Filme A Procura da Felicidade

8 filmes e séries para aprender sobre educação financeira

Tempo de Leitura: 4 minutos

A TV e o cinema sempre trazem histórias inspiradoras. Além de nos entreter, essas obras também podem nos ensinar. É por isso que hoje elaboramos uma lista de filmes e séries sobre educação financeira.

Com as opções abaixo, você vai se divertir e aprender a cuidar de seu dinheiro ao mesmo tempo. Confira!

6 filmes para aprender sobre educação financeira

Vamos começar pelos filmes. Hollywood está cheia de exemplos do que devemos fazer (ou não fazer) para levar uma vida confortável. Os títulos abaixo falam de gastos, economias e investimentos, sempre relacionados a situações do cotidiano. Veja só:

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic)

Rebecca Bloomwood adora fazer compras, mas seu vício a leva à falência. Ela também sonha em trabalhar numa revista de moda, mas só consegue emprego numa publicação sobre finanças.

O filme mostra, de forma leve e divertida, como o desequilíbrio nas contas pessoais pode afetar o trabalho e as relações de alguém. Se você já ultrapassou o limite do cartão de crédito em algum momento da vida, certamente vai se identificar.

Aliás, será que a protagonista vai aprender a controlar os gastos? Só assistindo para saber!

O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)

Um dos grandes desafios do povo brasileiro, especialmente empreendedores, é atingir bons resultados com um orçamento curto. Pois é exatamente isso que o gerente Billy Beane precisa fazer com o time de beisebol Oakland Athletics.

Apesar das dificuldades, o gestor tem método para atingir seus objetivos. Ele desenvolve um sofisticado programa com estatísticas para identificar os pontos fracos da equipe e encontrar oportunidades de melhoria. Sim, é mais ou menos o que acontece com a nossa planilha pessoal de gastos. Ótima lição de criatividade e comprometimento com as metas estabelecidas.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness)

Esse filme conta a trajetória real de Chris Gardner, um pai de família com sérios problemas para pagar as contas. Desempregado, sem casa e com um filho pequeno para criar, ele consegue dar a volta por cima e conquista trabalho numa grande empresa. Esse é o primeiro passo para sua transformação num executivo de sucesso.

À Procura da Felicidade mostra que sempre é possível assumir o controle das nossas escolhas. Mesmo que tudo à nossa volta pareça caótico, ainda dá para encontrar um rumo e melhorar de vida.

Dica: Orçamento pessoal: por onde começar?

Freakonomics: O Estranho Mundo da Economia (Freakonomics)

Agora vamos a uma sugestão de documentário. Esse é baseado no best-seller Freakonomics, livro de educação financeira escrito por Steven Levitt e Stephen J. Dubner.

Na versão audiovisual a ideia também é mostrar como a economia se relaciona com a cultura, as relações humanas e outros aspectos da sociedade. Para isso, a produção aplica as teorias complexas do meio acadêmico em situações do cotidiano.

O filme demonstra como nossas decisões sobre dinheiro são importantes. Porém, às vezes, elas dependem de variáveis um tanto quanto inusitadas.

Até que a Sorte nos Separe

Tino é um cidadão de classe média que ganha na loteria. Com o prêmio milionário, ele e a família passam a viver uma vida de luxo e ostentação. No entanto, como não havia planejamento financeiro, a grana acaba em 15 anos.

Agora o cara tenta evitar que a esposa, Jane, descubra sua atual situação bancária. Claro que haverá muita confusão para ele fingir que está tudo bem. Essa comédia brasileira fez tanto sucesso que rendeu duas continuações, sempre ensinando que o dinheiro que vem fácil vai fácil.

A Grande Aposta (The Big Short)

Encerrando nossa relação de filmes sobre educação financeira, temos esta obra baseada em fatos reais. Ela mostra investidores que decidiram aplicar dinheiro em meio à crise do setor imobiliário nos Estados Unidos, em 2008.

Parece loucura? Pois turbulências financeiras podem render ótimas oportunidades, desde que a pessoa saiba onde alocar os recursos. O desafio é, justamente, entender como o mercado funciona.

A Grande Aposta deixa evidente que o sistema financeiro não é para amadores. Fica a dica para quem deseja diversificar a carteira, mas ainda não tem experiência na área.

2 séries sobre educação financeira para você maratonar

Se você prefere acompanhar as reviravoltas de uma série, também temos opções. Estas aqui fazem sucesso em vários países e podem trazer ensinamentos preciosos sobre educação financeira!

Billions

O drama revela as disputas jurídicas e todo o funcionamento por trás do mercado de ações. Os protagonistas são Bobby Axelrod, bilionário responsável por um fundo multimercados, e Chuck Rhoades, promotor público que investiga possíveis irregularidades nos negócios do ricaço.

Com bastante realismo, Billions ensina que conhecimento é superimportante para quem quer se dar bem nos investimentos em renda variável. Porém, um pouco de sorte e uma dose de ousadia completam o pacote.

São 55 episódios divididos em cinco temporadas. O seriado está disponível na Netflix.

O Sócio (The Partner)

O programa é apresentado por Marcus Lemonis, executivo e filantropo que ostenta uma das maiores fortunas da atualidade – mais de US$ 2 bilhões. Ele vai atrás de empresas à beira da falência e se oferece como parceiro de negócios.

Munido de todo seu conhecimento teórico e prático, Lemonis trata dos principais desafios relacionados à gestão de um empreendimento. Quem pretende investir em novos projetos deve acompanhar O Sócio para saber quais são as competências pessoais e profissionais a se desenvolver. A série é exibida pelo History Channel.

Dica bônus: Websérie R$100 Neura$

Esta produção mostra o cotidiano da youtuber Fernanda. A partir de situações do dia a dia ela aborda conceitos de educação financeira com muito bom humor. A intenção é mostrar aos jovens e às suas famílias como esse tipo de conhecimento faz diferença. Os episódios têm pouco mais de cinco minutos cada e estão disponíveis, gratuitamente, no canal da TV Escola

E então, gostou das nossas sugestões de filmes e séries sobre educação financeira? Já sabe qual vai ser a escolha do próximo fim de semana? Esperamos que o conteúdo de hoje seja útil para você se divertir e se inspirar.

Continue acompanhando o site da Cresol. Em breve traremos mais dicas sobre investimentos e finanças pessoais. Até lá!

Leia mais