Dia da Pizza: um amor que preenche a barriga e o coração

Dia da Pizza: um amor que preenche a barriga e o coração

Tempo de Leitura: 2 minutos

10 de julho é dia de homenagear uma das invenções culinárias mais apreciadas e saborosas do mundo, a pizza! O prato consiste basicamente em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com rodelas de tomate, mussarela e manjericão. No Brasil, a preparação ganhou versões doces e com muitos complementos. Que todo mundo adora esse prato, a gente já sabe, mas o quanto você conhece da história da nossa queridinha? Vem que a Cresol te explica tudo!

Origem da pizza

A história desse prato é cheia de mistérios e controvérsias. Estudos apontam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea. 

A pizza da forma como conhecemos hoje, é mérito dos italianos. De acordo com os historiadores, durante as Cruzadas, o prato chegou ao porto de Nápoles. A princípio, a pizza era considerada como alimento dos pobres do sul do país e os ingredientes eram alho, queijo e peixes. 

No século XVI, os tomates foram acrescentados a pizza por Dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história. Ele homenageou as cores da bandeira italiana com a iguaria culinária. 

No Brasil, ela chegou aos bairros de São Paulo com imigrantes italianos. No início, as pizzarias eram um ambiente restrito às famílias italianas. Por volta de 1950, o amor pela pizza começou a ser disseminado em todo o país e ganhou um toque especial de cada região brasileira.

Amada e reconhecida

Em dezembro de 2017, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu a ‘Arte dos Pizzaiolos Napolitanos’ como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

De onde vem o Dia da Pizza?

Em 1985, a cidade de São Paulo foi sede de um concurso estadual para escolher as 10 melhores pizzas de marguerita e mussarela. O sucesso foi tamanho que o então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, decidiu que a data de encerramento seria considerada o Dia da Pizza em todo território brasileiro.

Cada um dá seu toque!

Em cada cantinho do mundo, a pizza ganhou ingredientes da culinária local que dão um sabor único e especial para essa iguaria. No Brasil, essa delicia tem os sabores e formatos que vão do tradicional até pizza de panela de pressão. Com massa grossa, fina, bordas recheadas ou não, gourmet, salgada, doce, mistura de sabores… cada pizzaria tem suas técnicas, seus segredos e sua receita para a pizza perfeita.

Queridinha dos brasileiros

De acordo com Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP, 2020), diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo. O país tem mais de 36 mil estabelecimentos que comercializam pizzas. Segundo o levantamento, os sabores mais pedidos são os tradicionais mussarela, calabresa, marguerita, frango com catupiry e quatro queijos.

Leia mais