Dicas

Cooperativismo e a inclusão financeira

Cooperativismo e a inclusão financeira
Tempo de Leitura: 2 minutos

Com  mais de 118 anos de existência no Brasil, o setor cooperativista de crédito permanece em constante crescimento no mundo inteiro.

De acordo com dados publicados pelo Anuário do Cooperativismo Brasileiro, sistema desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em 2019 o setor cooperativista de crédito alcançou cerca de 11 milhões de cooperados no país, tendo mais de 820 agências e mais de 70 mil colaboradores no setor. 

Ainda de acordo com dados da OCB, o cooperativismo de crédito é, hoje, composto por dois bancos cooperativos, cinco confederações, sendo duas de crédito, 34 cooperativas centrais e 87.518 cooperativas singulares, as quais representam  uma carteira de crédito de mais de R$ 156 bilhões. 

Início do cooperativismo 

O cooperativismo é a união de pessoas com objetivos em comum. É a representatividade do coletivo, onde há cooperação e por conta disso, todos são beneficiados.

As cooperativas de crédito foram criadas com o intuito de atender as pessoas que não tinham acesso a créditos para realizar investimentos. Hoje, prestam serviços financeiros a seus cooperados, assegurando o acesso aos instrumentos do mercado de finanças. 

Em alguns municípios, são as únicas instituições financeiras inseridas. De acordo com recente pesquisa da OCB, foi constatado que 50% das cooperativas de crédito estão presentes em municípios com até 12 mil habitantes,  reforçando a acessibilidade e inclusão financeira em cidades menores.  

Cooperativas de crédito, por terem custo operacional menor,  dispõe de produtos e serviços com valores menores. Oferecem prazos adequados à realidade financeira dos seus cooperados, serviços de alta qualidade e diferenciam-se no mercado financeiro, beneficiando a população.  

Diferente de Bancos, em uma Cooperativa não há clientes, mas sócios. Os associados são  donos da cooperativa, onde participam diretamente dos resultados e têm voz ativa na tomada de decisões. Em uma Cooperativa de Crédito, o associado é colocado em primeiro lugar, sendo prioridade o seu bem-estar e o desenvolvimento econômico antes do lucro da instituição.

Com 6 anos de cooperação, a Cresol Sicoper está presente em 504 municípios, conta com cerca de 145 mil associados e possui mais de 130 agências de relacionamento em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Cooperamos por um mundo melhor e prezamos pelo bem-estar das comunidades onde estamos inseridos, oferecendo soluções para que nossos cooperados possam realizar seus sonhos e para que continuemos a crescer em conjunto.

Categorias: Dicas