Cooperativas de Crédito

Por que participar das assembleias da sua cooperativa?

Entenda a importância de participar das assembleias da sua cooperativa
Tempo de Leitura: 5 minutos

A época das assembleias das cooperativas é agora. É o momento de se preparar para importantes decisões.

As pautas discutidas nesses encontros ditam o futuro de todos os cooperados para o próximo ano. Por isso, cada um tem poder de voto. O processo democrático garante a manutenção dos interesses pessoais, sem abrir mão do desenvolvimento coletivo.

A seguir, vamos explicar por que todo membro de uma cooperativa de crédito deve participar das assembleias. Fique conosco para entender!

Leia também: O que é a Cresol: entenda como funciona o sistema de cooperativa de crédito

Afinal, o que é uma cooperativa?

Por mais que as cooperativas façam parte, diretamente, da realidade de mais de 1,2 bilhão de pessoas no mundo — cerca de 15 milhões delas no Brasil —, muita gente ainda não sabe, exatamente, o que são e para que servem essas associações.

Antes de mais nada, é importante você saber que as cooperativas foram instituídas pela Lei 5.764, sancionada pelo governo federal em dezembro de 1971. Ou seja, são mais de 50 anos de serviços prestados à sociedade.

De acordo com a legislação, cooperativas são associações formadas por “pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade comum, sem objetivo de lucro”. Isso significa que a missão das cooperativas é prestar serviços aos seus associados.

Também é válido saber que, apesar de serem constituídas como empresas, as cooperativas possuem características particulares em sua atuação devido à natureza do seu negócio. De acordo com a última edição do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, documento elaborado pelo Sistema OCB, o Brasil conta hoje com quase 7 mil cooperativas.

A Cresol

Já tendo se consolidado como o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil, a Cresol fornece soluções financeiras para seus associados e, hoje, conta com mais de 680 mil famílias cooperadas em dezessete estados brasileiros.

Prezando pela excelência do relacionamento com seus associados e oferecendo opções de crédito para pessoas físicas e jurídicas, a missão da Cresol é gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade. E sabe como a Cresol faz isso? Com transparência!

É por isso que as assembleias da cooperativa são tão importantes. Esses momentos são oportunidades para que os cooperados fiquem cientes sobre como a Cresol tem realizado o seu trabalho.

E o que são as assembleias de uma cooperativa?

A assembleia geral ordinária é um procedimento previsto na Lei 5.764/71, a Lei das Cooperativas. Ela ocorre pelo menos uma vez por ano, entre janeiro e abril, e é aberta a todos os cooperados.

Na ocasião, são apresentados temas como:

  • prestação de contas do período anterior;
  • distribuição das sobras financeiras;
  • eleição dos novos dirigentes;
  • fixação de honorários e gratificações dos membros do conselho;
  • demais assuntos de interesse.

Também existem as assembleias extraordinárias, que podem ser convocadas a qualquer momento. Geralmente, elas tratam de questões como reforma do estatuto e outras alterações nos objetivos da sociedade.

Como funcionam as assembleias da Cresol?

Primeiro, cada agência de relacionamento do Sistema Cresol realiza um ciclo de Assembleias Gerais de Relacionamento. Esses encontros locais servem para discutir assuntos pertinentes àquela região. Todo cooperado pode – e deve – participar para apresentar suas opiniões. 

As ideias vão amadurecendo. Pode haver votação para que se chegue a um posicionamento coletivo.

Depois, acontece a Assembleia Geral Ordinária de cada cooperativa filiada ao Sistema. Como o sistema possui muitos membros, seria inviável reunir todos ao mesmo tempo, então cada unidade escolhe um grupo de representantes. São os delegados. Eles comparecem ao grande evento para defender as decisões de suas respectivas cooperativas.

Leia também: Conheça os principais diferenciais da Cresol

Por que participar das assembleias da cooperativa?

Lembre-se de que você também é dono de sua cooperativa de crédito. Sendo assim, nada mais justo que ter voz ativa nos rumos do negócio. E você garante essa participação ativa estando presente nas assembleias. 

A Cresol é feita de cooperados para cooperados! Assista ao vídeo abaixo para saber mais.

Confira abaixo por que é tão importante a participação de cada cooperado nas assembleias da Cresol.

Fiscalização da operação

Muita gente acredita que a assembleia é apenas uma formalidade. Nada disso! Trata-se de uma maneira de fiscalizar as operações e saber como o seu dinheiro está sendo cuidado.

É somente tendo consciência disso que você terá condições de saber se está de acordo com todas as decisões que estão sendo tomadas. E, se não tiver, as assembleias são o momento ideal para você apresentar alternativas e discutir as melhores soluções.

Acompanhamento dos resultados

As assembleias também são a melhor oportunidade para o cooperado ter acesso aos resultados alcançados pela instituição. São nessas reuniões, por exemplo, que a cooperativa apresenta a distribuição das sobras financeiras, um assunto que é de total interesse dos associados.

Também é durante esses momentos que a cooperativa apresenta o balanço financeiro do ano anterior, o que vai te dar clareza em relação ao bom uso do seu investimento como cooperado. Participar ativamente desses momentos é ter a chance de esclarecer dúvidas e aproveitar, de forma completa, todos os benefícios que ser um cooperado pode te trazer.

Eleição de novos dirigentes

Outra questão muito importante sobre as assembleias da cooperativa é que são nessas reuniões que ocorre a votação dos novos dirigentes. Vale ressaltar que todo o processo é transparente e democrático e que qualquer cooperado pode participar da eleição dando o seu voto.

Ao escolher, ativamente, as pessoas que você quer que estejam à frente da cooperativa pelo próximo mandato, você está exercendo seu direito de cooperado e definindo quem você gostaria que estivesse à frente das decisões que podem impactar sua vida como associado.

Como participar das assembleias da cooperativa?

É preciso ter atenção em relação à agenda de eventos da sua cooperativa. Devido às medidas de distanciamento social, as assembleias continuarão sendo realizadas no formato online ao longo de 2022. Para participar, portanto, você precisa apenas ter acesso à internet e informar-se com a sua cooperativa sobre a programação.

Vale ressaltar que o formato online foi adotado, de forma muito bem-sucedida, em 2021. Os cooperadores puderam participar, interagir e votar durante o evento, usando uma plataforma específica disponível por meio do computador ou celular. Ou seja, mesmo de forma virtual, o processo aberto e democrático das assembleias foi mantido.

Fique atento às informações sobre as assembleias da Cresol! Clique aqui e saiba mais!

Venha cooperar com a Cresol!

Agora que você já sabe como funcionam as cooperativas e de que forma se dá a participação dos cooperados nas assembleias da Cresol, é hora de conhecer as vantagens de se associar à nossa cooperativa.

  • Acesso a soluções financeiras capazes de gerar desenvolvimento para você e sua empresa, incluindo conta, cartão de crédito e crédito para os mais diversos objetivos;
  • Chance de fazer parte de uma cooperativa com mais de 26 anos de atuação, que é a maior referência em crédito rural no Brasil;
  • Oportunidade de participar das assembleias da cooperativa e contribuir com decisões importantes para o desenvolvimento rural no Brasil;
  • Obtenção de lucro por meio da divisão das sobras financeiras entre os cooperados.

E então, tem interesse? Clique aqui e saiba o passo a passo para se tornar um cooperado da Cresol.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o universo das cooperativas de crédito, siga acompanhando o blog da Cresol. Nós acreditamos na força da cooperação e, por isso, contamos com a sua participação para tornar o setor cooperativista ainda mais forte e próspero.

Categorias: Cooperativas de Crédito