Comportamento

ENEF 2021: Planejamento, Poupança e Crédito Consciente

ENEF 2021: Planejamento, Poupança e Crédito Consciente
Tempo de Leitura: 4 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Para aqueles que desejam se educar sobre o universo das finanças, a semana mais aguardada do ano está chegando. É que os principais órgãos e entidades públicas do sistema financeiro brasileiro se reunirão em breve para realizar mais uma edição da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF).

A Semana acontece entre os dias 8 a 14 de novembro e traz palestras, cursos e oficinas com o propósito de difundir a saúde financeira entre os brasileiros. Em 2021, o tema escolhido para a iniciativa é Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira

Quer saber mais sobre o evento e a programação da sua oitava edição? Confira a seguir.

Qual é a história da ENEF?

A Semana Nacional de Educação Financeira acontece todos os anos desde 2014, quando o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) promoveu a primeiríssima edição. De lá para cá, o propósito da iniciativa pública não mudou: é educar os cidadãos sobre finanças, trazendo uma programação que aborda planejamento, orçamento e investimento.

Desde a primeira edição, a Semana oferece uma grande variedade de atividades gratuitas. Neste ano, as ações de educação financeira acontecem em dois formatos: de maneira presencial e online. 

Há desde palestras com os temas Educação previdenciária e Mentalidade financeira até propostas mais lúdicas, como o Cordel do Idoso Esperto, que acontece presencialmente na cidade de Aracaju.

Algumas atrações da ENEF 2021

A ENEF 2021 tem início na segunda-feira, dia 8, com um evento de abertura organizado pelo Banco Central do Brasil. A programação desses sete dias será intensa. Confira:

Segunda-feira: Primeiros passos para sair das dívidas

O destaque da segunda é uma palestra online voltada para aqueles que precisam de ajuda para se livrar das dívidas e trilhar um novo caminho em direção à saúde financeira. 

A palestra Primeiros passos para sair das dívidas acontece pela manhã, às 10h, e tem duração prevista de uma hora. Ela foi organizada pelo projeto social Fazendo a Diferença, do Instituto Soaper. 

Terça-feira: É possível investir com pouco dinheiro?

A tarde de terça-feira começa com um papo sobre investimento organizado pela Open Edu, uma plataforma de educação financeira.

É possível investir com pouco dinheiro? convida os participantes a conhecerem as possibilidades em torno do universo dos investimentos em uma palestra online que começa às 15h.

Quarta-feira: Cordel do Idoso Esperto

Quarta é dia de evento presencial na Semana ENEF, ação que acontece durante toda a manhã e o início da tarde, das 09h às 15h, em Aracaju, Sergipe.

O Cordel do Idoso Esperto é uma peça de teatro que aborda a temática em torno do crédito. O objetivo é conscientizar o público sobre o assunto de forma lúdica e didática. 

Quinta-feira: Finanças Comportamentais

Será que todo gesto de um investidor é racional? Quais são as implicações do comportamento humano nas finanças? Essas são perguntas em torno de um conceito que vem do meio acadêmico e dá nome à palestra que acontece na quinta-feira ao meio dia.

Finanças Comportamentais é um evento voltado para o público geral e realizado pelo Laboratório de Gestão da Universidade Federal Fluminense, o LAGESP/UFF. 

Sexta-feira: Como utilizar o crédito consciente e torná-lo nosso aliado

Não há programa melhor para a sexta do que aquele que pode mudar definitivamente a sua relação com o dinheiro – para melhor!

A palestra Como utilizar o crédito consciente e torná-lo nosso aliado acontece de 5h30 às 23h30 e foi organizada pelo analista financeiro Laércio Magalhães Caires. 

Sábado: Filhos preparados para a vida através da Educação Financeira

As crianças e os jovens vão viver um sábado transformador no dia 12 de novembro, aprendendo a poupar desde cedo.

A palestra online Filhos preparados para a vida através da Educação Financeira acontece às 15h e é uma realização do Instituto Soaper.

Domingo: Saia do Quase

Que tal fechar a semana com uma verdadeira aula sobre planejamento financeiro? A palestra Saia do Quase acontece no dia 14, de 19h às 20h, e é voltada para todos os públicos.

Educador financeiro da empresa Contas em Foco, Kayan Jackson é o palestrante da noite.

Cursos da ENEF 2021 ofertados pela Cresol

Nós, da Cresol, sabemos qual é a importância da educação financeira na vida de uma pessoa e entendemos o papel fundamental desempenhado pela ENEF há tantos anos. Por isso, o sistema de cooperativas decidiu colaborar com a iniciativa. Como? Por meio de conhecimento!

Ao longo de toda a semana, os participantes da Semana ENEF poderão assistir a cursos online e gratuitos para empoderar os participantes e os incentivarem a buscar sua saúde financeira.

Confira:

Curso Organizando as Finanças Domésticas

Quando o assunto é o orçamento doméstico, pequenas melhorias podem trazer um impacto grande ao fim de um mês ou de um ano. Afinal, ter clareza sobre as despesas e entender exatamente o que entra e o que sai é fundamental para mudar o comportamento de consumo de uma família.

Sabendo disso, a Cresol vai oferecer, de 8 a 14, um curso inteiramente online e pensado para quem precisa gerir as finanças da sua casa e não sabe por onde começar. As aulas acontecem no fim do dia, da 00h30 às 23h30.

O curso Organizando as Finanças Domésticas é gratuito. 

Curso Planejamento Estratégico e Financeiro para Pequenas Empresas

Fazer um negócio crescer é um grande desafio, mas só uma gestão financeira eficiente permitirá que uma empresa alcance o próximo patamar.

Com o objetivo de ajudar o pequeno empreendedor, a Cresol disponibilizou gratuitamente o Curso Planejamento Estratégico e Financeiro para Pequenas Empresas, uma capacitação online e gratuita que também acontece durante toda a semana, de 00h30 às 23h30. 

Curso Consumo Sustentável e Consciente

Seja pela sustentabilidade ambiental, de um negócio ou mesmo da saúde financeira pessoal, consumir de forma consciente é uma urgência. Foi por isso que a Cresol lançou um curso voltado para o público geral com o objetivo de ajudar essas pessoas a encararem o consumo de outra forma.

A capacitação acontece ao longo de toda a Semana ENEF, naquele mesmo horário: de 00h30 às 23h30. 

A participação no curso Consumo Sustentável e Consciente é gratuita. 

A Cresol está comprometida com a ENEF e convida todos a participarem do evento porque acredita que iniciativas como essas são capazes de simplificar as finanças, transformando a relação dos cidadãos com seu dinheiro.

A participação na Semana por meio do oferecimento dos cursos é mais uma prova do compromisso do sistema de cooperativas com a educação financeira

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos sobre educação financeira. Até a próxima!

Categorias: Comportamento , Educação Financeira