Cooperativas de crédito também podem atender empresas?

Cooperativas de crédito também podem atender empresas?

Tempo de Leitura: 2 minutos

Mais do que atender as demandas financeiras das empresas, as cooperativas oferecem linhas de financiamentos com condições especiais

A criação de uma empresa vai muito além do desejo de ganhar dinheiro. É um sonho que é cuidadosamente construído, envolvendo diversas pessoas por um propósito. Muitas vezes, para sair do projeto e entrar na prática, o empreendedor precisa de apoio financeiro que realmente faça a diferença no seu dia a dia.

É aí que começa a busca por fontes de recursos que possibilitem que esse plano seja realizado e muitas dúvidas surgem: qual a melhor linha? Como posso otimizar meu fluxo de caixa? É possível criar uma reserva financeira para minha empresa? O que eu preciso saber sobre gestão financeira, entre outros temas?

Não é à toa que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2016, publicou um estudo que aponta que a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos de atividade foi de 76,6%.

Esta taxa foi a maior taxa de sobrevivência de empresas com até dois anos já calculada para as empresas nascidas em todo o período compreendido entre 2008 e 2012. De lá para cá, o cenário de incertezas e instabilidade tem agravado e gerado um número alto de empresas que iniciam suas atividades, mas acabam fechando. 

Isso significa que não devo empreender?

Pelo contrário! Com planejamento, orientação e os parceiros corretos, a jornada do empreendedor pode ser super bem sucedida e alcançar excelentes resultados. E isso também vale para quem já está na caminhada e precisa fazer ajustes para melhorar o desempenho do seu negócio.

Falando em parceiros, para uma empresa, a sua instituição financeira é um dos maiores aliados para garantir o sucesso da sua empreitada. Afinal, é por meio dela, que a empresa organiza suas movimentações financeiras e consegue recursos para organizar ou ampliar a sua produção. Por isso, é muito importante que o empresário/empreendedor escolha com cuidado quem será esse parceiro.

Cooperativas de crédito também podem atender empresas?

Sim. Cooperativas de crédito são instituições financeiras completas, com soluções financeiras amplas, as quais atendem as demandas das empresas de todos os portes, desde o Microempreendedor Individual até as grandes empresas.

Quais produtos e serviços uma cooperativa oferece às empresas?

Diretamente na cooperativa, você já conta com um portfólio inicial de relacionamento para iniciar as transações do dia a dia da sua empresa com toda agilidade que você precisa. Entre as soluções, estão conta corrente, limite de cheque especial, cobrança online e cartão de débito e crédito. Além de já ter o acesso aos canais digitais, como o Internet Banking e o aplicativo mobile.

Esta é a porta de entrada para outras soluções, como: captação, seguros, consórcios, débito automático, convênio de pagamentos, máquina de cartão. Por fim, para garantir o sucesso do seu empreendimento, você também tem acesso a linhas de crédito segmentadas, como capital de giro, antecipação de recebíveis, rotativo, entre outros.

Mas, por que escolher uma cooperativa de crédito em vez de um banco?

Nas cooperativas de crédito, o atendimento é personalizado e próximo, fazendo com que você conte com uma consultoria financeira que vai ajudar a sua empresa a crescer. Além disso, a sua empresa participa dos resultados e tem voz ativa nas decisões sobre o futuro da cooperativa.

Ao fazer parte de uma instituição financeira cooperativista, você também fomenta a economia local – o que é bom para a sua empresa e para toda comunidade – já que os recursos investidos retornam para todos.

Leia mais