Educação Financeira

O que é Score Financeiro e como ele influencia minha vida?

O que é Score Financeiro e como ele influencia minha vida?
Tempo de Leitura: 2 minutos

Você já teve um pedido de cartão negado e ficou se perguntando o motivo? Está planejando fazer um financiamento e quer saber como conseguir taxas de juros mais atrativas? Então está na hora de entender o que é Score Financeiro e, principalmente, como ele afeta sua vida financeira.

O que é

Score Financeiro é a pontuação que determina se você é um bom ou mal pagador. Para tal, ele considera diversos fatores do seu histórico financeiro.
É uma ferramenta usada pelas empresas e instituições que concedem crédito – sejam elas cooperativas, bancos, empresas, lojas e assim por diante – para avaliar se você tem condição de honrar com seus compromissos.
O Score vai de 0 a 1.000 e quanto mais alta for sua pontuação, melhor.

Como ele é medido?

Existem vários fatores que compõe e influenciam seu Score Financeiro, tais como: sua taxa de endividamento, se você paga ou não as contas em dia, se possuiu algum empréstimo ou parcela, se você já fez várias comprar e pagou em dia e assim por diante.
O Score não está ligado ao valor do seu salário e sim a forma como você o administra.

Como descubro meu Score?

O Score pode ser medido por diversos birôs de crédito, sendo os mais famosos o Serasa e o Boa Vista SCPC. Você pode consultor seu score fazendo um cadastro simples nos sites deles:
Serasa:  https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/
Boa Vista SCPC:  http://www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/

Como isso afeta minha vida?

Você já entendeu que o Score Financeiro é usado pelas instituições concessoras de crédito para entender se você é um bom pagar ou não, certo? Dessa forma, ter um Score baixo pode influenciar na sua vida financeira com taxas de juros mais altas na hora de fazer um financiamento, limites menores nas suas contas ou, até mesmo, instituições que se recusam a lhe conceder crédito.
Enquanto um Score mais alto garante taxas e limites melhores, assim como concessões de crédito mais fáceis e tranquilas.

– –

Ter uma vida financeira saudável e planejada é fundamental para manter um bom Score. Se você tem dificuldades em organizar a sua, confira nosso artigo com 5 dicas para guardar dinheiro.

De 20 de maio a 19 de junho, a Cresol Central promove o Mês da Educação Financeira, 30 dias para quebrar o tabu de falar sobre o dinheiro e suas consequências.
Vamos rever nossos conceitos e dialogar sobre qual a melhor forma de usar nossos recursos?

Categorias: Educação Financeira