Dia Mundial do Café: uma paixão que move o mundo
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
Na mesa do café da manhã, depois da refeição, no meio da tarde, não existe um horário certo para tomar um bom cafezinho. Seja carioca, pingado, cappuccino, americano, descafeinado ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.
Tem quem tome o dia todo e aqueles que não gostam, mesmo assim, ele continua sendo soberano na vida da população.
Um levantamento da Embrapa divulgado em 2023 estima que, anualmente, são consumidas 170,3 milhões de sacas de 60kg de café no mundo todo. Aqui no Brasil, dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) indicam que o consumo do grão entre novembro de 2021 e outubro de 2022 chegou a 21,3 milhões de sacas, o que coloca o país como o segundo maior consumidor de café do planeta.
Com esses dados, o café tornou-se a segunda bebida mais consumida mundialmente, perdendo apenas para a água. A paixão pelo café é tão grande que até ganhou uma comemoração especial: em 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café!
Saiba mais sobre a data, formas de preparo e outras curiosidades relacionadas à bebida no artigo de hoje. Boa leitura!
Índice
A lenda do café
Há muitas lendas a respeito do surgimento do café. A mais significativa é datada do século IX, na região de Kaffa, nas terras altas da Etiópia, por um pastor de cabras chamado Kaldi.
De acordo com a história, o jovem pastor observava suas cabras comerem os frutos vermelhos de um arbusto na encosta de uma montanha e, em seguida, elas ficavam frenéticas, saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias sem demonstrar sinais de cansaço.
Kaldi passou a alimentar as suas cabras com esses frutos vermelhos e logo resolveu experimentar. Ao perceber que estava mais alegre e bem-disposto, levou um ramo do arbusto para o monastério local e contou sua história para um monge.
O monge declarou que aquilo era obra do diabo e queimou o ramo no pátio do monastério.
Intrigado pelo aroma dessa queima, outro monge mais velho colheu as cinzas e fez uma infusão. Além do incrível aroma exalado na preparação, ele percebeu que a bebida lhe deu energia e acabou com o sono que sentia durante as orações matinais. Os relatos se espalharam rapidamente e todos queriam provar os frutos vermelhos.
Logo, o café conquistou o mundo, porém, nessa época, o grão era cultivado a sete chaves pelos árabes, e países como Alemanha, França e Itália buscavam desesperadamente uma forma de ter um café para chamar de seu. Quando os holandeses finalmente conseguiram algumas mudas, o plantio do café se espalhou.
Origem do Dia Mundial do Café
Assim como a origem da bebida, não há registros de quando foi celebrado o primeiro Dia Mundial do Café. Mas a data tem o objetivo de homenagear essa bebida tão querida em todo o planeta. No Brasil, apenas 5% das pessoas não gostam de café, segundo uma pesquisa feita em 2021 pelo Instituto Axxus com o apoio da ABIC.
O café conquista tanta gente que tem até outras ocasiões para lembrá-lo. Em 2014, os membros da Organização Internacional do Café (ICO, na sigla em inglês) se uniram para criar o Dia Internacional do Café, comemorado pela primeira vez no dia 1º de outubro de 2015. Existe também uma data nacional alusiva à bebida, festejada em 24 de maio.
Já conhece a nossa websérie, Expedição Cresol? No segundo episódio, que você pode conferir logo abaixo, contamos a história do premiado Café Sophia, produzido pela nossa cooperada Larissa Sodré de Paula. Os demais episódios estão no nosso canal do YouTube. Não perca!
O café e a sustentabilidade
A sustentabilidade ganha cada vez mais espaço nos debates relacionados à produção e consumo de café. A preocupação é garantir que a bebida possa continuar chegando às pessoas sem gerar impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente.
Nesse cenário, as empresas e indústrias têm investido em práticas ESG (Environmental, Social and Governance). Essa abordagem busca conciliar o lucro com a responsabilidade social e ambiental por meio de diferentes ações, incluindo boas práticas agronômicas, relacionamento com a comunidade e incentivo ao consumo consciente.
A produção de café sustentável é baseada em regulamentação própria, com orientações que vão desde a origem dos grãos até a qualidade do produto final. Os produtores que atendem aos requisitos podem certificar seus produtos em programas específicos, assegurando que preservam o meio ambiente.
A parceria com outros cafeicultores, empresas e instituições de ensino e pesquisa também pode ajudar a planejar novas soluções para tornar a produção e o consumo de café ainda mais sustentável.
Vale lembrar que quem não produz, mas bebe café, pode fazer a sua parte! É possível contribuir buscando marcas que se preocupam com a sustentabilidade, além de evitar o uso de copos descartáveis, por exemplo.
Uma rotina equilibrada começa com um cafezinho!
Já tomou o seu cafezinho hoje? Aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma série de nutrientes. Seu principal composto ativo, a cafeína, é responsável por estimular o sistema nervoso, manter a atenção, o bom humor, ajudar no processo de respiração e de digestão.
O consumo regular do café, além de auxiliar na prevenção do Alzheimer e da doença de Parkinson, contém substâncias antioxidantes que eliminam os radicais livres e defendem o sistema imunológico.
A bebida também alivia o estresse, reduz a glicose e a insulina, auxilia a liberação de gordura no corpo, diminui a fadiga dos músculos respiratórios, ameniza os sintomas da depressão, melhora a visão e aumenta a expectativa de vida.
O grande segredo para o consumo saudável de café é o equilíbrio. Segundo pesquisas, o consumo diário indicado é de até 400 mg (cerca de quatro xícaras de café coado).
A recomendação é não adoçar, assim você garante o sabor e aroma originais. Além disso, é importante lembrar que o alto consumo de açúcar pode gerar aumento de peso, diabetes, colesterol, triglicerídeos, desregular o funcionamento do intestino e aumentar o cansaço físico.
Diferentes formas de preparo do café
O café coado é um antigo conhecido dos brasileiros. Conforme pesquisa do Instituto Axxus, essa é a maneira mais usada no país para preparar a bebida. Mas você sabia que existem outras formas para aproveitar a delícia? Cada método garante sabor e aroma específicos.
Conheça alguns deles:
Café coado
O café coado é feito com o uso do filtro de papel, de pano ou por meio da cafeteira. Esse método é rápido e prático, pois é necessário apenas adicionar o pó de café e despejar a água quente. O resultado é uma bebida mais leve, pois os resíduos ficam no filtro.
Espresso
Os grãos moídos na hora e o jato de água quente pressurizada garantem o sabor encorpado e intenso do espresso, além de um aroma inconfundível. Para prepará-lo, é preciso o auxílio de uma máquina específica, que aplica a pressão ideal sobre o café (de 9 bar ou mais).
Cafeteira italiana (ou moka)
Assim como o espresso, o princípio para fazer o moka é a água pressurizada. O processo é simples: com a cafeteira italiana, água, grãos em moagem média e calor (o fogão de casa, por exemplo), você pode preparar esse cafezinho, que tem sabor mais forte e delicioso.
Prensa francesa
O café na prensa francesa é feito a partir da infusão dos grãos (moídos mais grossos) com água quente. Depois de misturar esses elementos e aguardar cerca de três a quatro minutos, basta baixar o êmbolo (que faz a filtragem) e saborear uma bebida suave e com muitos aromas.
Café turco
Com origem no Oriente, esse café encorpado e aromático é preparado com o cezve (ou ibrik), um recipiente especial para a bebida, e especiarias. Diferente dos outros métodos, o café turco não é filtrado. Por isso, o grão precisa ser moído bem fininho para não atrapalhar a degustação.
Café ao redor do mundo
Que os brasileiros amam um cafezinho a gente já sabe. O consumo médio anual no país é de 835 xícaras por pessoa, conforme levantamento da Euromonitor. O Brasil também se mantém como o maior produtor e exportador do grão ao nível mundial, de acordo com a ICO.
Mas não é só aqui que a bebida é apreciada. Cada lugar tem hábitos e características distintas na hora de produzir ou saborear o café.
A Colômbia, conhecida pela qualidade de seus cafés, é a terceira maior produtora do grão no planeta. Por lá, um dos preparos que agrada moradores e turistas é o café adoçado com “panela”, um extrato do caldo da cana-de-açúcar não filtrado.
Outro exemplo é a Etiópia. O café é tão importante para a cultura do país que há um ritual especial para o preparo da bebida. A cerimônia é conduzida por mulheres e começa com a torra dos grãos, em um momento de celebração e união.
Foi também no outro lado do oceano que surgiram as primeiras cafeterias. Os registros dão conta de que a Turquia abrigou o primeiro estabelecimento dedicado ao consumo de café, ainda no século XV. O hábito foi se espalhando e hoje conquista inúmeras pessoas em todo o planeta.
Curiosidades sobre o café
Quer saber mais sobre o café? Confira a lista com 10 curiosidades que separamos:
1. O primeiro ‘Rei do Café’ conhecido no mundo é o francês Henrique Dumont, pai de ninguém menos que Santos Dumont.
2. Na Turquia, a cultura do café era algo tão sério que foi incluído na legislação uma cláusula que permitia as esposas de pedirem o divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota do produto.
3. Existem mais de 25 tipos de café. Os mais populares são Robusta, com teor de cafeína mais elevado, e Arábica, com sabor suave e menos cafeína.
4. Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.
5. Cafeomancia é a adivinhação do futuro através das borras de café.
6. São Paulo tem um dos maiores cafezais urbanos do Brasil, são mais de dois mil pés de café arábica plantados em sistema orgânico.
7. O mais importante banco de germoplasma de café do Brasil fica em Campinas, no interior paulista, onde são preservadas 15 espécies das 126 existentes no mundo.
8. Os efeitos da cafeína surgem 10 minutos após o primeiro gole. Em 45 minutos, o café já nos deixa mais alerta.
9. O café só amadurece enquanto estiver no pé, se tirar antes da hora, pode esquecer.
10. A cafeína pode manter seu efeito de três a cinco horas no organismo.
Aproveite o seu café com as dicas da Cresol
E aí, gostou de saber mais sobre o Dia Mundial do Café? Enquanto saboreia o seu cafezinho diário, aproveite para acessar mais conteúdos que publicamos no blog da Cresol. Escrevemos sobre economia, educação financeira e tantos outros temas.
Obrigado pela companhia e até breve!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.