5 dicas para organizar sua vida financeira em 2020

5 dicas para organizar sua vida financeira

Tempo de Leitura: 3 minutos

O final do ano chegou e com ele alguns gastos extras vêm à tona para bagunçar sua vida financeira, entre eles: as despesas com IPTU e IPVA, a renovação dos seguros do carro e da casa, os presentes de Natal, as compras de material escolar para quem tem crianças e a revisão do carro para quem vai viajar.
Esses gastos afetam principalmente os três primeiros meses do ano e podem comprometer significativamente a saúde econômica de quem já está trabalhando sem muita folga. Por isso, o ideal é começar a se preparar desde antes, guardando um dinheirinho extra ou buscando alternativas para diminuir os gastos.
Com o intuito de te ajudar nessa missão nós elaboramos uma lista com sugestões que podem ajudar. Confira!

1. Ano novo com a vida financeira em dia

O primeiro passo é colocar tudo no papel, entenda como estão suas contas hoje, como elas vão estar nos próximos três meses e como esses gastos extras de início de ano vão impactar sua saúde financeira. Já coloque na ponta do lápis quais vão ser esses gastos extras e quanto cada um deles vai custar.
A partir dessa comparação, elabore um plano de ação, cortando as despesas que podem ser deixadas para depois e pensando em alternativas mais econômicas. Se ainda assim a conta não fechar, você pode buscar uma renda extra no período de férias ou considerar um financiamento de curto prazo.
Lembre-se, o importante é estar ciente da sua situação e pesquisar a melhor forma de resolvê-la, dessa forma você evita tomar decisões impulsivas quando já estiver com a conta negativa e menos opções de escolha na mão.

2. Organize atividades alternativas para o período de férias escolares

As férias escolares chegaram e, com isso, algumas mudanças na rotina de casa. Para fugir das colônias de férias, atividades alternativas podem te ajudar a poupar. Tem família por perto, tente organizar para seus filhos ficarem lá. Seus pais moram no interior? As crianças vão amar ter tanto espaço para correr. Conhece outros pais na mesma situação que você? Vocês podem se organizar para alternar seus períodos de férias durante o recesso escolar.
Se as crianças já tem idade para ficarem por casa, elabore atividades para mantê-los ocupados, você pode planejar um piquenique no parque, propor um projeto de leitura na biblioteca municipal, organizar visitas para amiguinhos e sessões de cinema em casa.
Todas essas atividades custam pouco e ainda garante um bocado de diversão.

3. Vai viajar? Não esqueça de revisar o orçamento

Está contando os dias para sua viagem em família? É sempre bom, não é mesmo? Se esse é o seu caso, nossa sugestão é que você revise seus planos e seu orçamento para entender se está tudo certo.
Uma boa dica é fazer essa revisão de gastos antes da viagem, dessa forma você consegue ajustar o que for necessário sem precisar se preocupar com isso nos seus dias de descanso.
Esse tempo em família para renovar as energias é muito importante e não precisa ser maior do que o seu orçamento. Se você quer saber como viajar gastando pouco, nós temos um artigo todo cheio de dicas para te ajudar.

4. Faça uma faxina na sua vida financeira

Aproveite o clima de renovação que acompanha esse período para focar também na sua vida financeira. Avalie o ano que passou e veja o que pode ser melhorado, defina o que você quer para sua vida financeira no ano que vem e pense de que forma você pode alcançar esse objetivo.
Olhe para as despesas que podem ser evitadas ou diminuídas, avalie se você está fazendo boas compras e comece, se você ainda não tem, um plano para guardar e investir uma parte da sua renda.

5. Envolva toda família

Organizar a vida financeira é um exercício tão legal e importante que deve ser estendido para toda família, por isso, envolver as crianças é ainda mais importante. A educação financeira deve começar desde cedo, para evitar problemas futuros.
Além do mais, com todo mundo envolvido e sabendo a importância de cada decisão, evitar gastos indevidos e alcançar os objetivos estabelecidos fica muito mais fácil. Com um ajudando o outro, trocar de carro, reformar a casa ou organizar aquela sonhada viagem em família pode estar mais perto do que você imagina.

Para finalizar

Acreditamos que com planejamento e determinação, organizar as contas de final de ano e começar 2020 com o orçamento em dia pode ser menos complicado do que você imagina.
Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado a organizar esse período de mudanças, gastos extras e renovações. Se, assim como nós, você também adora ler sobre educação financeira, não vá embora sem assinar nossa newsletter.

A Cresol Central SC/RS deseja um ótimo Natal e um Ano Novo incrível para você e toda sua família.

Leia mais