Mulher com fone de ouvido

5 cursos sobre educação financeira online e gratuitos que você precisa conhecer

Tempo de Leitura: 4 minutos

Uma pesquisa realizada pela SemRush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, mostrou que a busca online pelo termo “educação financeira” aumentou 300% no ano passado, em relação a 2020. O interesse por cursos sobre educação financeira e por plataformas que tratam do assunto devem estar seguindo a mesma tendência.

O aumento dessa procura reforça que os brasileiros estão mais preocupados com as finanças e querem buscar alternativas para lidar melhor com o dinheiro.

É pra ajudar nessa missão que, aqui, vamos falar sobre 5 cursos sobre educação financeira (ou áreas afins) oferecidos pelo Cresol Instituto, que certamente serão úteis para você.

Educação financeira: por que aprender?

Não é segredo pra ninguém a importância da educação financeira no dia a dia.

Planejamento financeiro adequado, controle de custos e crédito consciente são apenas alguns dos conceitos e bons hábitos que devemos trazer para a nossa vida para manter um bom relacionamento com as finanças e a saúde do nosso bolso. Mas não é só isso.

De acordo com estudos realizados em vários cantos do mundo, a saúde financeira tem uma relação direta com nossa saúde mental e um desequilíbrio nas finanças pode afetar, diretamente, as nossas emoções.

Não conseguir manter as contas em dia, por exemplo, pode despertar sentimentos e sensações como estresse, angústia e insônia.

E a saúde mental, como sabemos, pode acarretar problemas para a nossa saúde física. Ou seja, esse combo que contempla saúde financeira, saúde física e saúde mental é a grande razão para nos preocuparmos com a educação financeira, você não acha?

Há vários caminhos para você fazer da temática uma realidade na sua vida e buscar cursos sobre educação financeira que atendam suas necessidades e ajudem a melhorar a sua relação com as finanças é uma ótima alternativa.

Dica: Filmes e séries para aprender sobre educação financeira

5 cursos sobre educação financeira para lidar melhor com dinheiro

Se você está pensando que vai precisar desembolsar uma quantia para aprender sobre educação financeira, não se preocupe!

O Cresol Instituto oferece cursos online e gratuitos sobre o tema e basta fazer um simples cadastro na plataforma para ter acesso aos diversos conteúdos disponíveis por lá.

Dá só uma olhada em algumas opções:

1. Gestão de Finanças Pessoais

Como usar seu dinheiro de forma consciente, entendendo seus hábitos de consumo, aprendendo a identificar causas e consequências das despesas excessivas e recebendo orientações para organizar seu orçamento.

Isso é o que você vai ganhar com o curso de “Gestão de Finanças Pessoais”, que tem carga horária de 20 horas-aula.

É um curso básico bem completo, que vai te dar o conhecimento inicial necessário para melhorar a sua relação com o dinheiro.

2. Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Se tem uma coisa que precisa ficar claro quando o assunto é educação financeira é que o cuidado com as finanças é responsabilidade de toda a família.

O curso “Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar” vem, exatamente, para ajudar nessa missão, apresentando orientações para equilibrar as contas, lidar melhor com os gastos imprevistos, reservar dinheiro e fazer investimentos importantes para o futuro da família.

A carga horária do curso é curta e, em apenas 12 horas, você adquire conhecimentos fundamentais para trazer o equilíbrio para a sua vida e para a vida da sua família quando o assunto é finanças.

3. Formação do Educador Financeiro

O famoso dois em um!

Esse curso, dividido em dois módulos, é fruto de uma parceria do Cresol Instituto com o Banco Central do Brasil (BCB), e reforça o compromisso da instituição de ajudar a levar conhecimentos sobre educação financeira para os brasileiros, pensando no bem-estar e na qualidade de vida de cada um.

Na Formação de Educador Financeiro I, o aluno vai ter acesso a informações sobre a nossa relação com o dinheiro, tendo a chance de refletir sobre os seus sonhos e entender como transformá-los em realidade por meio de projetos.

O módulo fala, ainda, sobre orçamento pessoal e familiar, dando um panorama geral e dicas práticas sobre o tema.

Crédito e endividamento também é um tema do primeiro módulo da Formação do Educador Financeiro, que também fornece orientações importantes sobre consumo consciente, investimentos, seguros e aposentadoria. Essa primeira fase do curso tem carga horária de 24 horas-aula.

Na Formação Educador Financeiro II, o aluno avança nos conhecimentos e é integralmente capacitado para atuar como educador financeiro.

Já pensou que interessante aprender a se relacionar melhor com as suas finanças e ainda ter a oportunidade de se preparar para levar esses conhecimentos adiante?

Nossa relação com o dinheiro, crédito e endividamento, consumo responsável, investimentos e orçamento pessoal e familiar são os temas dessa segunda fase da formação, que tem carga horária de 16 horas.

Ou seja, em 40 horas-aula, você adquire amplos conhecimentos sobre o tema e tem a chance de aprender a equilibrar suas finanças.

4. Controlando Meu Dinheiro — para Empreendedor

E quem tem um negócio próprio também tem a chance de adquirir conhecimentos mais específicos sobre finanças por meio da plataforma do Cresol Instituto.

O curso “Controlando Meu Dinheiro — para Empreendedor” oferece a oportunidade para empreendedores melhorarem a gestão do seu negócio a partir dos conhecimentos adquiridos.

Controle de caixa, categorização das despesas por grupos, controle financeiro (contas a receber e contas a pagar) e caixa futuro são algumas das temáticas abordadas no curso.

Para fixar melhor o aprendizado, o aluno realiza atividades interativas ao longo das aulas e reforça a sua condição de manter uma empresa financeiramente saudável.

Leia também: 9 dicas de educação financeira para empreendedores

5. Administração do tempo

Nós acreditamos na máxima de que tempo é dinheiro e, por isso, falar sobre a gestão desse recurso tão precioso também é falar sobre educação financeira. O curso “Administração do Tempo” está disponível na plataforma do Cresol Instituto e tem carga horária de 8 horas-aula.

Ao realizar sua inscrição e assistir às aulas, você terá a oportunidade de aprender a lidar com imprevistos, aumentar sua eficiência e produtividade, organizar suas tarefas e equilibrar tempo pessoal e profissional.

Ou seja, conhecimento completo sobre como administrar o seu tempo e otimizar a sua rotina.

Gostou das sugestões de cursos sobre educação financeira?

Então, você vai gostar de saber que na plataforma do Cresol Instituto tem muitas outras opções e que adquirir conhecimentos que vão te ajudar a lidar melhor com suas finanças e garantir bem-estar e qualidade de vida está nas suas mãos — e o melhor: de graça!

Continue acompanhando nossos conteúdos no site e fique por dentro de informações relevantes para a saúde do seu bolso.

Leia mais