Dia das Mães: conheça origem e curiosidades sobre a data
Se preferir, ouça a narração deste artigo:
O Dia das Mães é celebrado no Brasil no segundo domingo do mês de maio. Como o nome sugere, a data é uma forma de homenagear a figura materna e todos os sentimentos envolvidos na relação entre mães e filhos.
Além de um dia dedicado à expressão do amor, a data também é importante para os negócios, ajudando a aumentar as vendas no primeiro semestre do ano.
Fique conosco e conheça a história e as curiosidades que envolvem essa comemoração.
Índice
A origem do Dia das Mães
O Dia das Mães teve origem no início do século XX, nos Estados Unidos. Tudo começou nos anos 1850 com o trabalho de Ann Jarvis, uma ativista que atuava para combater a mortalidade infantil na comunidade onde morava.
Ann Jarvis era uma das voluntárias que ensinava cuidados básicos para as famílias com o objetivo de prevenir doenças como febre tifoide, tuberculose e cólera, comuns na época. Depois disso, ela se dedicou ao cuidado de soldados feridos na Guerra Civil Americana.
Diante das perdas que vivenciou, a ativista tinha planos de criar uma data para homenagear a dedicação das mães à sociedade. Ela própria havia perdido nove de seus 13 filhos. Contudo, Ann acabou morrendo antes disso, no dia 9 maio de 1905.
O sonho foi então levado adiante por sua filha, Anna Jarvis, que decidiu criar a data como forma de homenagear a própria mãe.
A primeira celebração do Dia das Mães aconteceu em 1908, com um memorial criado por Anna Jarvis em homenagem à Ann. A atuação da filha mobilizou outras pessoas e, em 1910, a comemoração foi oficializada em seu estado, a Virgínia Ocidental.
Em 1914, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a criação do Dia das Mães no país, estabelecendo o segundo domingo de maio para a comemoração da data.
Como o Brasil celebra o Dia das Mães?
O Dia das Mães começou a ser celebrado no Brasil alguns anos após o surgimento da data nos Estados Unidos. A comemoração foi uma iniciativa da Associação Cristã de Moços e aconteceu pela primeira vez em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 12 de maio de 1918.
Após mobilizações sociais, a data foi oficializada pelo governo federal em 1932. O decreto seguiu o padrão estadunidense e instituiu o segundo domingo de maio como “consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano”.
A oficialização do Dia das Mães no Brasil estava relacionada também a uma estratégia política. Isso porque as mulheres haviam conquistado o direito ao voto em 1932, por meio da instituição do Código Eleitoral, e o governo buscava atrair a atenção feminina e ressaltar o papel materno.
Com o passar do tempo, a homenagem às mães foi ganhando ares comerciais. Hoje a data é considerada a segunda mais importante do calendário do varejo, ficando atrás apenas do Natal.
Só para se ter uma ideia, a expectativa era de que o comércio varejista alcançasse a marca de R$14,4 bilhões em vendas para a celebração em 2022, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
E em outras partes do mundo?
Não foram só os brasileiros que se inspiraram na celebração criada nos Estados Unidos para homenagear as mães. Outros países também elegeram um dia especial em gratidão à figura materna.
Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Canadá, África do Sul, Itália e Japão estão entre as nações que, assim como Brasil e EUA, festejam o Dia das Mães no segundo domingo de maio.
Mas essa não é a regra em todo o mundo. Em Portugal, por exemplo, a comemoração acontece no primeiro domingo de maio. Na Argentina, o terceiro domingo de outubro foi o escolhido para a homenagem. Já na Rússia, o Dia das Mães só é celebrado no último domingo de novembro.
Os festejos acompanham a cultura de cada local, mas a troca de mensagens afetuosas e presentes é um ritual comum em diversos países.
Curiosidades sobre o Dia das Mães
Como vimos, o Dia das Mães não é celebrado na mesma data em todos os lugares do mundo – e nem da mesma forma. Confira algumas curiosidades sobre a comemoração e também relacionadas à maternidade no Brasil e em outros países.
- Nos últimos anos, cresceu o número de brasileiras que decidiram ter filhos após os 30 anos. Contudo, a maioria das mães se concentra na faixa etária entre 20 e 29 anos (48,7%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2021.
- A brasileira com o maior número de filhos até hoje é Madalena Carnaúba. Ela teve 32 filhos, 24 homens e 8 mulheres. A previsão para 2030 é de que a taxa de fecundidade no país seja de 1,5 filhos por mulher.
- O Dia das Mães boliviano acontece no dia 27 de maio em celebração à participação das mulheres na Guerra da Independência (Batalha de La Coronilla). Foi nessa data, em 1812, que as “Heroínas de la Coronilla” lutaram em defesa de suas terras e famílias.
- Na Indonésia, o dia escolhido para homenagear a figura materna foi 22 de dezembro. A celebração faz alusão ao primeiro Congresso Feminino Indonésio, evento que reuniu 30 organizações feministas com o objetivo de encontrar formas de melhorar a vida das mulheres.
- Diferente de outros países, a Coreia do Sul escolheu uma data única para celebrar a maternidade e a paternidade. O dia das mães e dos pais é comemorado em 8 de maio.
Junte-se à Cresol e apoie o desenvolvimento feminino
Agora que você já conhece a história da origem do Dia das Mães, que tal se juntar à Cresol e apoiar o desenvolvimento feminino?
Por aqui, nós oferecemos diversas soluções financeiras acessíveis que ajudam as mães e mulheres a prosperarem. Acesse o site da Cresol e conheça as opções de crédito para pessoas físicas e jurídicas, investimentos, seguros e todos os serviços e produtos da cooperativa.
Você também pode fazer a sua parte e apoiar o empreendedorismo feminino. Adquirir produtos feitos por mulheres, divulgar o trabalho de empreendedoras e compartilhar o cuidado com a casa são exemplos de ações para fortalecê-las.
Se você gostou do conteúdo, siga acompanhando o nosso blog. Toda semana publicamos informações sobre economia e educação financeira que podem facilitar a sua rotina. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Fique por dentro
Receba conteúdos sobre finanças e cooperativismo em seu email.