Mitos e verdades sobre o cooperativismo de crédito

Mitos e verdades sobre o cooperativismo de crédito

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O cooperativismo de crédito está cada vez mais forte no Brasil, porém ainda existe muita desinformação e dúvidas sobre esse modelo de negócios. A Cresol preparou uma lista com mitos e verdade para te motivar a investir em uma cooperativa de crédito. Confira!

* Cooperativismo de crédito não visa lucro

Verdade! O cooperativismo de crédito busca benefícios para os seus cooperados e oferece serviços, com taxas e prazo, que os ajudam a ter êxito em sua vida financeira. As sobras desses resultados, são divididas entre todos os cooperados.

* É voltado somente para agricultores familiares

Mito! A agricultura familiar é um dos ramos que o cooperativismo de crédito está mais envolvido, mas é apenas um dos setores. Esse modelo de negócios atende os setores de saúde, transporte, habitação, educação, mineral, turismo, lazer e todas as áreas que buscam as cooperativas de crédito.

* A gestão da cooperativa de crédito é democrática

Verdade! Nas cooperativas de crédito, todos os cooperados são considerados donos, independentemente da contribuição em Cota Capital. Os cooperados têm direito a voto e são ouvidos em todas as questões que envolvem a cooperativa.

* Sobras/resultados são divididos entre os cooperados

Verdade! Como o cooperativismo de crédito não visa lucros, as sobras e/ou os resultados são divididos entre os cooperados. O retorno é proporcional às operações realizadas pelo cooperado, por isso, nem todos recebem o mesmo valor.

* Bancos e cooperativas de crédito são a mesma coisa

Mito! As entidades oferecem os mesmos serviços financeiros, porém os bancos, em geral, são controlados por um grupo de acionistas que visam o lucro próprio. Enquanto nas cooperativas, não se visa o lucro e todos os cooperados têm participação econômica na instituição, adquirindo quotas do negócio ao associar-se e não visam o lucro.

Leia mais