O que você precisa saber sobre Inovação
Atualmente, vivemos em um mundo “volátil”, no qual o que hoje é novo, amanhã pode já estar em desuso. Assim como o que era considerado passado, volta repaginado e vira tendência. Com tantas ideias surgindo a todo momento, é imprescindível se reinventar e saber como inovar.
Este artigo é baseado no CresolCast #4 –Inovação na Prática, que você pode ouvir abaixo:
Inovando com inteligência
Quando ouvimos sobre inovação, sempre vem em mente que inovação é tecnologia. Mas, avaliando o comportamento do mercado, enxerga-se que inovação não é simplesmente só desenvolver ou criar o inédito, também é “ressuscitar” coisas que sempre foram bem feitas e que acabaram em desuso.
Outro ponto, é a humanização da marca. Isso porque, por trás de uma inovação, há um ser humano que desenvolveu o projeto. Então, para que haja um crescimento exponencial no mundo do avanço tecnológico, é necessário construir projetos que sejam úteis às pessoas. Assim, cria-se um sentido para o projeto e a marca também passa a ter significado na vida dos consumidores.
Mas com tantas transformações no mundo dos negócios, na mídia e no próprio universo digital, como saber o que pode trazer significado para o seu público?
Dica: Guia do empreendedor: passo a passo para começar o próprio negócio
A resposta é simples: análise de dados e de comportamento. Hoje, há cada vez mais a necessidade de apreciar os dados e comportamento das pessoas, para buscar através desses, uma matéria-prima fundamental para a geração de negócios, sempre com impacto humano.
Como inovar com poucos recursos
Apesar do que muitos pensam, é possível inovar com poucos recursos, afinal, o processo de inovação passa por várias fases de evolução.
Uma das discussões e propostas dentro da Cresol é utilizar mais a riqueza de informações a favor dos seus objetivos. Isso porque, a indústria financeira como um todo, possui um conjunto de elementos fantásticos para, através de modelos prescritivos, surpreender positivamente as pessoas.
Tratamento de dados é essencial!
Para entender melhor o seu público, é necessário passar por algumas etapas. A primeira etapa é de constatação da forma que você sempre tratou as informações. A segunda, do que pode ser feito de diferente com elas.
E qual é o valor desses dados para nós? A partir desse momento, a organização começa a usar esses dados dentro dos planos de gerenciamento e de projetos, principalmente, prepará-los para uma melhor tomada de decisão.
Hoje, é necessário ter cruzamento de dados e informações precisas, para cada vez mais surpreender as pessoas e atender às suas necessidades. São informações que são riquíssimas, e essas, bem tratadas e estudadas, conseguem atingir grandes resultados.
Lembrando que inovar é o resultado de um trabalho em equipe. Seja receptivo a essa cultura, a essa nova tendência. Ouse e faça!