Consórcios

Consórcio X financiamento: entenda as diferenças

Consórcio X financiamento: entenda as diferenças
Tempo de Leitura: 3 minutos

Digamos que você queira comprar uma casa ou um veículo, mas não tenha dinheiro para pagar à vista. Nesses casos, há alternativas que cabem no bolso. O consórcio e o financiamento, por exemplo, são modalidades de compra excelentes para quem precisa construir o patrimônio aos pouquinhos. Confira os detalhes a seguir!

O que é consórcio?

O consórcio é um grupo de pessoas que se juntam para adquirir um bem ou serviço. Pode ser imóvel, carro, máquina agrícola, viagem e até festa de casamento.

Todo mês, os participantes depositam uma parcela num fundo comum. Então, é realizado um sorteio para saber qual dos membros ficará com o dinheiro.

O contemplado conquista a carta de crédito, um documento que dá direito a adquirir o item desejado. Porém, mesmo depois da premiação, a pessoa continua pagando as prestações restantes. Assim, ao fim do consórcio, todo mundo terá acesso ao produto ou serviço desejado.

Essa modalidade costuma ser atrativa por causa dos valores mais baixos. Como não há juros nem incidência de IOF sobre o negócio, as administradoras conseguem trabalhar com parcelas reduzidas, em comparação a empréstimos e linhas de crédito.

As empresas cobram apenas uma taxa de administração, que varia conforme o tipo de consórcio. Algumas também exigem a contratação de um seguro, uma espécie de garantia em caso de inadimplência dos participantes. Essas quantias extras são diluídas nas mensalidades.

Importante: se você pretende aderir a um consórcio, escolha uma instituição autorizada pelo Banco Central. No link ao lado, é possível pesquisar mais sobre as marcas.

O que é financiamento?

O financiamento é uma antecipação de crédito para uma finalidade específica. Por exemplo, quem deseja comprar um imóvel pode recorrer a um financiamento imobiliário. Após a liberação, o dinheiro só deverá ser usado para a aquisição de um bem dessa categoria, como casa ou apartamento.

A operação funciona como um empréstimo a juros. Depois que a instituição financeira concede o crédito, o cliente precisa pagar as prestações. Os valores também terão correções e incidência de IOF, de acordo com as regras estipuladas em contrato.

Dá para financiar os mais diversos produtos e serviços. Casa, carro, maquinário agrícola, computador, equipamentos de cozinha… Todos esses são itens que podem entrar na negociação.

Mas vale lembrar que financiamento exige garantia. Geralmente, trata-se do próprio bem financiado. Isso significa que, se você não tiver dinheiro para pagar as parcelas, o banco ficará com o apartamento ou o automóvel.

Além disso, há o valor de entrada. Embora algumas linhas de crédito financiem até 100% do montante, o mais provável é que você obtenha algo abaixo desse patamar. Ou seja: será necessário pagar uma parte à vista e parcelar o restante.

Assim como as administradoras de consórcio, as instituições autorizadas a conceder financiamento estão registradas no site do Banco Central. Acesse e confira!

Quais são as diferenças entre consórcio e financiamento?

Até aqui, você deve ter percebido que a única semelhança entre consórcio e financiamento são os pagamentos parcelados. Veja os principais diferenciais dessas duas modalidades de compra:

Aquisição do bem

No consórcio, a aquisição do bem não é imediata. Em vez disso, é preciso aguardar pela contemplação por sorteio ou lance, o que pode levar alguns anos. Já o financiamento permite a compra assim que o crédito estiver liberado.

Taxas

Participantes do consórcio pagam somente a taxa de administração embutida nas parcelas. Enquanto isso, o financiamento está sujeito a impostos e juros, de modo que acaba saindo mais oneroso quando a taxa Selic registra alta. De qualquer forma, é importante comparar valores para saber qual alternativa se mostra financeiramente vantajosa para você.

Burocracia

Em geral, consórcios têm menos burocracia, até porque algumas administradoras mantêm um seguro contra inadimplência. No caso dos financiamentos, as instituições realizam análise de crédito prévia, demandam garantia de pagamento e podem cobrar um valor alto de entrada.

Consórcio e financiamento na Cresol

Independentemente das características, tanto financiamento quanto consórcio são estratégias inteligentes para você construir seu patrimônio. Há diversas modalidades à disposição, sendo que alguma com certeza caberá no seu orçamento.

A Cresol tem muitas opções para quem quer planejar suas conquistas. No site, você pode fazer uma simulação de prazos e pagamentos de consórcio. Nós oferecemos planos para veículos, equipamentos agrícolas, imóveis e serviços variados.

Conheça, ainda, nossas linhas de crédito de investimento. Com elas, o produtor rural consegue financiar melhorias de infraestrutura, adquirir insumos e qualificar ainda mais o trabalho em sua propriedade.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você. Se gostou, aproveite para compartilhar o post com amigos e familiares! E não se esqueça de acompanhar as novidades do blog. Em breve, voltaremos com mais informações sobre finanças e investimentos. Até lá!

Categorias: Consórcios , Financiamento , Soluções Financeiras