Cooperativa de crédito: qual sua importância para a expansão da agricultura?

Cooperativa de crédito: qual sua importância para a expansão da agricultura?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Já ouviu falar daquele velho ditado popular: a união faz a força? Se você conhece essa frase, vai entender que uma cooperativa de crédito consiste em uma associação de pessoas que não possui fins lucrativos e prioriza a concessão de recursos financeiros para os cooperados.

Dessa forma, contribui para os integrantes desenvolverem uma atividade econômica específica e conseguirem uma renda, o que propicia uma boa qualidade de vida para os familiares. No meio rural, esse modelo de associação é muito comum e tem obtido bastante sucesso.

Além de conceder crédito, a cooperativa faz com que os participantes tenham os mesmos objetivos. Essa iniciativa possibilita que haja mais troca de informações e uma maior colaboração para o sucesso da entidade.

Neste post, vamos mostrar para você algumas vantagens de ser um cooperado. Confira!

Participar de uma ação com foco social

Dar oportunidade aos agricultores familiares permanecerem no campo e aumentarem a renda é uma das marcas do crédito rural.

Ao fazer parte de uma cooperativa, é possível não apenas participar de programas governamentais que viabilizam a concessão de recursos financeiros, mas também contar com uma assistência técnica de alta qualidade.

Sem dúvida, isso permite uma maior inclusão social por fornecer um apoio a um segmento da população de menor renda e com mais dificuldades de manter uma atividade econômica de forma isolada.

Outra prova de que uma cooperativa de crédito rural visa ao bem-estar coletivo é o estilo de gestão. Nela, os participantes têm poder de decisão e opinam sobre diversos temas, como logística da produção, política de preços, entre outros.

Dica: Entenda o que é capital social e qual a sua importância

Assim, a entidade adota uma conduta democrática e transparente, porque possibilita aos cooperados uma série de medidas, por exemplo:

  • acompanhar a gestão financeira;
  • sugerir melhorias;
  • apontar falhas;
  • buscar uma melhor qualificação para o sucesso da instituição.

Ao integrar uma cooperativa, é necessário aceitar as regras. Uma delas é o voto, que tem igual valor para todos. Todos os participantes têm a mesma importância quando são tomadas decisões relevantes para a entidade apresentar uma gestão mais ágil e eficiente.

Ter mais facilidade de obter crédito

Imagine que você é um agricultor que pretenda aumentar a produção, mas tem dificuldades de conseguir individualmente um financiamento junto a um banco. De que maneira é possível diminuir os problemas com a burocracia e obter os recursos financeiros necessários?

Uma boa resposta é fazer parte de uma cooperativa de crédito rural. Há diversas vantagens de cunho econômico, por exemplo:

  • os cooperados conseguem empréstimos com taxas menores em relação aos bancos comerciais;
  • possibilidade de economizar na compra de insumos, porque é viável negociar uma quantidade maior de itens devido à participação de todos os cooperados;
  • contar com uma assistência técnica que não prejudique o orçamento do agricultor familiar.

Se você está procurando algum exemplo de uma cooperativa de crédito com bons resultados, é interessante conhecer alguns números da Cresol Baser.

De acordo com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), houve o repasse de R$ 492 milhões no segundo quadrimestre do ano agrícola 2015/2016, por meio de 25.349 contratos.

Durante 20 anos de atividade, a cooperativa viabilizou a liberação de R$ 5,4 bilhões aos integrantes graças ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Assim, a Cresol Baser se tornou uma referência nas ações para fortalecer a economia no campo, beneficiando mais de 2,6 milhões de famílias agricultoras.

Aumentar os rendimentos com a ajuda de uma cooperativa de crédito

Uma das características principais de uma cooperativa é não ter foco nos lucros. Por isso, as sobras financeiras são divididas entre os cooperados, baseando-se na participação de cada um deles na entidade.

Pense que uma cooperativa arrecadou mais do que precisava para pagar todas as despesas durante um ano, incluindo os financiamentos e os serviços de assistência técnica. Os recursos financeiros que não foram gastos são distribuídos entre os cooperados, considerando o investimento deles na instituição.  

Se você quer obter uma produção melhor e mais lucrativa, é válido participar de uma cooperativa de crédito. Isso porque a entidade tem um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de uma região e respeita as características ambientais da localidade, praticando ações voltadas para a sustentabilidade.

Dessa forma, a cooperativa vai investir em um segmento da agricultura que se destaca em uma região. A medida vai possibilitar a melhoria da produção e, ao mesmo tempo, um crescimento na renda dos cooperados.

Além disso, aumenta a receita de um município, porque os habitantes vão gastar no comércio com mais frequência e pagar mais impostos.

Dica: 6 dicas para aumentar a produtividade em sua produção rural  

Investir em tecnologia

Modernizar a produção é uma das metas dos agricultores. Mas, é viável fazer isso em um momento de crise econômica? A resposta é sim, desde que você participe de uma cooperativa de crédito.

A entidade tem condições de oferecer um financiamento adequado à realidade de cada produtor. Essa iniciativa permite que seja possível adquirir colheitadeiras, tratores e sistemas mais eficientes de armazenagem e irrigação.

Com os recursos concedidos pela cooperativa, o agricultor ainda pode adotar outras ações, como:

  • priorizar a recuperação do solo;
  • adotar iniciativas para a preservação ambiental;
  • produzir sementes e mudas certificadas;
  • reduzir o desperdício durante a colheita.

A busca pela melhoria constante também deve ser uma meta no setor rural. Entregar produtos com mais qualidade elevam as chances de fechar bons negócios e de expandir o mercado consumidor.  

Ter mais capacidade de comercializar a produção

Com créditos a juros menores e assistência técnica qualificada, uma cooperativa de crédito propicia aos agricultores não apenas investirem na produção, mas também comercializarem as mercadorias com mais facilidade.

Com certeza, uma cooperativa de crédito contribui para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos participantes.

Por meio de um trabalho sério e competente, uma instituição possibilita que o agricultor permaneça no campo e estimule o desenvolvimento da economia local.

Gostou do texto? Ele te ajudou? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ser ajudadas!

Leia mais