Homem sorrindo

Conheça a ENEF 2021: Planejamento, Poupança e Crédito Consciente

Tempo de Leitura: 4 minutos

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que saúde financeira e saúde mental caminham lado a lado. Segundo o estudo, realizado com brasileiros, 8 em cada 10 inadimplentes sentiram impacto emocional negativo como resultado do endividamento – a ansiedade foi o sentimento mais citado. 

O levantamento comprova a importância da educação financeira, processo em que o consumidor compreende o universo das finanças e seus produtos para que, informado, possa tomar melhores decisões. O resultado? Um impacto positivo nas vidas dos cidadãos e, em consequência, no futuro financeiro do país. 

Fomentar a educação financeira entre brasileiros de diferentes regiões e faixas etárias é o objetivo de mais uma edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece entre 8 e 14 de novembro de 2021, explorando os pilares do planejamento, da poupança e do crédito consciente. Conheça mais sobre a iniciativa a seguir. 

Semana Nacional de Educação Financeira: ENEF

A S&P Global Finlit Survey, pesquisa global sobre educação financeira, mostrou que os brasileiros estão atrás da média mundial quando o assunto é o nível de educação financeira de pessoas com acesso a serviços bancários. Os resultados são de 2016.

Dois anos antes, em 2014, o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) já estava tomando medidas para conscientização dos brasileiros sobre finanças. Esse foi o ano da primeira edição da Semana ENEF, que promoveu mais de 170 eventos em 21 cidades brasileiras. Desde então, ela acontece uma vez ao ano, oferecendo atividades presenciais e online de forma gratuita para promover a educação previdenciária, financeira, securitária e fiscal.

Para esta edição, a oitava, o tema escolhido pelos organizadores foi Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: PLA-PLOU-CRE e a sua saúde financeira.

Entre os realizadores da Semana, que integram o FBEF, estão as seguintes entidades públicas:

  • Banco Central do Brasil (BCB);
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Superintendência de Seguros Privados (Susep);
  • Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia (STN);
  • Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SPrev);
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc);
  • Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon);
  • Ministério da Educação (MEC).

Como participar?

Os interessados em participar da Semana ENEF já podem acessar a agenda do evento e conferir as atividades disponíveis de segunda a domingo. É possível adicionar as ações escolhidas a uma lista de interesse, clicando no ícone de estrela. Os critérios para participação variam de acordo com cada organizador.

Há ainda uma segunda forma de participar da Semana Nacional de Educação Financeira: organizando atividades! Todos os anos, os responsáveis pelo evento recebem projetos de ações antes do evento. É possível inscrever a iniciativa pelo próprio site. Afinal, educação financeira também é sobre o compartilhar conhecimentos!

Atrações da ENEF 2021

Há eventos para todos os gostos na ENEF desde ano, que abordam perspectivas diversas dentro do tripé de planejamento, poupança e crédito. Confira alguns destaques da programação:

Segunda-feira: Primeiros passos para sair das dívidas

O primeiro destaque é a palestra Primeiros passos para sair das dívidas, que acontece na segunda-feira, das 10h às 11h. Ela foi organizada pelo projeto social Fazendo a Diferença, do Instituto Soaper. O objetivo é fornecer ferramentas práticas para deixar as dívidas para trás.

Terça-feira: É possível investir com pouco dinheiro?

É possível investir com pouco dinheiro?  é uma iniciativa da plataforma de educação financeira Open Edu. Trata-se de uma palestra online voltada para aqueles que estão começando a investir. A atividade começa às 15h.

Quarta-feira: Cordel do Idoso Esperto

O destaque da quarta é um evento presencial! O Cordel do Idoso Esperto acontece das 09h às 15h em Aracaju, Sergipe, e não tem esse nome à toa. Trata-se de uma animada peça de teatro sobre o universo do crédito. A atividade promete tratar do tema de forma leve, bem-humorada e didática. 

Quinta-feira: Finanças Comportamentais

Finanças Comportamentais é o nome da palestra que acontece na quinta-feira, das 12h às 14h, na programação da ENEF. Mas é também um conceito do meio acadêmico que reflete sobre as implicações do comportamento humano nas finanças. 

Esse tema será discutido em evento realizado pelo Laboratório de Gestão da Universidade Federal Fluminense, o LAGESP/UFF. 

Sexta-feira: Como utilizar o crédito consciente e torná-lo nosso aliado

Não é preciso ter medo do crédito, basta usá-lo em nosso favor. A palestra Como utilizar o crédito consciente e torná-lo nosso aliado acontece de 5h30 às 23h30 e foi organizada pelo analista financeiro Laércio Magalhães Caires. 

Sábado: Filhos preparados para a vida através da Educação Financeira

Por que ensinar seu filho sobre responsabilidade financeira? A resposta para essa pergunta está na palestra online Filhos preparados para a vida através da Educação Financeira, voltada justamente para os jovens. A iniciativa acontece no sábado, dia 12, às 15h, e é uma realização do Instituto Soaper.

Domingo: Saia do Quase

A palestra Saia do Quase acontece no dia 14, de 19h às 20h. Educador financeiro, Kayan Jackson é o palestrante da noite e abordará o tema do planejamento para todos os públicos.

Cursos da ENEF 2021

Os participantes da Semana podem dar um mergulho ainda mais profundo na temática da saúde financeira participando de cursos que se estendem pelos sete dias. Trata-se de uma oportunidade de imersão em temas que vão desde o consumo mais consciente até às finanças empresariais.

Confira:

Curso Organizando as Finanças Domésticas

O curso online Organizando as Finanças Domésticas acontece de 8 a 4 com aulas de 00h30 às 23h30. Oferecido pela Cresol, a ação quer ajudar as famílias a cuidarem do orçamento doméstico e controlarem as despesas da casa. Depois de uma semana, os participantes terão insumos para mudar de vez o comportamento de consumo da família e poderão atingir seus objetivos.  

Curso Planejamento Estratégico e Financeiro para Pequenas Empresas

Gratuito e online, o Curso Planejamento Estratégico e Financeiro para Pequenas Empresas, também acontece durante toda a semana, de 00h30 às 23h30. Organizado pela Cresol, ele tem o objetivo de apoiar o pequeno empreendedor na construção de um planejamento eficiente que otimize a gestão financeira do negócio. Depois de uma semana, os participantes poderão planejar o futuro do negócio e tomar melhores decisões sobre investimentos, evitando a inadimplência. 

Curso Consumo Sustentável e Consciente

Você fez compras por impulso nessa pandemia? A pergunta é uma forma de refletir se você está praticando o consumo consciente, alinhado aos seus objetivos de longo prazo e sua saúde financeira. Ajudar os participantes a avaliarem seus comportamentos nesse aspecto é a proposta do curso gratuito Consumo Sustentável e Consciente, oferecido pela Cresol. Voltada para o público geral, a capacitação acontece ao longo de toda a Semana ENEF, naquele mesmo horário: de 00h30 às 23h30. 

Educar-se sobre as finanças não precisa ser um desafio. A Semana ENEF é prova de que até os temas mais complexos podem ser tratados de forma leve e didática, suscitando reflexões sobre comportamentos financeiros que podem ajudar os cidadãos a traçarem metas e atingirem seus objetivos. 

E começar é fácil: basta acessar a agenda do evento e escolher, dentre as dezenas de eventos gratuitos, aquele que melhor se enquadra à sua realidade e dê o pontapé inicial em direção à saúde financeira. Aproveite!

Leia mais