9 livros sobre educação financeira

Confira 9 dicas de livros sobre educação financeira

Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Você quer aprender a administrar melhor seu dinheiro, mas não sabe por onde começar? A solução está na leitura. Hoje vamos mostrar livros sobre educação financeira que trazem conhecimentos preciosos. Eles, com certeza, ajudarão no caminho para uma vida mais próspera.

Educação financeira: o que é e qual é a importância?

A educação financeira está relacionada às boas escolhas. Não estamos falando de segredos para enriquecer, mas, isto sim, de estratégias para viver com conforto dentro dos limites de sua renda mensal.

Essa postura engloba o consumo consciente – comprar sem desperdícios – e a poupança. No longo prazo, isso traz mais bem-estar a você e sua família. 

Afinal, depois que as contas ficam equilibradas, a tendência é sobrar dinheiro para a realização de sonhos, como uma viagem internacional ou a compra da casa própria.

9 livros para saber mais sobre educação financeira

mulher lendo sobre finanças

Bateu o interesse? Pois prepare-se: a seguir, vamos listar nove sugestões de leitura para você aprimorar suas noções de finanças. Aproveite!

1. Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Essa obra, uma das mais conhecidas sobre finanças pessoais, começa com uma provocação: as escolas preparam as crianças para o mundo real? Segundo o autor, os jovens chegam à idade adulta sem saber lidar com dinheiro, justamente porque não aprendem sobre investimentos, juros e outros temas relacionados. 

Por isso, os pais devem estimular a inteligência financeira de seus filhos. O livro traz lições nesse sentido, algumas bem diferentes do conhecimento contábil tradicional.

2. O homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

A civilização babilônica foi a mais próspera de sua época. Tomando-a como exemplo, o autor lista maneiras de resolver os problemas financeiros do dia a dia

Elas incluem pagar as dívidas dentro do prazo, assegurar renda para a posteridade e, claro, não desperdiçar dinheiro, mesmo em tempos de vacas gordas.

3. Quem Pensa Enriquece (Napoleon Hill)

​​Esse livro sobre educação financeira reúne 15 características que milionários de sucesso têm em comum

Para compilar o conteúdo, Napoleon Hill baseou-se em mais de 20 anos de pesquisa, durante os quais conviveu com gente do calibre de Henry Ford e John Rockefeller, ambos empresários de renome, além do ex-presidente estadunidense Theodore Roosevelt. 

Também vale procurar a edição atualizada e ampliada: Quem Pensa Enriquece – O Legado.

4. Como Organizar Sua Vida Financeira (Gustavo Cerbasi)

O consultor Gustavo Cerbasi é uma das maiores autoridades em finanças pessoais do Brasil. Nesse livro, ele ensina como fazer o diagnóstico da sua situação monetária, a partir de dados como idade, despesas fixas e o valor acumulado das próprias dívidas. 

A partir daí, você consegue calcular a quantia ideal para obter a independência financeira. Além disso, a obra trata de outros assuntos, como Imposto de Renda e uso responsável do cartão de crédito.

5. A Marca da Vitória (Phil Knight)

Trata-se da autobiografia de ninguém menos que o criador da Nike, uma das marcas esportivas mais importantes do mundo. Phil Knight narra como, com 50 dólares emprestados do pai, deu o pontapé inicial na empresa. 

Ele ainda fala dos riscos que enfrentou, da concorrência acirrada e até de alguns golpes de sorte que o ajudaram a triunfar nos negócios.

6. Aventuras Empresariais (John Brooks)

Aqui vai outro título que ensina bastante sobre empreendedorismo. Para tanto, o autor usa exemplos não de sucesso, mas de grandes fracassos das corporações mundiais. É uma aula sobre os pontos fortes e fracos dos líderes em situações de crise.

Não à toa, tornou-se o livro de negócios favorito do bilionário Bill Gates.

7. Os Segredos da Mente Milionária (Harv T. Eker)

Na opinião do autor, gastar além da conta seria uma forma de suprir a falta de satisfação em algum aspecto da vida. Faz sentido para você? Então vale a pena a leitura. Os Segredos da Mente Milionária apresenta 17 modos de pensar e agir das pessoas ricas – e são justamente essas atitudes que as diferenciam do resto do povo.

8. Me Poupe! (Nathalia Arcuri)

Sim, é possível poupar mesmo quando o salário é baixo. Não, você não precisa abrir mão de algumas regalias para juntar dinheiro. Essas são apenas algumas das lições de Nathalia Arcuri, influenciadora digital com o maior canal de finanças do YouTube. 

Ela, que se tornou milionária aos 32 anos, dá dicas para você identificar os melhores e piores investimentos, além de um passo a passo para manter o bolso sempre cheio.

9. Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho (Thiago Nigro)

Fechando nossa lista de livros para sua educação financeira, temos mais um título adequado à realidade brasileira. No caso, o criador da plataforma O Primo Rico mostra quais são os três pilares para uma vida mais confortável: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

A Cresol é aliada da educação financeira

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Para outras informações, visite o blog da Cresol! Aqui sempre trazemos dicas para quem quer lidar melhor com as finanças pessoais. 

Você também pode conhecer o Cresol Instituto, que oferece cursos on-line gratuitos sobre empreendedorismo, contabilidade e muito mais.

Leia mais