Open Banking: liberdade e segurança para sua vida financeira

Open Banking e Open Finance: liberdade e segurança para sua vida financeira

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já deve ter ouvido falar no tal do Open Banking, que chegou para revolucionar o mercado financeiro. Ele evoluiu e se tornou Open Finance, que chegou com o objetivo de compartilhar dados e serviços entre instituições financeiras diferentes através de um sistema padronizado para bancos públicos e privados, cooperativas de crédito e fintechs.

Com esse ecossistema integrado, o instituição financeira X conseguirá solicitar informações relativas ao cliente da instituição financeira Y, que vão desde CPF/CNPJ até renda e perfil de consumo.

Porém, essa transmissão só será realizada com o seu consentimento. Com essa ferramenta você será responsável por decidir quando e com quem quer compartilhar os seus dados. Assim, você terá à disposição uma maior gama de produtos e soluções personalizadas.

O Open Finance do Brasil é regulado pelo Banco Central (BC), que é responsável por definir as regras que vão garantir a segurança das transações e a confidencialidade dos dados pessoais.

Como o Open Finance funciona?

Todas as operações do podem ser feitas no site ou no aplicativo móvel da sua instituição financeira. 

O primeiro passo é a liberação de dados, para isso, você precisa solicitar a transmissão no site ou app do banco que vai receber as informações. 

Em seguida, o banco de origem envia uma mensagem para confirmar a sua solicitação. Somente com a sua autorização, os dados são liberados para a instituição de destino. O conteúdo também fica acessível para a empresa receptora por um tempo limitado.

Vantagens do Open Finance

  • Você decide quais informações revelar e com quem compartilhá-las. Seus dados bancários não são mais propriedade exclusiva de uma empresa. 
  • Autonomia para a pessoa migrar de uma instituição financeira à outra, com menos burocracia.
  • Produtos financeiros mais atrativos para o seu perfil.
  • Gratuito para Pessoa Física (PF).
  • Suas informações ficam armazenadas em segurança, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, 2018).

Para entender melhor o Open Banking e o Open Finance, acesse nosso artigo completo sobre o assunto:

Leia mais

Leia mais