Mitos e verdades sobre a Previdência Privada

Mitos e verdades sobre Previdência Privada

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Previdência Privada é uma alternativa de aposentadoria independente e complementar ao benefício oferecido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). É uma forma de garantir uma aposentadoria mais tranquila, comprar imóveis, preparar a sucessão financeira e/ou pagar a faculdade dos filhos. 

Com a Previdência Privada, você garante a segurança da sucessão patrimonial em caso de falecimento do contribuinte titular e tranquilidade financeira à família enquanto o processo de inventário está em execução. É importante lembrar, que através da Previdência Privada, o contribuinte tem liberdade para investir e flexibilidade em suas contribuições.

Para descomplicar a Previdência Privada, separamos uma lista com cinco mitos e verdades sobre esse tema. Confira!

1. Previdência Privada só serve para quem não contribui com o INSS

Mito! Um plano de Previdência Privada funciona como um acréscimo à Previdência Social. Trata-se de um investimento de longo prazo, que tem como objetivo garantir uma renda melhor durante a sua aposentadoria.

2. Investir em Previdência Privada é só para jovens

Mito! Você pode começar a investir em Previdência Privada a qualquer momento da sua vida. Quem começa mais tarde, pode aplicar valores um pouco maiores ou até, fazer aportes extras para garantir uma boa reserva.

3. Os planos são caros e indicados apenas para pessoas de alta renda

Mito! Com o Cresol Coopera Prev  você tem acesso a planos flexíveis, acessíveis para todos os bolsos e com diversos períodos de acumulação. Para saber mais, basta procurar sua cooperativa.

4. Existem dois tipos de planos de Previdência Privada

Verdade! O contribuinte pode optar por um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), indicado para quem faz a declaração completa, podendo deduzir até 12% da renda bruta anual tributável na base de cálculo do Imposto de Renda (IR); ou ainda, o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), para o contribuinte que faz declaração simplificada ou está isento de IR. Neste plano, o beneficiário não conta com o benefício fiscal, mas no momento do resgate ou recebimento da renda, o IR só incide sobre os rendimentos.

5. Você decide quando começa a receber e de quanto será sua renda no futuro

Verdade! Tanto o valor quanto o prazo para começar a receber ficam a seu critério. Você pode optar por receber o valor mensalmente ou retirar a quantia integralmente. Você controla o seu futuro financeiro.

Leia mais