Cresol Central disponibiliza curso EAD de Educação Financeira à comunidade em geral

Cresol Central disponibiliza curso EAD de Educação Financeira à comunidade em geral

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Cresol Central SC/RS está disponibilizando para a comunidade em geral um curso EAD sobre Educação Financeira.  O objetivo é discutir conceitos acerca do tema, destacando a importância do planejamento financeiro para uma vida de qualidade. Decorrente disto, o curso almeja compreender a relação cotidiana das pessoas com os seus recursos financeiros afim de promover o consumo consciente; avaliar suas necessidades e desejos e como os efeitos de suas escolhas afetam a qualidade de vida; bem como compreender as vantagens de planejar o consumo.

O curso quer provocar nos educandos o questionamento sobre a necessidade do planejamento financeiro. Frente a realidade brasileira, em que 62,6 milhões de pessoas encontravam-se endividadas em 2018, o que representa 41% da população adulta, é necessário que se crie instrumentos de conscientização e informação obre a importância de planejamento financeiro. Para tal, pensou-se uma estrutura de material formativo que contextualiza conceitualmente os elementos fundantes da Educação Financeira. Apesar de referir-se a uma ação corriqueira, o ato de consumir, ou comprar, está carregado de significado e problemas sociais secundários, que interferem na vida individual e, em grande escala, na sanidade financeira de uma nação. Desta forma, busca-se abordar temas centrais da relação de consumo, destacando conceitos que permitam ao educando compreender o que está comprando, por que e qual a consequência de um consumo desregrado e sem planejamento. Além disso, abordará conceitos como mercado financeiro, dinheiro e consumo.

            O curso foi pensado pelo Departamento de Desenvolvimento e Educação da Cresol Central e está disponível através da plataforma Saberes, podendo ser acessado através do site da Cresol Central www.cresolcentral.com.br. É aberto a toda a comunidade externa, com prioridade aos/às cooperados/as. Ao longo do tempo, serão realizadas ações de mobilização para participação de públicos específicos, como acadêmicos/as, por exemplo. O curso terá edições mensais, que estarão disponíveis do primeiro ao último dia útil de cada mês. Cada participante, poderá ser certificado em apenas uma das edições de cada curso. Se for reprovado ou não concluir o curso em uma de suas edições, poderá realizar novamente no mês seguinte. Os certificados serão encaminhados por email.

São três módulos que abordam respectivamente os seguintes temas: consumo, dinheiro e educação financeira. Cada módulo possui uma avaliação que deve ser realizada pelo participante.

Leia mais