A comunicação nos dias atuais

A comunicação nos dias atuais

Tempo de Leitura: 5 minutos

O que é comunicação para você? Hoje abordaremos as mudanças ocorridas na comunicação até chegar aos dias atuais. Onde a tecnologia nos auxilia diariamente de uma forma descomplicada. 

Este artigo foi baseado no CresolCast #3 – Comunicação nos dias atuais, que você pode ouvir abaixo:

Comunicar: a nossa essência

A comunicação passou por grandes mudanças e evoluções, seja pela tecnologia ou pelas trocas que tivemos em todos esses momentos. Assim, é aquilo que permite que as pessoas tenham uma compreensão sobre algo em comum.

Não é possível determinar o momento no qual se iniciou a comunicação. Porém pode-se afirmar que ela sofreu uma estruturação e contextualização sobre como fazê-la acontecer e gerar a troca de informação.

Leia mais: Dia Internacional das Cooperativas de Crédito: Trazendo esperança à comunidade global

Esse processo foi facilitado em razão da evolução do método da escrita, quando Gutenberg criou a técnica de impressão, no ano de 1450. E também, no final do século XVIII, quando aconteceu a revolução industrial e iniciou-se a produção em grande escala. Gerando muita concorrência no mercado. Tal situação originou a necessidade de uma maior comunicação entre vendedores e consumidores. Visando mais vendas e evitando a lotação da capacidade dos estoques.

O ato de se comunicar sempre existiu. No entanto, ao longo do tempo, houve uma alteração em seus processos. No qual a tornou mais eficiente para se transformar em negócio.

Dica: 5 motivos para trabalhar na Cresol

Comunicação 5.0 

Trata-se de uma troca de entendimento, é muito mais do que receber e transmitir informações. Ela está presente nos relacionamentos e os torna muito mais saudáveis a partir do que nós falamos e o ouvinte compreende. Nós passamos por alguns maneiras de se comunicar ao longo dos anos até chegarmos no que conhecemos hoje, a denominada comunicação 5.0.

Dentro da Cresol, priorizamos algumas mudanças e evoluções nessa comunicação. Passamos do processo de “comunicação para” para uma “comunicação com”, a qual privilegia os processos construídos com as pessoas.

Leia mais: O que é a Cresol: entenda como funciona o sistema de cooperativa de crédito

Afinal, os relacionamentos que inspiram são pautados em comunicação. Esse é o processo que temos dentro da Cresol, uma comunicação pautada no relacionamento e o relacionamento pautado na comunicação.

Se fizermos uma retrospectiva e analisarmos como decorria a relação comercial, percebemos que a comunicação corresponde a como convencer as pessoas de que aquilo que a minha empresa tem é melhor do que o oferecido pelo concorrente.

Por meio deste contexto, podemos dizer que a comunicação faz parte de um componente que gera mercado. Não podemos nos basear somente em vendas, mas dentro de todo um contexto que envolve planejamento, posicionamento, paixão.

Dica: O novo normal: Como estamos nos habituando às mudanças

Nesse cenário de retrospectiva, os comércios tinham os seus produtos e se baseavam no que tinham à venda e não no interesse do potencial cliente. A preocupação era possuir bons produtos e não necessariamente agradar o interesse das pessoas.

Posicionamento das marcas

Hoje em dia, para as marcas, os consumidores são muito mais do que aqueles que recebem os seus produtos. Eles são vistos dentro de todo o processo de marketing e da comunicação 5.0 como embaixadores da marca.

Isso ocorre porque a comunicação atingiu o lado emocional e para ela fazer sentido, deve fazer sentir e fazer parte do relacionamento. Essa experiência está presente no cotidiano das marcas e da comunicação que não depende do produto que estão vendendo.

Toda essa afinidade é originada do emocional, de todos os sentidos relacionados. Visando construir um relacionamento da marca com o cliente e dessa troca é constituída a experiência de comunicação e de harmonia nos mundos dos negócios.

Dica: 10 dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores

De fato, o mesmo produto pode ser bom em todas as avaliações. Mas é possível que não se adeque uniformemente ao perfil das pessoas de uma forma geral. No entanto, isso não significa que o produto não é bom, significa que o interesse dos consumidores não é igual.

Talvez a comunicação se manifestou por saber identificar os interesses não evidentes das pessoas, mas permitiu aos que trabalham com marketing ou comunicação que tenham a noção de encontrar o que está intrínseco à realidade. Possibilitando o destaque do comércio.

Comunicação humanizada

Atualmente, a comunicação deve ser humanizada, independente do canal que ela está inserida. É necessário que esteja próxima, fazendo sentido para as pessoas que estão acompanhando. Por esse motivo, muitas marcas buscaram essa humanização no mundo digital, tal fato também é relacionado à proximidade.

Leia mais: Cooperativismo de crédito: 5 impactos positivos para a sociedade

Além da humanização, outra característica desse tipo de comunicação é a simplificação, visto que, nos dias de hoje, as pessoas não têm disponibilidade de tempo para lidar com coisas complexas. Utilizamos da tecnologia para fazer compras e negócios, logo, gerar conexões precisa ser simples e por isso, é necessário fazer sentido na vida do outro. Desse modo, a fundamentação é o caminho e a forma que nos aproxima e fortalece essa relação, para que os clientes voltem e construam esse caminho de relacionamento.

Leia mais: Semana ENEF 2020: Resiliência financeira é segredo para atravessar a crise

Na atualidade, as marcas têm que se preocupar com os impactos gerados no meio ambiente, além das questões relevantes que trazem engajamento social. Os produtos que conseguem se aproximar dessa realidade e geram paixão nos consumidores, têm mais facilidade de se manter ou se fixar como algo presente no pensamento das pessoas.

Os indivíduos que regem o processo de elaboração de uma boa comunicação voltada aos clientes, precisam compreender que as estratégias desenvolvidas devem ser simples, estimulando a conexão e gerando relacionamento entre vendedor, marca, produto e consumidor

Leia mais: Saiba como a Cresol pode ajudar a realizar seus sonhos agora!

Em todo o processo de comunicação, para compreender alguém, é necessário considerar palavras, emoções e o contexto na qual está inserido. Válido ressaltar que o processo de comunicação é de ambas as partes, tanto do emissor quanto do receptor. Isso faz parte do dia a dia e não existem pessoas que não se comunicam, pois existe a comunicação verbal e a não verbal.

Tal processo está presente no cotidiano de várias formas e saber o que realmente queremos transmitir. Permite que a entrega desta mensagem seja feita da melhor maneira possível. Além de possibilitar a existência de relacionamentos mais saudáveis.

Dicas para melhorar sua comunicação

Você já parou para perceber como as pessoas te observam? Ou como você é compreendido? Experimente gravar um áudio no seu celular. Escute e tente compreender se de fato, aquilo que falou agrada a si próprio. Assista à série, na Netflix, chamada “Mad Men”. Essa série é essencial para quem é apaixonado por comunicação. Ela exibe a rotina de uma agência de publicidade nos anos 60 e destaca-se porque é interessante perceber as divisões de cargos, distribuições, trabalho em equipe, roteiro. Além disso, outro ponto relevante é observar como são os clientes e como eles conseguem tratar dilemas éticos, tanto no profissional quanto no pessoal. 

Leia mais: Entenda a importância de participar das assembleias da sua cooperativa

Gostou do conteúdo de hoje? Já parou para pensar no enorme impacto que a comunicação tem em nossa vida? Ela é essencial para que consigamos transmitir sentimentos e conhecimento. Acompanhe o blog da Cresol e perceba como utilizamos a nossa comunicação transmitindo conhecimento e ideias!

Leia mais

Saiba tudo sobre marketing digital
Tudo sobre o Pix
Educação Cooperativista é o futuro?