Empréstimos

Como funciona o empréstimo consignado?

Como funciona o empréstimo consignado?
Tempo de Leitura: 3 minutos

Seja para situações de emergência financeira ou para realizar um sonho ou plano, o empréstimo é uma solução que facilita a vida. Quando utilizado com consciência, se torna uma ferramenta bastante útil para muitas famílias.

Entre as opções de crédito disponíveis, uma das mais acessíveis e procuradas é o empréstimo consignado. Apesar de estar muito relacionado a aposentados e pensionistas, essa modalidade é muito mais ampla e pode oferecer excelentes possibilidades para quem busca uma solução financeira rápida e fácil.

Continue a leitura e saiba o que é o empréstimo consignado, como ele funciona e suas vantagens e desvantagens!

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado trata-se de uma modalidade de financiamento oferecido pelas instituições financeiras, na qual as parcelas de pagamento estão atreladas diretamente à folha de pagamento. Ou seja: quando você tem um empréstimo consignado aprovado, cada parcela é debitada diretamente do seu salário ou benefício quando ele é creditado na sua conta. 

Exatamente por essa particularidade, o crédito consignado é direcionado para aposentados e pensionistas do INSS, bem como trabalhadores de carteira assinada. Assim, fica fácil entender essa modalidade de empréstimo: é obrigatório que você tenha um recebimento atrelado à conta a partir da qual você vai solicitar o empréstimo. 

Dica: Crédito pessoal: tudo o que você precisa saber antes de contratar

E como funciona o empréstimo consignado?

Em termos funcionais, o crédito consignado é uma opção bastante interessante para muitas pessoas pois há uma garantia de pagamento. Isso porque o valor da parcela do empréstimo já é debitado quando o salário ou benefício cai na conta. 

Assim, o valor referente à parte do pagamento do crédito já fica pago. 

Portanto, é preciso ficar atento: ao conferir seu saldo ou extrato, saiba que o valor da parcela do empréstimo consignado diminuirá o montante dos seus recebimentos disponíveis. 

Quais as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado?

Assim como qualquer crédito, o empréstimo consignado também tem seus prós e contras. Educação financeira, planejamento e organização são a base para que esta solução não se torne um pesadelo.

Uma das vantagens do crédito consignado é a taxa de juros e o prazo para pagamento. Como ele está atrelado a um recebimento garantido, há uma tendência dos juros serem mais acessíveis. 

Outra vantagem é o formato de pagamento: você não precisa ficar se preocupando em pagar já que ele é debitado diretamente na conta

Outro benefício do empréstimo consignado é que ele deve compreender, no máximo, 35% do total dos seus recebimentos em conta. Isso permite que você tenha um controle financeiro maior, sabendo que sua renda total tende a não ser impactada em alto grau por um crédito. 

Dica: Saiba como a Cresol pode ajudar a realizar seus sonhos agora!

Entre as desvantagens dessa modalidade está a instabilidade empregatícia, principalmente para o funcionário de carteira assinada. Como o crédito está atrelado ao salário, em caso de demissões, a renda será interrompida, mas as parcelas do empréstimo consignado irão continuar sendo debitadas da sua conta.

Cuidado também com a vantagem do maior prazo de pagamento: ela pode se tornar um problema, já que a dívida tende a se arrastar por bastante tempo, comprometendo sua renda no longo prazo. 

Por fim, vale lembrar que o empréstimo consignado não permite que as parcelas sejam suspensas ou adiadas. Assim, conforme definido no contrato, todo mês, no dia escolhido, o valor será debitado da sua conta. 

Isso exige um maior acompanhamento para que tudo esteja ocorrendo de maneira correta e também estar consciente de que esse valor ficará “indisponível” para outros usos por um período. 

Outra questão é que ter a carteira assinada ou ser servidor público não garante que você terá a chamada “margem consignável” à disposição. Assim como qualquer modalidade de crédito, uma análise é feita para verificar qual valor você terá à disposição. 

Crédito consignado na Cresol

Aqui na Cresol, entre diversas opções de crédito, você que é servidor público, aposentado, pensionista ou assalariado, encontra o empréstimo consignado à disposição. A maior vantagem é que, além de ter acesso ao valor do crédito, você também aproveita todos os benefícios de uma cooperativa de crédito completa. 

Ficou interessado e quer saber mais? Procure a agência mais próxima e converse com nossos gerentes!

Categorias: Empréstimos , Soluções Financeiras