Educação Financeira

Falta Dinheiro e Sobra Mês: cinco dicas para engordar o Cá Brito

Falta Dinheiro e Sobra Mês: cinco dicas para engordar o Cá Brito
Tempo de Leitura: 4 minutos

O salário mal caiu na conta e você já nem sabe onde ele foi parar? Você tem a impressão de que, entre um pagamento e outro, existem bem mais que 30 dias? Então esse artigo é pra você.

Reunimos cinco dicas fáceis e práticas para fechar a carteira e engordar seu cabritinho. Confira!

Dica 1: Projete onde você quer estar

Ao invés de começar pensando na sua situação atual e como você pode fazer para chegar aos seus objetivos, faça o caminho inverso.

Estabeleça exatamente onde você quer chegar, o que o dinheiro vai te ajudar a realizar, coloque prazo e valor do investimento e então, a partir dessa perspectiva, comece a traçar o que você precisa fazer para chegar nela.

Pode parecer estranho, mas faça uma tentativa, você vai perceber a diferença. Geralmente, planejar a partir do seu sonho costuma ampliar horizontes e apresentar soluções mais criativas.

Dica 2: Planejamento financeiro sim!

Não há como fugir dele, mas existem muitas formas de fazê-lo. Desde um caderno com anotações manuais até aplicativos de smartphone. Escolha o formato que mais se adeque a sua rotina e mãos a obra.

Água, luz, telefone, internet, comida, aquela pizza uma vez por mês, o rolê do final de semana, tudo deve estar registrado no seu planejamento financeiro. Somente assim é que você pode ter uma visão clara de para onde está indo o seu dinheiro e, a partir dela, planejar uma vida financeira mais equilibrada.

Dica 3: Um envelope para cada despesa

Agora que você já sonhou, organizou e planejou sua vida financeira é hora de colocar o plano em ação e ver como ele vai funcionar.

A gente sabe, essa é a parte mais difícil, por isso, essa dica é bem prática e funcional.

Crie envelopes de despesas, isso mesmo, separe sua renda em envelopes com os valores indicados para cada área, como: despesas fixas, mercado, comer fora e assim por diante. Quando o dinheiro de envelope acabar, fim. Você não tem mais verba para investir naquele segmento durante o mês.

Claro, se você costuma fazer todas as compras no cartão, pode fazer notas de brincadeirinha ou um extrato para controlar seus gastos. Afinal, o objetivo da dinâmica é aprender a segmentar e organizar sua renda.

Dica 4: Encare o investimento como outra conta qualquer

Vamos esquecer, por um momento, as inúmeras fórmulas e porcentagens que os especialistas propõem de quanto dinheiro você deveria guardar por mês. O importante, e onde todos concordam, é que é necessário guardar.

Dito isso, avalie seu planejamento financeiro e determine a quantia que você acredita ser ideal com base na sua renda e objetivos e, desse momento em diante, trate esse valor como uma outra divida qualquer.

‘Pague’ esse valor como se fosse mais uma conta que você recebe todo mês, programe depósitos automáticos, gere boletos para si mesmo, o grande trunfo está em fazer esse comportamento se tornar natural a sua organização financeira.

Dica 5: Já experimentou a Semana do Bolso Vazio?

Escolha uma semana por mês, a que você achar melhor, e se desafie a não carregar nenhum dinheiro ou forma de pagamento consigo, dessa forma, quando for hora do almoço e toda galera estiver te colocando pilha para pedir aquele x, você vai ter uma razão legítima para dizer, hoje não dá.

O mesmo vale para aquele happy hour que aparecer do nada, aquela blusinha nova na vitrine da loja que fica no caminho de casa, o email que veio com uma promoção imperdível e assim por diante.

De 20 de maio a 19 de junho, a Cresol Central promove o Mês da Educação Financeira, 30 dias para quebrar o tabu de falar sobre o dinheiro e suas consequências.

Vamos rever nossos conceitos e dialogar sobre qual a melhor forma de usar nossos recursos?

————————————————

Para a elaboração desse texto, a equipe de Comunicação e Marketing contou com o apoio dos colegas Viviane Paninson e Eduardo Rissoto.

Categorias: Educação Financeira

3 comentários sobre Falta Dinheiro e Sobra Mês: cinco dicas para engordar o Cá Brito"