Cooperativas de Crédito

Entenda a importância de participar das assembleias da sua cooperativa

Tempo de Leitura: 2 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

A época das assembleias das cooperativas é agora. É o momento de se preparar para importantes decisões.

As pautas discutidas nesses encontros ditam o futuro de todos os cooperados para o próximo ano. Por isso, cada um tem poder de voto. O processo democrático garante a manutenção dos interesses pessoais, sem abrir mão do desenvolvimento coletivo.

A seguir, vamos explicar por que todo membro de uma cooperativa de crédito deve participar das assembleias. Fique conosco!

Leia também: O que é a Cresol: entenda como funciona o sistema de cooperativa de crédito

O que são as assembleias?

A assembleia geral ordinária é um procedimento previsto na Lei 5.764/71, a Lei das Cooperativas. Ela ocorre pelo menos uma vez por ano, entre janeiro e abril, e é aberta a todos os cooperados.

Na ocasião, são apresentados temas como:

  • prestação de contas do período anterior;
  • distribuição das sobras financeiras;
  • eleição dos novos dirigentes;
  • fixação de honorários e gratificações dos membros do conselho;
  • demais assuntos de interesse.

Também existem as assembleias extraordinárias, que podem ser convocadas a qualquer momento. Geralmente, elas tratam de questões como reforma do estatuto e outras alterações nos objetivos da sociedade.

Como funcionam as assembleias da Cresol?

Primeiro, cada agência de relacionamento do Sistema Cresol realiza um ciclo de Assembleias Gerais de Relacionamento. Esses encontros locais servem para discutir assuntos pertinentes àquela região. Todo cooperado pode – e deve – participar para apresentar suas opiniões. 

As ideias vão amadurecendo. Pode haver votação para que se chegue a um posicionamento coletivo.

Depois, acontece a Assembleia Geral Ordinária de cada cooperativa filiada ao Sistema. Como o sistema possui muitos membros, seria inviável reunir todos ao mesmo tempo, então cada unidade escolhe um grupo de representantes. São os delegados. Eles comparecem ao grande evento para defender as decisões de suas respectivas cooperativas.

Leia também: Conheça os principais diferenciais da Cresol

Por que participar das assembleias da cooperativa?

Lembre-se de que você também é dono de sua cooperativa de crédito. Sendo assim, nada mais justo que ter voz ativa nos rumos do negócio.

Muita gente acredita que as assembleias sejam apenas uma formalidade. Nada disso! Trata-se de uma maneira de fiscalizar as operações, acompanhar os resultados e saber como o seu dinheiro está sendo cuidado. Se algo não for do seu agrado, é nessas reuniões que você discutirá alternativas para atingir soluções melhores.

Todo o processo, da prestação de contas às eleições, é transparente e bastante democrático. Qualquer membro pode participar e um voto vale tanto quanto outro. Portanto, faça valer seu direito!

A Cresol é feita de cooperados para cooperados! Assista ao vídeo abaixo para saber mais.

Como participar das assembleias da cooperativa?

Preste atenção na agenda de eventos de sua cooperativa. Por conta das medidas de distanciamento social, este ano as assembleias acontecerão em formato on-line. Na modalidade de Assembleia Digital, os associados somente poderão participar e votar à distância, havendo apenas a necessidade de acesso à internet para a transmissão. Portanto, informe-se com sua cooperativa a respeito da programação e não perca nenhum detalhe.

Fique atento às informações sobre as assembleias da Cresol! Clique aqui e saiba mais!

Viu como é fácil? Se você quiser saber mais sobre o universo das cooperativas de crédito, siga acompanhando o blog da Cresol. Nós acreditamos na força da cooperação! Com a sua participação, o setor pode ficar ainda mais próspero. Até mais!

Categorias: Cooperativas de Crédito