Gestão de pagamentos e recebimentos melhora as finanças do negócio

Gestão de pagamentos e recebimentos melhora as finanças do negócio

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Quem abre o próprio negócio precisa entender sobre gestão de pagamentos e recebimentos. Essa prática é importante para garantir a saúde financeira da empresa, pois melhora o fluxo de caixa e evita o acúmulo de dívidas.

Hoje vamos tratar desse assunto. Siga conosco para saber os detalhes e conheça, ainda, as soluções que a Cresol oferece para o ramo empresarial.

Pagamentos e recebimentos: o que é a gestão?

Todo empreendimento gera despesas, certo? Estamos falando da folha salarial dos funcionários, da compra de insumos e dos gastos com luz e aluguel, entre outros.

Para suprir os custos, é necessário um faturamento mínimo por mês. E essa receita vem da venda de produtos e serviços.

Só que o movimento na loja não significa, necessariamente, dinheiro entrando em caixa. Isso porque a clientela pode fazer compras parceladas, por exemplo. Assim, os valores vão caindo na conta da empresa aos poucos.

É por esse motivo que existe a gestão de pagamentos e recebimentos. Trata-se de manter um controle atencioso ao fluxo de caixa para evitar buracos no orçamento.

Qual é a importância de controlar pagamentos e recebimentos?

O grande objetivo da gestão de pagamentos e recebimentos é melhorar a previsibilidade da receita. Em outras palavras, você deve ter uma noção precisa de quanto dinheiro vai entrar nos próximos meses com as compras (tanto à vista quanto no crédito).

Dessa forma, fica mais fácil calcular se a quantia é suficiente para pagar as despesas do período. Ou seja: você entende como andam as finanças de sua empresa, pois percebe se o volume de vendas é adequado para manter o caixa no azul.

Além do equilíbrio nas contas, o controle de entradas e saídas ainda é necessário para levar vantagens ao público. Afinal, um estabelecimento que tem dinheiro em caixa pode diminuir a margem de lucro de vez em quando para oferecer descontos e promoções – o que costuma atrair mais clientes.

Dica: Como fazer o fluxo de caixa de sua empresa

Benefícios da gestão de pagamentos e recebimentos

Se você ainda não se convenceu da importância da gestão de pagamentos e recebimentos, aqui vão mais algumas razões para desenvolver essa habilidade. Confira:

Otimiza o processo de compra e venda

Com a previsibilidade da receita, você sabe quanto dinheiro terá para adquirir novos produtos (e quando esses valores estarão disponíveis). A informação ajuda na negociação com fornecedores, que podem conceder descontos ou mesmo prazo estendido para o pagamento.

Ajuda a entender o comportamento dos consumidores

O registro de pagamentos e recebimentos fornece dados bem interessantes: qual é o tíquete médio (valor médio de vendas por cliente)? Em quantas vezes os consumidores costumam parcelar as compras? A taxa de inadimplência é muito alta?

Com base nesses indicadores, você entende melhor o perfil de sua clientela. Logo, pode pensar em estratégias de marketing adequadas a esse público.

Melhora o marketing

Um exemplo: digamos que você queira diminuir a inadimplência de quem compra a prazo. Nesse caso, experimente criar um programa de fidelidade no qual os pagamentos em dia dão direito a desconto nas compras futuras. É uma maneira não só de resolver o problema, como também de fidelizar mais pessoas.

Gestão de pagamentos e recebimentos com a Cresol

meios de pagamento cresol

Agora que já falamos um pouco sobre o controle de entradas e saídas, vamos apresentar as soluções de pagamentos e recebimentos da Cresol. Temos diversas opções para ajudar sua empresa a crescer. 

Acompanhe:

Cobrança bancária

Disponibiliza inúmeras facilidades para melhorar a gestão financeira de seu negócio. Entre elas, destacamos o envio de boletos de forma automatizada para os clientes, além do serviço de negativação através do Serasa. Também é possível antecipar valores das vendas a prazo.

Folha de pagamento

O Gerenciador Financeiro da Cresol permite agendar o pagamento de salários dos colaboradores em lote, por meio de troca eletrônica de arquivos. É um jeito fácil e seguro de cumprir essa responsabilidade.

Máquinas de cartão

As chamadas soluções de adquirência são um dos meios de pagamento favoritos da clientela. A Cresol trabalha com as marcas parceiras Stone e Sipag, que aceitam diversas bandeiras de cartão. Ambas oferecem, ainda, antecipação de recebíveis com taxas competitivas.

Cartão empresarial

Entre os destaques dessa solução financeira, estão a anuidade acessível e o maior poder de compra no crédito. As negociações com fornecedores ficam bem mais práticas.

Dica: Entenda como o cartão de crédito empresarial funciona

E então, gostou das dicas? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil.

Continue acompanhando o blog da Cresol para outras informações sobre empreendedorismo, gestão e investimentos. Toda semana tem novidades por aqui.

Precisando de ajuda para alavancar o seu negócio, conte conosco. Juntos, podemos construir um caminho de prosperidade para você, sua família e sua comunidade. Até a próxima!

Leia mais