Quer reformar a casa gastando menos e com uma obra mais rápida? Confira as dicas!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Se preferir, ouça a narração deste artigo:

Reformar a casa pode se tornar uma tarefa complicada se você não seguir alguns passos importantes.

É comum que a obra atrase ou o orçamento fique maior a cada dia — mas, com um planejamento bem definido e uma boa escolha de materiais e funcionários, a chance de o resultado ficar perfeito é enorme.

Neste artigo, você verá 8 dicas para realizar a reforma da sua casa de forma eficiente, o que significa menos tempo e menores custos para seu bolso. As dicas serão:

8 Dicas para reformar sua casa sem dor de cabeça
Dicas para reformar sua casa

Continue a leitura e confira como reformar sua casa sem dores de cabeça!

1. Faça um projeto para reformar a casa

Antes de contratar uma empresa ou comprar os materiais, você precisa saber exatamente o que deseja reformar.

Esse cuidado é fundamental para não gastar mais do que o necessário, pois é comum que algumas obras comecem sem um planejamento detalhado e, por isso, deixem a impressão de que nunca vão ter fim.

Dica: Contratar crédito: o que é preciso e como escolher a melhor opção?

O projeto não precisa ser muito complexo, mas deve detalhar todas as etapas. Em uma planilha ou folha de papel, escreva a data inicial da obra, sua duração e os custos estimados. Esse material será apresentado aos profissionais no processo de escolha e servirá como base para o orçamento final.

2. Defina o orçamento 

Assim como o projeto deve ser preparado anteriormente, também é necessário estabelecer a quantia que você tem disponível para gastar.

Isso vai facilitar a busca por profissionais e materiais, já que você saberá o que se encaixa em sua realidade e poderá negociar os custos com os fornecedores.

Dica: 10 dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores

É importante seguir o orçamento à risca, para evitar um aumento no custo da obra.

Lembre-se de que algumas contas, como de água e luz, podem sofrer acréscimos durante o serviço (devido ao crescimento do uso). Portanto, essas observações devem ser adicionadas ao limite de gastos e ao seu orçamento mensal.

Dicas para reformar sua casa - Peça cotações
Dicas para reformar sua casa – Peça cotações

Uma opção é pedir cotações a empresas diferentes, com base no seu projeto de reforma. Os valores apresentados são indicativos de qual é a média do mercado para os serviços que deseja. Muitos profissionais não cobram para realizar um orçamento e, com um maior número de alternativas, é possível negociar descontos na mão de obra.

Leia mais: Reserva de emergência: entenda o que é e como fazer a sua

3. Planeje-se financeiramente

O custo da obra é, sem dúvidas, um dos pontos que mais gera dor de cabeça durante a reforma da casa. Planejar-se com antecedência pode diminuir a quantidade de problemas e garantir dias de mais tranquilidade enquanto os serviços são realizados.

Planejar é o primeiro passo para realizar seus sonhos! Confira o vídeo abaixo:

Economize por alguns meses para ter uma disponibilidade financeira maior na obra. Vale lembrar que ela impactará seu orçamento mensal, então é importante se certificar de que há capital suficiente para completá-la, sem interrompê-la na metade.

Dica: 5 dicas para fazer um bom uso do 13º salário

Não deixe de manter uma reserva de segurança, que deve fazer parte do seu patrimônio total. Esse valor é utilizado em imprevistos, como uma batida de carro, ou para pagar as contas por alguns meses em caso de demissão ou saída do emprego.

Algumas reformas podem ser emergenciais, como a correção de vazamentos, sendo que essa reserva funciona como garantia.

Dica: Crédito pessoal: saiba como usá-lo

4. Contrate bons profissionais

Escolher os profissionais responsáveis pela reforma é uma das tarefas mais importantes do planejamento. O valor da mão de obra subiu nos últimos anos, o que encarece o serviço, mas não adianta contratar os mais baratos ou reduzir o número de funcionários, já que isso pode fazer a diferença no resultado.

Dica: Como avaliar se uma taxa de juros é atrativa?

É fundamental pesquisar com antecedência para encontrar o melhor custo-benefício entre preço e qualidade.

Aqui, as recomendações de amigos e conhecidos são muito válidas, pois você conhecerá o trabalho antes de contratá-lo. Não deixe, ainda, de verificar se a empresa tem avaliações na internet e confirmar sua capacitação.

5. Compre materiais de qualidade

A ideia de uma reforma é corrigir problemas estruturais ou adequar a casa ao gosto de seus moradores.

Para não ter dores de cabeça alguns meses depois da obra, escolha marcas de qualidade e confiança — ou faça tal exigência aos funcionários contratados, caso eles sejam responsáveis por essa parte.

Dicas para reformar sua casa - Materiais
Dicas para reformar sua casa – Materiais

Comprar bons materiais também é sinônimo de segurança, já que estamos falando do local onde vivem você e sua família. Confirme que não há perigos de incêndio por conta de uma sobrecarga elétrica, por exemplo. O barato, no fim das contas, pode sair muito caro!

6. Estabeleça um cronograma

Depois de contratar os profissionais, defina um cronograma para a reforma. Provavelmente, a empresa informará o tempo necessário para completar a obra, mas é importante colocar isso no papel e estipular um prazo, já que atrasos significam custos adicionais e mudanças no orçamento.

Com o calendário definido, você é capaz de planejar melhor sua rotina para acompanhar os trabalhos. Além disso, se a obra for externa, atente para as condições climáticas e evite os períodos de chuva.

Também é interessante fugir dos períodos de Natal e Ano Novo, já que pode ser mais difícil encontrar profissionais disponíveis.

7. Não tenha pressa

Chegamos a uma dica importante, pois a busca pela reforma mais rápida pode estourar o orçamento e comprometer seu resultado.

Portanto, fuja dos funcionários que fazem tudo e procure por pessoas especializadas. Alguns serviços, como pintar a parede e trocar o piso, não podem ser realizados simultaneamente.

Dica: Qual é a hora certa de mudar de casa e como se planejar para isso?

É fundamental combinar os prazos e adequá-los à sua rotina, pois é possível que você tenha que mudar de cômodo durante a reforma ou até sair de casa por alguns dias, por conta da poeira e da sujeira. Assim, a probabilidade de atrasos se torna menor e a obra será concluída mais rapidamente.

8. Lembre-se dos imprevistos

Mesmo depois de montar o cronograma e estabelecer todos os prazos, são grandes as chances de imprevistos ocorrerem durante a reforma. É importante você se preparar para isso, pois eles podem ser menores (como a quebra de um piso) ou maiores (no caso de um cano perfurado).

Dicas para reformar sua casa - Imprevistos
Dicas para reformar sua casa – Imprevistos

Alguns transtornos são comuns e estarão presentes em sua obra, principalmente se ela acontecer em larga escala. Haverá uma circulação maior de pessoas e muita sujeira no chão, o que é um inconveniente. Porém, lembre-se de que o objetivo é chegar a um bom resultado — e todos esses fatores fazem parte do pacote.

O planejamento é a dica mais importante para reformar a casa e deve ser seguido em todas as etapas da obra.

Portanto, é essencial deixar tudo combinado com a empresa responsável, o que evita problemas e dores de cabeça. O objetivo é encontrar o melhor custo-benefício e, claro, deixar a casa do jeito que você projetou.

Qual o seu sonho? Seja qual for, a Cresol está pronta para te ajudar a realizá-lo!

Gostou das dicas? Então compartilhe este texto com seus amigos para juntos ajudarmos mais pessoas!

Leia mais