Mulher lendo livro

10 livros sobre educação financeira para você se inspirar

Tempo de Leitura: 4 minutos

Quando as compras pesam demais no orçamento da família e não conseguimos poupar nada, é hora de discutir a relação. No caso, a relação com o dinheiro. E alguns livros sobre educação financeira podem ajudar bastante nessa tarefa. Continue conosco para conferir nossas 10 dicas imperdíveis de leitura.

Afinal, o que é educação financeira?

A educação financeira é um conjunto de ensinamentos para quem quer viver bem com o dinheiro que tem. Não se trata de acumular riqueza. Em vez disso, a ideia é adequar os gastos ao padrão de vida.

Parte desse processo diz respeito ao consumo consciente. Estamos falando de comprar apenas o necessário, ou aquilo que é possível pagar.

Outro ponto está relacionado à poupança. Quando criamos o hábito de juntar dinheiro todo mês, conseguimos montar uma reserva para situações de emergência.

O resultado dessa postura é mais liberdade. Depois que as contas ficam equilibradas e o patrimônio financeiro aumenta, dá para investir na realização de sonhos, como quitar a casa ou abrir o próprio negócio.

Dica: Educação financeira – aprenda a cuidar de seu dinheiro

10 livros sobre educação financeira

Já existem iniciativas para trabalhar a educação financeira nas escolas. Porém, se você não teve esse tipo de conteúdo quando era estudante, ainda está em tempo de aprender. 

As sugestões de leitura a seguir trazem dicas preciosas para quem quer afugentar as dívidas, elevar os rendimentos e construir um caminho de prosperidade. Aproveite!

1. Os Segredos da Mente Milionária (Harv T. Eker)

Nessa publicação, o autor lista 17 modos de pensar e agir que diferenciam pessoas ricas das demais. Entre os princípios, estão afirmações como “ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você”. Segundo T. Harv Eker, os gastos excessivos têm a ver com a falta de satisfação em algum aspecto da vida, então é preciso corrigir o que está errado para administrar a grana com eficiência.

2. Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Esse clássico entre os livros sobre educação financeira é taxativo: boa formação e notas altas não asseguram o sucesso de ninguém. Afinal, o mundo vive em transformação. Diante dessa realidade, é necessário ir além das competências acadêmicas – elas nos preparam para um emprego que talvez nunca chegue. É importante trabalhar outros tipos de habilidades, como a inteligência para lidar com as finanças pessoais.

3. O Poder da Educação Financeira (Robert Kiyosaki)

Esse outro título do mesmo autor reforça a ideia de que uma educação financeira sólida pode beneficiar todo mundo, seja rico ou seja pobre. O importante é abandonar os velhos hábitos, adotando uma postura séria em relação ao próprio dinheiro. Segundo Kiyosaki, qualquer pessoa com acesso à internet pode lucrar com a riqueza da economia mundial. O livro aponta alguns dos caminhos possíveis.

4. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Gustavo Cerbasi)

Dificuldades financeiras podem causar bastante conflito numa família. Quando falta grana, alguém sempre leva a culpa por esbanjar demais. De acordo com o consultor Gustavo Cerbasi, as falhas de comunicação podem ser a raiz do problema. Ele argumenta que é preciso falar sobre dinheiro, propor um orçamento realista para o dia a dia e poupar para atingir o padrão de vida desejado no futuro.

5. Como Organizar Sua Vida Financeira (Gustavo Cerbasi)

Aqui, Cerbasi traz dicas a quem sabe que precisa tomar decisões financeiras mais conscientes. O livro começa com o diagnóstico da situação atual, a partir de variáveis como idade, dívidas e despesas fixas. Em seguida, mostra o valor de patrimônio ideal para obter a independência financeira. Ainda, trata de assuntos específicos, como Imposto de Renda, cartão de crédito e contratação de seguros.

6. Sonho Grande (Cristiane Correa)

Essa obra narra, em detalhes, a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Desde os anos 1970, com a fundação do banco Garantia, os empresários ergueram um império capitalista que culminou com a compra de marcas reconhecidas mundialmente: Burger King e Heinz. O método de gestão do grupo se baseia em meritocracia, simplicidade e, claro, busca pela redução de custos.

7. O Homem Mais Rico da Babilônia (George S. Clason)

O livro já vendeu mais de 2 milhões de exemplares no mundo. Pudera: ele mostra como resolver problemas financeiros e multiplicar riquezas. Para isso, usa como exemplo a civilização babilônica, a mais próspera de sua época. Os ensinamentos incluem manter a pontualidade no pagamento de dívidas, assegurar uma renda para o futuro e não desperdiçar recursos, mesmo durante tempos de opulência.

8. A Mente Acima do Dinheiro (Brad Klontz e Ted Klontz)

O subtítulo da publicação, “o impacto das emoções em sua vida financeira”, dá uma pista do que esperar. Os autores mostram que o dinheiro pode estar relacionado à ansiedade, inclusive entre pessoas com as contas em dia. Eles ainda apontam soluções para as 12 disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras e dificuldade em poupar. Ninguém precisa se desesperar, pois elas têm solução.

9. Quem Pensa Enriquece (Napoleon Hill)

​​Não seria exagero dizer que esse é um dos maiores livros sobre educação financeira de todos os tempos. Durante mais de 20 anos, o autor conviveu com nomes como Henry Ford, Theodore Roosevelt e John Rockefeller. Essa pesquisa resultou na listagem de 15 características comuns a milionários de sucesso. Também há uma edição atualizada e ampliada da obra: Quem Pensa Enriquece – O Legado.

10. Me Poupe! (Nathalia Arcuri)

Criadora do maior canal de finanças do mundo no YouTube, Nathalia Arcuri ensina os passos para nunca mais faltar dinheiro no bolso. Ela explica como poupar mesmo ganhando pouco, quais são os melhores (e piores) investimentos financeiros e como juntar dinheiro para o futuro sem abrir mão de algumas regalias no presente. É a palavra de quem se tornou milionária aos 32 anos de idade.

E então, gostou da lista de livros sobre educação financeira? Já leu algum desses títulos? Esperamos que as dicas de hoje ajudem você a prosperar.

Para mais informações sobre educação financeira, continue acompanhando nosso site. Aqui sempre tem conteúdo novo para quem busca uma relação mais saudável com o dinheiro. Até a próxima!

Leia mais