vida para deixar seus entes mais confortáveis

Para se ter uma ideia, você trabalha, em média, 39 dias para pagar os custos de enterro no Brasil, segundo levantamento realizado pelo site Bons Investimentos (2021). Saber, que seus familiares não precisarão se preocupar com os custos do funeral e que estarão amparados financeiramente após sua partida é o primeiro passo para se sentir tranquilo. É importante ressaltar que a indenização não vai para o inventário e você pode ter mais de um Seguro de Vida. 

O funeral é um momento delicado para a família e a tomada de decisões nesse momento é difícil. O serviço de assistência funeral é uma forma de facilitar esse momento. Ele pode ser contratado através do Seguro de Vida e com apenas uma ligação, a seguradora faz todo o processo fúnebre e arca com os custos. Caso seus familiares tenham esquecido de contatar a seguradora, não tem problema, é só solicitar o reembolso.

Além de garantir o amparo e a proteção financeira daqueles que você ama no caso de sua falta, o Seguro de Vida pode ser muito útil na sua vida. Ele pode ser usado para custear tratamentos de saúde, medicamentos, quitar dívidas ou plano de financiamento do segurado no caso de invalidez. A sua falta ou invalidez compromete a renda familiar e gera aumento nas despesas, mas com o Seguro de Vida, seus entes queridos ficam amparados.

O Seguro de Vida é um ato de responsabilidade e amor com si mesmo e seus entes queridos. Para cuidar de quem você ama, conte com o Seguro de Vida da Cresol. Procure a cooperativa mais próxima e faça uma cotação para proteger você e sua família!

Leia mais