Comportamento

Economia do Brasil: o cenário em 2022

Economia do Brasil: o cenário em 2022
Tempo de Leitura: 3 minutos

A retomada das atividades em todo mundo é um dos grandes marcos para este ano de 2022. Após dois anos desde a identificação do primeiro caso da Covid-19, as restrições de isolamento perderam força e essa medida impactou diretamente no desempenho da economia. E, é claro, o dia a dia dos brasileiros. Mas, o que esperar do cenário da economia do Brasil em 2022?

Quais são os fatores de risco — passados, atuais e previstos — que podem levar a mudanças na economia? Ainda, de forma prática, como ficam as taxas de juros, inflação, entre outras questões?

Estar por dentro dessas informações permite que você possa organizar suas finanças pessoais para evitar imprevistos e problemas futuros. Continue a leitura e fique por dentro!  

Quais as projeções da economia brasileira em 2022?

economia brasileira em 2022

O ano de 2022 iniciou com forte retração econômica. Mas, o que isso quer dizer? Em resumo, significa que não houve crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) e, até mesmo, um recuo dos índices. 

Apesar da alta apresentada em 2021, resultado do início e do avanço da vacinação, em 2022 a economia sofreu impactos de fatores externos imprevisíveis, como a Guerra da Ucrânia

No entanto, é importante observar que as mudanças e transformações têm se tornado cada vez mais intensas, o que caracteriza uma necessidade constante de ajustes. 

Dica: Inovações no setor financeiro: conheça as mais importantes dos últimos anos

A economia em 2022 busca frequentemente por novas maneiras de lidar com esse ambiente volátil. Todavia, esse movimento gera incertezas para o mercado, provocando altas de juros e, muitas vezes, desvalorização do poder de compra do brasileiro. 

Em todo esse cenário, alguns fatores se destacam por terem mais impacto na economia. 

Covid-19

Apesar de estarmos vendo a luz no fim do túnel, muitas consequências da pandemia ainda serão sentidas. No âmbito financeiro, o fim dos incentivos por meio dos auxílios governamentais faz com que as pessoas deixem de consumir e isso leve à alta dos preços, retroalimentando esse ciclo.

O setor de serviços, em especial, pode levar um tempo maior para apontar sinais de recuperação, enquanto o varejo — ainda que de forma tímida — já registra avanços. 

Dica: Conheça mais sobre taxas de juros: tipos e como são calculadas

Cenário sócio-político

A sociedade tem deixado de ser um organismo passivo e buscado cada vez mais seus direitos, além de se posicionar de forma ativa nas decisões políticas. Esse movimento também tem seus reflexos econômicos, visto que a pressão popular pode alterar esse fluxo.  

Assim, se costumávamos observar as alterações políticas com um distanciamento em relação à realidade ou que seu impacto seria sentido apenas no médio e longo prazo, agora vivemos um momento diferente: a globalização das informações em tempo real faz com que as reações sejam instantâneas.

Dessa forma, é natural que o cenário sócio-político gere movimentações na economia em 2022.

Eleições

O processo eleitoral é a expressão máxima da democracia de um país. Aqui no Brasil não é diferente: a decisão tomada pelo povo tem o poder de mudar a vida de todos. E ainda mais: a escolha do novo governante do nosso país também tem seus reflexos na relação do Brasil com os demais países. 

Por fim, tudo isso traz efeitos na economia em 2022: seja nas decisões que serão tomadas posteriormente, seja no que será adiado.  

Conte com a Cresol

Já falamos aqui como o cooperativismo é um modelo de sociedade, em especial, financeiro, que busca unir forças em prol do bem comum. Se avaliarmos as perspectivas e tendências para a economia em 2022, é notável que fazer parte de uma cooperativa de crédito é uma excelente alternativa para lidar com esse novo cenário. 

Aqui, os resultados são distribuídos valorizando as movimentações financeiras de cada cooperado, além de possibilitar a participação ativa nas decisões da cooperativa. Tudo isso com todas as soluções financeiras de uma instituição financeira completa.  

É mais conveniência, controle e segurança para você organizar suas finanças da melhor maneira! 

Em nosso blog, nossas redes sociais e em nosso site, você sempre encontra informações atualizadas que ajudam você a ficar por dentro do cenário econômico, além de dicas incríveis para você ter cada vez mais organização financeira para realizar sonhos e planos. 

Ah, e você pode se cadastrar para receber tudo isso diretamente no seu email!

Vem junto. Somos a Cresol!

Categorias: Comportamento , Economia Local