O que significa Cresol? Saiba mais sobre a nossa história

O que significa Cresol? Saiba mais sobre a nossa história

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se tivéssemos que nos definir em poucas linhas, bastaria dizer que somos um sistema cooperativo com o objetivo de oferecer soluções financeiras aos cooperados. Mas o que significa Cresol, de verdade, a essas pessoas? Nesse caso, a explicação precisa de mais detalhes.

Não dá para falar do Sistema Cresol sem conhecer nossa trajetória e nossos valores. Por isso, hoje vamos nos aprofundar no assunto.

O artigo a seguir traz informações sobre o surgimento, o desenvolvimento e os serviços oferecidos pela Cresol. Fique conosco e entenda mais sobre nossa visão. Acreditamos que o acesso ao crédito pode ser uma ferramenta de inclusão social e transformação das comunidades – e você também pode fazer parte dessa história de sucesso.

A história do Sistema Cresol

Tudo começou em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, em 1995. Àquela época, um grupo de agricultores idealizou uma instituição financeira focada em suas próprias demandas. Ela seria um espaço de diálogo, no qual colaboradores e associados pudessem construir, em conjunto, soluções sólidas para seus desafios.

Os trabalhadores rurais precisavam de mais que acesso ao crédito. Eles queriam conta corrente, poupança e talão de cheques. Então, começaram a rascunhar um modelo cooperativo, aprofundando conhecimento e inspirando-se em iniciativas consolidadas em outras regiões.

Nascia a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, ou simplesmente Cresol. A primeira cooperativa Cresol abriu as portas em 10 de janeiro de 1996, no município paranaense de Dois Vizinhos. Pouco depois, começou o processo de expansão.

Leia mais: O que é a Cresol: entenda como funciona o sistema de cooperativa de crédito

Hoje o Sistema Cresol dispõe de soluções financeiras com excelência por meio do relacionamento para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade. Abrange mais de 600 mil cooperados em 25 estados brasileiros, com agências em 17 estados – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará e Sergipe. Apesar da ampliação territorial, o foco continua o mesmo: o desenvolvimento econômico e social dos cooperados.

Dica: Guia do empreendedor: passo a passo para começar o próprio negócio

Serviços oferecidos pela Cresol

Agora que você já conhece o significado da sigla Cresol e aprendeu de onde partimos, vamos dar um salto no tempo até chegar ao presente. Os serviços oferecidos pelo sistema se diversificaram e, hoje, atendem aos mais variados propósitos. Confira:

Conta Corrente

Ela oferece segurança e rapidez para as movimentações financeiras do cooperado. É possível receber salário via depósito, sacar dinheiro em caixas eletrônicos e realizar pagamentos, entre outras transações. Há a conta corrente para pessoa física e a conta corrente empresarial.

Crédito

A Cresol disponibiliza diversas modalidades de empréstimo, como o crédito pessoal, o crédito consignado (com desconto em folha) e o microcrédito para pequenos empreendedores. Também trabalhamos com cartões da bandeira Mastercard.

Leia mais: Crédito pessoal: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Investimentos

Os associados podem realizar aplicações que fazem o dinheiro render mais. Isso é pensar no futuro e ter segurança para alcançar objetivos mais altos. Ainda, contamos com plano de previdência privada para complementar a aposentadoria.

Dica: Qual é a importância de fazer investimentos? Confira!

Seguros

Os seguros da Cresol protegem o que é mais valioso para nossos cooperados. Existem opções pessoais e empresariais, como Seguro Viagem, Vida, Residência, Automóveis e Motos, Máquinas e Equipamentos etc.

Consórcios

Já os consórcios são uma maneira de realizar sonhos pagando parcelas que cabem no bolso. É possível adquirir imóveis, carros, barcos, máquinas agrícolas e até serviços. Acesse nosso site para conhecer todas as soluções financeiras da Cresol.

Leia mais: Financiamentos para micro e pequenas empresas: tudo o que você precisa saber!

O que a Cresol significa para os cooperados?

Neste ponto do texto, já dá para perceber como a Cresol contribui com o desenvolvimento econômico de seus associados. Porém, qual seria o diferencial da organização? A resposta está nos princípios cooperativistas.

Uma cooperativa de crédito se baseia na gestão democrática. Todos os participantes têm poder de voto nas assembleias e podem decidir, juntos, quais serão os rumos da instituição.

Dica: Cooperativa de crédito: o que é e como funciona

A qualificação dos cooperados também entra em pauta. Por meio do Cresol Instituto são conduzidos cursos presenciais e a distância, muitos deles gratuitos.

Leia mais: Cresol Instituto: Conheça as vantagens do instituto de formação da Cresol

Nossos conselheiros e fiscais podem se aprimorar em temáticas como Governança, Planejamento Financeiro, Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal. Para completar, temos parcerias com instituições de ensino, sendo possível aos associados obter desconto na mensalidade de cursos de graduação e pós-graduação.

No fim das contas, tudo se resume aos objetivos em comum. Temos um propósito sólido que guia nossas ações. Por isso, o Sistema Cresol se orienta a partir de missão, visão e valores. Conheça-os a seguir: 

Dica: Como abrir uma conta na Cresol: tudo que você precisa saber

Missão

Fornecer soluções financeiras com excelência por meio do relacionamento para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade.

Visão

Ser uma instituição financeira cooperativa de referência que desenvolve seus cooperados.

Valores

  • Ética;
  • Excelência;
  • Sustentabilidade;
  • Simplicidade;
  • Credibilidade.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre nossa Missão, Visão e Valores!

Gostou? Esperamos que o artigo tenha explicado o que significa Cresol para cada um de nossos cooperados. Se você também se identifica com nossos ideais, venha fazer parte dessa história! Encontre a agência mais próxima e associe-se.

Leia mais