Cresol Chapecó trabalha Educação Financeira com alunos do 5º ano

Cresol Chapecó trabalha Educação Financeira com alunos do 5º ano

Tempo de Leitura: < 1 minuto

“Primeiro a gente guarda o dinheiro para depois gastar”, disse uma aluna. “Depois de comprar alimentos, roupas e pagar as contas, podemos guardar para viajar e para quando realmente precisar”, disse outra. “Eu estou guardando meu dinheiro para comprar meu computador”, disse um aluno. Essas declarações demonstram a consciência que as crianças possuem de se ter equilíbrio na vida financeira para pode realizar sonhos. As frases foram ditas por alunos do quinto ano da Escola de Educação Básica Professora Clélia Seganfredo Bodanese de Chapecó.

            Isso, devido a uma dinâmica realizada durante a atividade de Educação Financeira desenvolvida com a turma nesta quarta-feira (22/05) pela Cresol Chapecó. Durante 2019 várias escolas do município já receberam e outras receberão a visita da Cooperativa para trabalhar o tema. A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo. Dessa forma, trabalhar com as crianças se faz necessário para desde cedo elas saberem que precisam ter equilíbrio com gastos e ganhos. Durante a dinâmica as crianças são incentivadas a responder de onde vem o dinheiro, como consegui-lo e de porque é importante economizar.

            De 20 a 26 de maio está ocorrendo a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF 2019), concentrando várias ações de educação financeira de entidades públicas e privadas. Além disso, a Cresol Central SC/RS está desenvolvendo o Mês de Educação Financeira, pois entende que o crédito orientado e a educação financeira são o meio de garantia e efetivação do desenvolvimento sustentável e da economia solidária. No entanto, atividades de Educação Financeira ocorrem durante todo o ano nas Cooperativas filiadas ao Sistema.

Leia mais