Entenda o que é o metaverso
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Desde que o Facebook anunciou sua mudança de nome para Meta, no fim de 2021, muita gente se pergunta o que é o tal do metaverso. Embora o conceito seja antigo, somente agora ele vem ganhando destaque na mídia, devido a avanços tecnológicos e um tanto de especulação das empresas. Saiba mais a seguir.
Índice
O que é metaverso?
Em linhas gerais, metaverso é um ambiente digital imersivo e hiper-realista onde várias pessoas podem se encontrar. Para tanto, elas acessam a internet e usam um avatar 3D.
Se você costuma jogar games on-line, talvez ache essa lógica meio familiar, certo? E é isso mesmo. Na verdade, não existe um único metaverso, mas diferentes espaços virtuais, criados para os mais variados fins.
Os entusiastas do modelo acreditam que essa pode ser a evolução da internet. Em vez de interagir via plataformas de redes sociais, como o Instagram ou o Twitter, as pessoas vão conviver nesses novos universos paralelos.
Como surgiu o metaverso?
O termo apareceu pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson, em 1992. Na história, o protagonista é um entregador de pizza, mas se transforma num hacker samurai quando se conecta ao mundo virtual.
Vale lembrar que diversas iniciativas já tentaram emplacar uma “vida paralela” na rede. Um exemplo emblemático é o Second Life, serviço no qual os usuários podem criar um personagem 3D para simular eventos do cotidiano.
Lançado em 2003, esse metaverso ainda está em funcionamento, mas nunca ganhou muita popularidade. Outros games, como Roblox e Fortnite, tiveram mais sorte em conquistar o público.
Para que serve o metaverso?
Os metaversos atuais estão muito ligados ao entretenimento. Por exemplo, cantores internacionais como Ariana Grande e Travis Scott já realizaram shows virtuais dentro do jogo Fortnite.
Algumas organizações, como a Microsoft, também vêm desenvolvendo ambientes imersivos para empresas. A ideia é promover reuniões de trabalho nesses espaços virtuais para os colegas interagirem com mais realismo, mesmo que estejam em home office.
Fala-se, ainda, em metaverso na educação. Numa aula de anatomia, por exemplo, os estudantes poderiam “passear” pelo interior do corpo humano.
E, acredite, tem gente até vendendo e comprando terrenos no metaverso com criptomoedas. Ou seja: esse pode ser um novo tipo de investimento financeiro.
Como funciona o metaverso?
A imersão no ambiente digital funciona a partir de diferentes tecnologias. As empresas geralmente usam recursos de animação 3D e Realidade Aumentada para oferecer uma experiência mais vívida aos participantes.
Na maioria dos casos, a sensação de mergulhar no metaverso é possível graças a equipamentos específicos, como fones de ouvido e óculos de Realidade Virtual (RV). Com esses apetrechos, é fácil se desligar do mundo lá fora.
Aí a vivência on-line não fica mais restrita à tela plana do computador ou do celular. A ideia, agora, é explorar as três dimensões, como se a pessoa estivesse “dentro” da internet.
Como participar do metaverso?
Bem, isso depende de qual metaverso você quer conhecer. Quando falamos de games, basta se cadastrar no site e criar o próprio avatar.
Como a maioria dos participantes ainda não tem óculos de RV em casa, a interação não chega a ser tão realista assim. Afinal, há a tela do dispositivo separando essa pessoa do ambiente on-line.
Quanto aos metaversos corporativos, muitos estão em fase de teste. Pode levar alguns anos até que eles estejam disponíveis ao público.
Quais são as vantagens e desvantagens do metaverso?
Toda nova tecnologia gera expectativas. Porém, elas nem sempre são alcançadas.
O metaverso tem potencial para render experiências peculiares. Imagine encontrar pessoas do mundo inteiro na plateia de um show, mas sem sair de casa. Ou, quem sabe, disputar uma partida de futebol no espaço sideral, em gravidade zero.
Esses são alguns exemplos de uso do ambiente digital. No entanto, a tecnologia está num estágio incipiente, com muita especulação e pouco resultado prático. Especialistas também temem falhas na proteção dos dados pessoais, o que abriria brecha para golpes e fraudes.
Desafios do metaverso
Para o metaverso deslanchar de vez, existem desafios econômicos e tecnológicos.
Primeiro, devemos lembrar que óculos de RV são inacessíveis para a maioria da população. Enquanto esses aparelhos continuarem caros, não haverá imersão de verdade num ambiente virtual.
A qualidade da internet é outra questão. É preciso ter uma conexão rápida e estável o suficiente para interagir on-line em tempo real. Caso contrário, o metaverso pode travar.
A chegada do 5G ao Brasil promete atenuar esse problema, mas ainda são poucas as cidades que disponibilizam rede ultrarrápida.
Por fim, podemos citar as barreiras culturais. Mesmo com tecnologia de ponta a um preço acessível, o metaverso só funciona se tiver participantes. Logo, as pessoas têm que estar dispostas a desbravar e, principalmente, permanecer por lá.
E então, tirou suas dúvidas sobre o que é metaverso? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Continue de olho no blog da Cresol para mais novidades. Até a próxima!
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