Educação Financeira

Férias no azul: 5 dicas para viajar sem fugir do orçamento

Férias no azul: 5 dicas para viajar sem fugir do orçamento
Tempo de Leitura: 2 minutos

Julho chegou e, junto com ele, a vontade de arrumar as malas e viajar para um lugar novo.
Mas, se você também está pensando em como fazer isso em um orçamento apertado, nós reunimos algumas dicas que podem ajudar.
Confira nossas sugestões para viajar sem fugir do orçamento.

1. Defina quanto você vai gastar

Coloque no papel o valor exato que você quer gastar e, a partir dele, comece a pesquisar viagens que encaixem no seu orçamento.
Escreva todos os seus gastos em uma tabela: passagens, hospedagem, transporte, passeios, alimentação, seguro viagem (quando necessário). Assim fica mais fácil visualizar onde a conta não está fechando, onde você pode cortar ou, ainda, que confortos pode adicionar a sua viagem.
Depois das despesas prévias estabelecidas, anote também o valor que você pode gastar por dia com alimentação, passeio e presentes. Dessa forma, fica mais fácil não extrapolar durante a viagem e tomar um susto na volta para casa.
Se você optar por um pacote de viagens parcelado, lembre-se de incluí-lo no seu orçamento até o fim das parcelas.

2. Escolha destinos e/ou datas alternativas para viajar

Tire férias em períodos alternativos, ou, se você tem filhos e precisa usar o recesso escolar para viajar com a família, escolha destinos menos badalados.
Além da tranquilidade de não ir para um lugar lotado, os valores também costumam ser mais atrativos.
Outra alternativa interessante é pesquisar destinos perto da sua cidade ou do lugar onde vai ficar. Você pode acabar descobrindo passeios incríveis em um bate e volta.

3. Pesquise, pesquise, pesquise

Desde informações sobre o seu destino até aplicativos de transporte público, existem inúmeras formas de reduzir o orçamento quando se está disposto a gastar um tempo a mais encontrando-as.
A hospedagem está cara? Procure por hostels ou aplicativos de compartilhamento de espaço. A passagem subiu muito de valor? Pesquise aplicativos de carona ou convide um casal de amigos para se juntar a aventura.
O importante é sempre lembrar de se certificar acerca da segurança e confiabilidade das ferramentas que você decidir utilizar.

4. Vá ao mercado nas férias

Comer fora normalmente é o gargalo de qualquer viagem de férias, por isso, ir mais ao mercado, preparar refeições para a família e comer em quiosques na rua podem ser uma boa alternativa.
Outra opção interessante é fugir dos restaurantes turísticos e descobrir onde os locais costumam comer. Além de uma experiência exclusiva, você vai encontrar preços mais atrativos e viver mais de perto a cultura do local que está visitando.

5. Aproveite as opções gratuitas

Ao invés de passar a tarde no shopping, faça uma trilha em um parque público. Procure atrações gratuitas e use o transporte público para se locomover entre uma atração e outra.
Tire um tempo para andar pelas ruas da cidade, observe a arquitetura, os moradores locais voltando pra casa, o por do sol na praça.
Aproveite cada momento ao máximo, assim você terá ótimas histórias para contar no retorno pra casa.

Bônus 01: Reserve um valor para gastos extras

Mesmo viajando com um orçamento apertado, procure ter um fundo de reserva para imprevistos. Assim, se algo der errado, você não precisa estragar o resto das suas férias se preocupando em como resolver.

Bônus 02: Crédito para realizar a viagem dos seus sonhos

“Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico”

Alguns sonhos merecem ser vividos em sua intensidade, é por isso que a Cresol oferece diversas linhas de crédito pessoal para realizá-los.
Quer tirar aquela viagem incrível do papel? Visite sua Cooperativa e descubra como.

Categorias: Educação Financeira

2 comentários sobre Férias no azul: 5 dicas para viajar sem fugir do orçamento"

  1. To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.