Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito: um sistema de esperança em tempos de incertezas

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito: um sistema de esperança em tempos de incertezas

Tempo de Leitura: 2 minutos

As Cooperativas de Crédito transformam o mundo através dos serviços financeiros acessíveis e do impacto que exercem em seus cooperados e na comunidade em que estão inseridas. No mundo, existem cerca de 89 mil cooperativas financeiras, que agregam aproximadamente 260 milhões de associados em 177 países, que seguem o modelo cooperativista. Para consolidar a importância do cooperativismo de crédito no mundo, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) estabeleceu, em 1948, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). A data é celebrada na terceira quinta-feira de outubro e está em seu 72º ano dedicando-se ao fortalecimento das soluções cooperativistas financeiras nas comunidades do mundo inteiro. 

Todo ano, o Woccu estabelece um tema para incentivar as cooperativas a compartilharem histórias sobre como estão fornecendo serviços financeiros, orientação e auxílio para os membros e comunidades superarem os obstáculos diários, perdas inesperadas ou desastres. E em 2020, o tema é ‘Inspirando esperança para uma comunidade global’. Em meio a um ano atípico com a pandemia do novo coronavírus, a temática visa mostrar que as cooperativas de crédito de todo o mundo fornecem esperança através de seus serviços. Mesmo diante de tantos desafios, as cooperativas continuam prestando um alto nível de serviço aos seus cooperados e demonstraram generosidade às comunidades locais. 

Compreendendo o Cooperativismo de Crédito

Quando você se associa a uma Cooperativa de Crédito, garante acesso a benefícios que promovem o desenvolvimento econômico e social de todos. Vamos imaginar que você é um trabalhador do ramo de transportes e precisa melhorar o seu caminhão sem gerar dívidas exorbitantes. Quando você é um associado da Cresol, consegue condições melhores que a dos bancos, como crédito facilitado e preços baixos. Dessa maneira, você melhora a qualidade do seu trabalho e economiza para investir em melhorias nos serviços ofertados. 

Na Cooperativa, você economiza para realizar os seus sonhos sem complicação. A Cresol oferece uma ampla linha de empréstimos que te ajudam a tirar os planos do papel sem deixar de lado a organização financeira. A Cresol também se preocupa com você, seus entes queridos e seus bens, por isso, oferece diversos seguros, que cabem no bolso, para proteger e tranquilizar aqueles que você mais ama. Além disso, com os planos de Previdência Complementar da Cresol Coopera Prev, você garante uma aposentadoria mais tranquila.

Economizando, você investe na comunidade local. Com dinheiro no bolso e a tranquilidade de ser um associado da Cresol, você pode aproveitar aquele dinheiro que poupou para comprar os produtos dos pequenos comerciantes da sua comunidade, assim você mantém a economia local ativa e garante que os lojistas possam investir em capacitação e melhorias para o seu negócio. Dessa maneira, o Cooperativismo de Crédito movimenta a economia, conecta e ajuda os associados e comunidade a prosperarem. Unindo as pessoas por meio do Cooperativismo de Crédito,  a Cresol transforma vidas!

Leia mais