Cresol Central trabalha Mês de Educação Financeira

Cresol Central trabalha Mês de Educação Financeira

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Cresol Central SC/RS incentiva a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF 2019) que será realizada de 20 a 26 de maio, concentrando várias ações de educação financeira de entidades públicas e privadas. A semana é promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), com o objetivo de disseminar a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania. A mesma é realizada desde 2014 e apresenta números positivos.

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo. A Cresol Central SC/RS entende que o crédito orientado e a educação financeira são o meio de garantia e efetivação do desenvolvimento sustentável e da economia solidária. Por isso, além da Semana Nacional de Educação Financeira, de 20 de maio a 19 de junho a Cresol está desenvolvendo o Mês de Educação Financeira. Esse é um tema recorrente durante o ano todo nas Cooperativas do Sistema, mas neste período o objetivo é dar visibilidade há algumas ações, bem como serão apresentados artigos, dicas e outras novidades sobre o tema. Durante esse período será possível acompanhar nosso blog https://cresolcentral.wordpress.com/ com textos e informações sobre as atividades que serão executadas. Para desenvolver os textos do blog, a equipe de Comunicação e Marketing contou com apoio de outras áreas: Auditoria, Controle e Risco e Central Brasil Corretora de Seguros.

 Além disso, a Cresol Central SC/RS através da Área de Formação e Departamento de Desenvolvimento e Educação desenvolveu ações de Educação Financeira em escolas e também produziu textos sobre o tema. Da mesma forma, Cooperativas e Bases estão organizando outras atividades específicas sobre o tema, junto a grupos locais (escolas, ACDCs e outros). É o exemplo da Cresol Chapecó que vem neste ano realizando um trabalho de Educação Financeira nas escolas, em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Serão 17 escolas de Chapecó e aproximadamente 1000 alunos beneficiados com as atividades.

Outro exemplo é a Cresol Jacutinga que está promovendo de 16 a 24 de maio a Semana da Educação Financeira 2019 que tem como tema “A Educação Financeira transformando o futuro”. As atividades estão acontecendo em todas as nove unidades de atendimento da Cooperativa nesta semana, aonde cada criança poderá conhecer mais sobre a educação financeira em atividades promovidas pelas equipes das unidades, pois desde cedo é importante que cada um compreenda sobre a importância de planejar, organizar seus gastos, investimentos e receitas.

Enquete

A equipe de Comunicação e Marketing realizou uma enquete no Instagram no dia 13 de maio para verificar como a galera se planeja financeiramente. Participaram 50 seguidores da rede social. Entre os participantes, 57,44% respondeu que no final do mês está faltando dinheiro, mesmo que 75,4% tenham dito que costumam se planejar financeiramente e 62,5% disseram que sempre conseguem viajar e/ou curtir as férias com as economias que fazem. A enquete ainda perguntou aos participantes como costumam utilizar o 13° salário e 45% respondeu que paga contas e /ou boletos, enquanto 55% guardam e/ou viajam.  Como o seguro é uma forma de proteger a família e os bens conquistados, a enquete verificou quantos possuíam algum tipo de seguro e 75% afirmou que possui.

Essas ações e textos com dicas serão apresentados mais detalhadamente durante o mês e você pode acompanhar tudo em nosso blog.

Leia mais