Cooperativas de Crédito

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito: Trazendo esperança à comunidade global

Tempo de Leitura: 3 minutos

A terceira quinta-feira de outubro sempre é dedicada ao Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). A data serve para divulgar e enaltecer esse movimento, mostrando como as ações do cooperativismo impactam comunidades ao redor do globo.

Dica: O que é cooperativismo: entenda esse modelo de negócio

Em 2020, a iniciativa toma o gancho da crise sanitária mundial para trazer uma mensagem positiva: é possível ter esperança no futuro. Siga conosco para conferir os detalhes.

Tema do DICC 2020: Trazendo esperança à comunidade global

O tema do DICC 2020 foi escolhido pela Credit Union National Association (Cuna, dos Estados Unidos) e pelo World Council of Credit Unions (Woccu). As entidades alegam que este ano tem sido desafiador para muitos países, frente às dificuldades econômicas e sociais decorrentes da pandemia de Covid-19. Ainda assim, as cooperativas de crédito mantêm-se como uma referência sólida em tempos de incerteza.

Fiéis a princípios como a ajuda mútua e o interesse pela comunidade, essas organizações continuam a oferecer serviços financeiros a quem precisa. Por isso, têm papel fundamental no apoio aos trabalhadores afetados pela crise. O cooperativismo mostra que, com união, é possível enfrentar a tempestade e até sair mais forte do outro lado.

Dica: Cooperativismo de crédito: 5 impactos positivos para a sociedade

Sendo assim, nada mais natural que reforçar esse recado de otimismo. O tema “trazendo esperança à comunidade global” propõe uma conversa sobre as alternativas possíveis, isto é, os caminhos que levam à prosperidade apesar de todos os obstáculos.

Para comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito 2020, diversos grupos realizarão atividades ao redor do mundo. Os participantes do movimento cooperativista também estão convidados a contar, nas redes sociais, histórias inspiradoras sobre sua própria realidade. 

Dica: A comunicação nos dias atuais

Números do cooperativismo no Brasil e no mundo

A Organização Internacional de Cooperativas de Indústria e Serviço (ACI) aponta que existem 1,2 bilhão de cooperados no mundo. Apenas no Brasil, são cerca de 50 milhões de pessoas que dependem do sistema, direta ou indiretamente, para conseguir trabalho ou renda.

Leia mais: A importância do cooperativismo para a geração de empregos

As cooperativas de crédito se destacam no cenário brasileiro. Esse ramo está presente no país desde 1902, quando a atividade teve início na cidade de Nova Petrópolis/RS. De lá, o modelo colaborativo de gestão financeira se espalhou por todas as regiões.

Dica: História do Cooperativismo: como o sistema influenciou na criação da Cresol

Hoje contamos com 873 cooperativas de crédito no Brasil, que registram um número superior a 12 milhões de cooperados. Os dados são do Sistema OCB.

Confira o infográfico abaixo para entender melhor os números do cooperativismo no Brasil e no mundo:

Dia Internacional das Cooperativas de Crédito: Trazendo esperança à comunidade global

Para você ter uma ideia, em 594 municípios essas são as únicas instituições financeiras com sede ou posto de atendimento presencial. Isso significa que o modelo contempla inclusive as populações que não têm acesso aos grandes bancos. 

Leia mais: Entenda a importância das cooperativas de crédito para o crescimento do mercado

Os indicadores de desempenho também são positivos. No último ano, o patrimônio líquido total das cooperativas de crédito foi de R$ 41,1 bilhões. Ainda, registrou-se R$ 2 bilhões em sobras do exercício – dinheiro que é repartido entre os cooperados, em quantidade proporcional às cotas-partes de cada um. 

Por que se associar a uma cooperativa

Que tal aproveitar a ocasião do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito para levar nossos princípios mais longe? Uma boa maneira de fazer isso é divulgando os motivos de se tornar um associado. Entre eles, destacamos:

Leia mais: Saiba como fazer parte de uma cooperativa

Gestão democrática

Quem ingressa numa cooperativa vira um dos “donos” do empreendimento. E todos os participantes têm igual poder de voto nas assembleias, independentemente da quantidade de cotas adquiridas. Ou seja: o poder de decisão não está nas mãos de quem tiver mais capital. Qualquer pessoa pode manifestar sua opinião, contribuindo para decidir como os recursos serão aplicados.

Dica: Cooperativa de crédito: o que é e como funciona

Atuação em prol da comunidade

Outra diferença das cooperativas de crédito para os bancos tradicionais é que a filosofia cooperativista se baseia no desenvolvimento local. Parte-se da ideia de que o sucesso do vizinho ajuda no nosso próprio crescimento. Afinal de contas, quando a comunidade tem meios para investir, os negócios prosperam e as oportunidades de emprego aumentam. No fim, todos ganham.

Dica: Descubra os benefícios de fazer parte de uma cooperativa de crédito

Potencial de crescimento pessoal

Além do acesso ao crédito com taxas reduzidas, os associados conseguem outras vantagens. Eles podem participar de palestras, oficinas e cursos de capacitação, por exemplo. Essa é uma forma de qualificar o trabalhador, abrindo espaço para voos cada vez mais altos.

E então, vamos juntos comemorar o DICC 2020? Ajude a espalhar a esperança do cooperativismo pelo mundo!

Categorias: Cooperativas de Crédito , Cooperativismo